Seleções > Passariques do meu quintal

PASSARIQUES DO MEU QUINTAL

Texto: Blandina Franco

Ilustração: José Carlos Lollo

Editora: Globo
Em um dia ensolarado, os pássaros cantam e desconcentram um menino de seu estudo, que fica pensando em cada um deles e na sua vontade de sair para brincar.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Um menino está estudando a tabuada e ouve os passarinhos cantando do lado de fora da casa. Em vez de se concentrar na tarefa, ele escuta a algazarra dos pássaros e pensa em cada um deles. São pássaros com nomes e aparências incomuns e possuem características muito próprias. O canto do acuelo-de-voz-esganiçada faz o ouvido doer. Já o esmirclem-de-gravata tem pose de aristocrata, mas come tudo que é barata.

Uma sequência de limeriques vai compondo o fio condutor de uma história que se adivinha entre o primeiro e o último poema. As ilustrações foram feitas em aquarela, com muita cor e simples traços pretos. A cada pássaro foi dada uma aparência única, que revela a imaginação do menino enquanto posterga o estudo da tabuada.

A autora convidou a Tatiana Belinky, referência nesse tipo de poema, para compartilhar limeriques inéditos no livro e ela escreveu quatro: "frio?", "educador", "comidinhas" e "unicórnio". Temas diferentes, mas com uma mesma característica: mostram a habilidade de Belinky em rimar e criar humor.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788525055798
DIMENSÕES E ACABAMENTO
30 cm x 15 cm x 0.5 cm
Peso: 176 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Poesia, Limerique
ASSUNTOS
Animais, Criança, Pássaros, Limeriques, Poesia
SOBRE BLANDINA FRANCO
Foto do autor Blandina Franco
A escritora nasceu na cidade de Barretos, mas se mudou com a família para São Paulo ainda pequena. Somando mais de trinta livros escritos, Blandina iniciou suas publicações para a infância após os quarenta anos. Entre as premiações, foi finalista por duas vezes ao prêmio Jabuti de melhor livro infantil e ganhou uma “Menção Honrosa Prémio Bologna Ragazzi Digital Award” na Feira de Bolonha.
leia mais...
SOBRE JOSÉ CARLOS LOLLO
Foto do autor José Carlos Lollo
Desenhista, escultor, ilustrador e diretor de arte. Trabalhou nas mais importantes agências de propaganda do país e ganhou prêmios nacionais e internacionais. Como ilustrador tem mais de 60 livros, sendo que 50 deles fez junto com Blandina Franco nos últimos 10 anos. Seus livros com a Blandina já renderam dois prêmios Jabuti, uma Menção Honrosa na Feira de Bolonha, uma Menção Honrosa no Prêmio João-de-Barros e uma Seleção no Prêmio Selo Cátedra 10 da UNESCO.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49