Seleções > Alvinho e o presente de Natal

ALVINHO E O PRESENTE DE NATAL

Texto: Ruth Rocha

Ilustração: Suppa

Editora: Moderna
Desta vez, Alvinho quer ganhar vários presentes de Natal. A expectativa é gigante, ainda que seus pesadelos anunciem o caos.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Parte da coleção “As aventuras de Alvinho”, este livro traz o protagonista permeado pelos apelos das propagandas de brinquedos que circulam na televisão, que o faz querer tudo o que é anunciado.

Alvinho chega para o pai e diz que precisa ganhar a Bola-Mola, mas Seu Brigagão não lhe dá muito crédito e o lembra da quantidade de bolas que já possui. No dia seguinte, apela para a mãe, mas já com outro brinquedo em mente, agora ele quer muito ganhar o carro de bombeiros com sirene de verdade! Dona Branca, que bem conhece o filho, desconversa e não cai no drama.

Quando chega a época natalina, aí que Alvinho fica eufórico com a possibilidade de ganhar muitos brinquedos. A sua lista de desejos de presentes parece infinita! E a ansiedade em abrir os inúmeros pacotes aguardados é tão grande, que Alvinho tem um terrível pesadelo em que ele precisa se defender dos objetos todos jogados contra ele.

Ainda bem que ele é acordado e pode correr para finalmente abrir o único presente que ganha de sua família. O garoto sente-se aliviado e grato pelo presente, não necessariamente satisfeito.

O texto de Ruth Rocha é acompanhado de ilustrações da artista Suppa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788516067106
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.2 cm x 16.2 cm x 0.4 cm
Peso: 400 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Realismo crítico, Conto
ASSUNTOS
Família, Consumismo, Paternidade, Maternidade, Presente, Surpresa, Mãe, Pai, Natal, Hábitos de consumo, Infância e Mídia, Publicidade, Propaganda, Televisão, Educação dos filhos
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Uol - Sugestão de leitura
SOBRE RUTH ROCHA
Foto do autor Ruth Rocha
Formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, foi aluna do autor de Raízes do Brasil, o historiador Sérgio Buarque de Holanda. Na faculdade conheceu Eduardo Rocha (o “Rocha” da Ruth vem daí), com quem se casou. Viveram juntos por 56 anos, até o falecimento dele, em 2012. Tiveram uma filha, Mariana, inspiração para as primeiras criações da escritora.Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Nessa época começou a escrever sobre educação para a revista Cláudia. Sua visão moderna sobre o tema, bem como o estilo claro e próprio, chamaram a atenção de uma amiga, Sonia Robato, que dirigia a Recreio, revista voltada para o público infantil. Certo dia, Sonia fez um convite-desafio para Ruth: em tom de brincadeira, trancou a amiga numa sala, dizendo que só saísse de lá com uma história pronta. Assim nasceu Romeu e Julieta, a primeira de uma série de narrativas originais e divertidas, todas publicadas na Recreio, que mais tarde Ruth veio a dirigir.A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infanto-juvenis da editora Abril. Palavras, muitas palavras, seu primeiro livro, saiu em 1976. Seu estilo direto, gracioso e coloquial, altamente expressivo e muito libertador, ajudou — juntamente com o trabalho de outros autores — a mudar para sempre a cara da literatura escrita para crianças no Brasil. São cinquenta anos dedicados à literatura, e mais duzentos títulos publicados e já foi traduzida para vinte e cinco idiomas. Também assina a tradução de uma centena de títulos infanto-juvenis.
leia mais...
SOBRE SUPPA
Foto do autor Suppa
Suppa é ilustradora e escritora de livros infantis. Arquiteta por formação, ela viveu por 17 anos em Paris. Ilustra textos de literatura infantil para editoras e revistas francesas e brasileiras. Trabalha também na área de publicidade e de programação visual. Em 2016, Suppa voltou à capital francesa para a exposição Esses Pequenos Laços Entre Nós. A exposição reúne alguns dos seus desenhos, montagens e ilustrações originais. 
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49