Seleções > Ou isto ou aquilo

OU ISTO OU AQUILO

Texto: Cecília Meireles

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Global
Se encante com um clássico da literatura infantojuvenil. Entre acontecimentos simples de um cotidiano cheio de cores e possibilidades em um jogo de aliterações, assonância, anagramas e imagens, ou seja, palavras, poesias e brincadeiras.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Uma bela vista poética de acontecimentos cotidianos, com crianças brincando, velhinhas tomando chá ou a chuva caindo; esse foi o pano de fundo que inspirou Cecilia Meirelles a escrever os 56 poemas que compõe Ou isto ou aquilo em 1964, data de sua primeira publicação. De lá pra cá, nunca parou de conquistar gerações e ser eternamente atual. Cada poema se tornará uma experiência de aquecer o coração e a alma embalada com muito ritmo e musicalidade.

Usando a sua experiência como professora primária, e sua preocupação com o alfabetizar, seus poemas cheios de figuras de linguagem brincam com as palavras e tornam divertido o processo de aprender e ensinar, trazendo novas formas de apresentar o alfabeto e a pureza das rimas. Notamos essa preocupação na metalinguagem do poema “O mosquito escreve”, no qual a escritora reforça seu direcionamento para as crianças – “... escrever cansa, /não é criança?”.

Fechando o livro, o poema “Ou isto, ou aquilo” reforça a existência (para nós adultos?) da dualidade que é o ensinar e o aprender – “...Não sei se brinco, não sei se estudo”, mostrando que a todo momento fazemos escolhas. Mas por que não viver as duas realidades ao mesmo tempo? O estudo pode ser uma grande brincadeira, e a brincadeira um grande aprendizado.

"Como grande poeta que era, Cecília Meirelles conseguiu o que raros conseguem: manter a pureza do olhar-criança e a capacidade sempre renovada de se encantar com as coisas simples do mundo. Dai a graça e o fascínio imediato de seus poemas infantis, que atraem igualmente à gente miúda e aos adultos." (Nelly Novaes Coelho, 1993)

As ilustrações de Odilon Moraes, completam o ar de encantamento, com cada poema sendo ilustrado com as situações e elementos tratados. Ao mesmo tempo que lemos e ouvimos o som das palavras, podemos encontrá-las nas imagens apresentadas.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788526021297
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 26 cm x 1 cm
Peso: 230 g
Páginas: 64
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Conhecimento, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Poesia, Cantiga e canção, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Cotidiano, Brincadeiras, Infância, Escolhas, Poesia, Poesia Lírica
SOBRE CECÍLIA MEIRELES
Foto do autor Cecília Meireles
Cecília Meireles nasceu em 1901 no Rio de Janeiro e é uma das maiores poetas brasileiras. Foi uma grande ativista pela educação e publicou diversas obras para o público infantil que se tornaram clássicos da literatura infantil brasileira.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49