Seleções > Bicos quebrados

BICOS QUEBRADOS

Texto: Nathaniel Lachenmeyer

Ilustração: Robert Ingpen

Tradutores: Marina Colasanti

Editora: Global
Homem e pássaro se enxergam para além de seus bicos quebrados e reconhecem-se iguais em suas existências em uma história de amizade e companheirismo.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Um jovem pardal consegue comer as melhores migalhas por sua agilidade. Um dia, o seu bico quebra sem querer e ele passa a ter dificuldades para pegar as migalhas, ficando, então, com as piores. Os outros pardais não o ajudavam, por acreditar que alguém faria isso, ou porque, se o bico dele estava quebrado, ele deveria ter alguma culpa. 

Com o tempo, o jovem pardal emagreceu, perdeu sua força e deixou de voltar para a árvore onde morava, ficando ali mesmo, perto da comida. Com fome e sem casa, o pardal enfraquecia e sua aparência definhava, fazendo com que o ignorassem mais. Era como se ele não fosse mais um deles. 

Em uma tarde, o pardal encontrou um pedaço enorme de pão fresco. Assim que se aproximou, surgiu uma mão. O homem que segurava o pão era diferente das outras pessoas. Era magro e estava sujo, solitário e triste. O pardal e o desconhecido tinham muitas características semelhantes e se conectaram a partir dessa identificação mútua. O pardal percebeu que o desconhecido também tinha o bico quebrado, só que era um bico invisível. Um reconheceu a existência do outro e, assim, se uniram.

De forma muito sensível, esta história resgata a humanidade de uma pessoa em condição de rua e revela como o individualismo contribui para que esse cenário se configure. Alguém estar isolado e em situação desfavorável é, em parte, reflexo da falta de assistência às pessoas que precisam de algum auxílio, já que somos seres organizados socialmente.

Nesta narrativa, homem e pássaro se enxergam para além de seus bicos quebrados e reconhecem suas existência em uma história de amizade e companheirismo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2003
País: Brasil
ISBN: 9788526008076
DIMENSÕES E ACABAMENTO
16.26 cm x 20.57 cm x 0.51 cm
Peso: 132 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Jovem Hors-Concours, Láurea Altamente Recomendável - Jovem da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Fábula e história de animais, Conto
ASSUNTOS
Empatia, Amizade, Altruísmo, Pobreza, Marginalidade, Invisibilidade social, Acolhimento, Sobrevivência, Convivência social, Cuidados, Vínculos Afetivos, Alteridade, Exclusão social, Sensibilidade
SOBRE NATHANIEL LACHENMEYER
É um autor premiado de livros para crianças e adultos. Suas principais publicações são The Outsider, The Origami Master, Octopus Escapes!, ainda sem tradução para o português. Entre 2000 e 2007, realizou mais de 80 palestras sobre saúde mental e questões das pessoas em condição de rua em universidades, hospitais e centros de saúde mental nos Estados Unidos, Canadá, Suécia e Austrália.
leia mais...
SOBRE ROBERT INGPEN
Pintor e ilustrador, Robert Ingpen nasceu em 1936 em Geelong, Austrália. Estudou arte e ilustração de livros no The Royal Melbourne Institute of Technology (agora RMIT University). Após a graduação, ele trabalhou em 1958 como ilustrador e designer de comunicação na CSIRO (Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth).Em 1958, ele começou sua longa carreira como ilustrador freelancer e contador de histórias, publicando mais de 100 livros sobre a vida, história e conservação australiana, mas principalmente histórias ilustradas para crianças. Em 1986, ele se tornou o único australiano a receber a medalha internacional Hans Christian Andersen por sua contribuição à literatura infantil como ilustrador, e foi homenageado com um Doutor em Artes pela RMIT e como Membro da Ordem da Austrália.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49