Seleções > Os pescadores e as suas filhas

OS PESCADORES E AS SUAS FILHAS

Texto: Cecília Meireles

Ilustração: Cris Eich

Editora: Global
Lá no mar, os pescadores buscam o sustento. Na terra, as suas meninas vivem a infância enquanto lhes aguardam. Entre os dois cenários, a poesia, a imaginação e o sonho.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A poesia de Cecília Meireles é sempre muito bem-vinda à leitura com e para crianças. São versos que quase sempre nos remetem ao brincar, como se estivéssemos numa ciranda ao ar livre. Neste poema originalmente publicado em seu clássico Ou isto ou aquilo (1964), as risadas parecem que vão saltar das palavras e das imagens criadas por Cris Eich. Os chapéus dos pescadores são sóis e os cabelos das meninas, ondas alaranjadas, firmes e fortes que percorrem a vila como correntes elétricas.

Os pescadores estão em alto mar trabalhando. Enfrentam o sol, a espera, o cansaço, em busca do sustento de suas famílias, sorriem apenas em sonho, afinal, é uma árdua tarefa o que fazem. Estão exaustos. Nas ilustrações, eles surgem sempre de cabeça baixa, com sono, como se, para além do cansaço, os olhos fechados pudessem amortecer o tempo. Enquanto isso, as suas meninas cantam, dançam, rodopiam, sorriem e falam tão alto que as palavras alcançam o sonho dos pescadores. As meninas mergulham na ludicidade, ainda que sintam saudade de seus pais e que, subjetivamente, paire a dúvida sobre o retorno deles.

As filhinhas dos pescadores

cantavam cantigas de sol e de água

Os pescadores sonhavam

com seus barcos carregados.

A grande poeta brasileira, destina seu olhar lírico às infâncias. Convida gentilmente para que as crianças brinquem com as palavras ao lerem seus poemas, visitem universos outros como este dos pescadores e de suas filhas. E reafirma que o lugar da infância não é no trabalho, mas sim, no brincar.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788526016835
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26.6 cm x 25.2 cm x 0.3 cm
Peso: 358 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Poesia
ASSUNTOS
Paternidade, Brincadeiras, Infância, Trabalho, Ócio, Tempo livre, Sonho, Pescadores, Água, Mar, Pai, Lazer, Poesia
SOBRE CECÍLIA MEIRELES
Foto do autor Cecília Meireles
Cecília Meireles nasceu em 1901 no Rio de Janeiro e é uma das maiores poetas brasileiras. Foi uma grande ativista pela educação e publicou diversas obras para o público infantil que se tornaram clássicos da literatura infantil brasileira.
leia mais...
SOBRE CRIS EICH
Foto do autor Cris Eich
Cris Eich iniciou sua carreira no campo da publicidade e, a partir de 1990, passaria a dedicar à ilustração editorial em livros didáticos e literatura para crianças. Aquarelista e artista gráfica, nasceu no interior de São Paulo. Entre os autores, para os quais emprestou sua cores vibrantes para acompanhar as narrativas, ela gosta de mencionar Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Lewis Carroll, Tatiana Belinky, Sergio Capparelli, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, dentre outros.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49