Seleções > Origens

ORIGENS

Texto: Eliane Potiguara, Alexandre de Castro Gomes, André Kondo, Luis Eduardo Matta, Sonia Rosa

Ilustração: Fabio Maciel

Editora: Editora do Brasil
Quantos povos formaram o povo brasileiro? Cinco escritores relatam os caminhos de seus antepassados rumo ao Brasil, passando por fatos históricos e pessoais. Um livro que nos convida a olhar para dentro e para fora.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Os antepassados de Alexandre vieram de Portugal, os de André do Japão, os de Luis Eduardo, do Líbano, os de Sonia, da África. Os de Eliane eram indígenas e já habitavam as terras brasileiras. Nesse livro, cinco escritores recriam suas raízes em cinco histórias que caminham de volta para casa. Misturando ficção e realidade, os relatos narram a trajetória dos antepassados e de como estes passaram a chamar o Brasil de país, histórias que constituem fatos históricos, mas que, ao fazer parte do todo, são singulares. 

Enredos familiares que retratam casamentos, fugas, guerras, encontros e desencontros; registros que nos servem como mapas e tesouros. Através dessas histórias, é possível enveredar pelo novelo da formação do povo brasileiro, com fios de identidade tão rica e diversa. Cada um de nós carrega um pouco dessas origens, em traços e heranças, no que comemos, no que vestimos, no que valorizamos como cultura. 

Ao acompanhar essas viagens, o leitor é instigado a se perguntar sobre a sua própria origem, catando as pedrinhas deixadas pelo caminho e fazendo um movimento similar ao dos escritores em busca de sua ancestralidade. Se a história nos ajuda a compreender o presente, essa é uma obra que amplia o olhar sobre nós mesmos, o mundo e o Brasil, celebrando a diversidade e a cultura dos povos que nos constitui, povo brasileiro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788510077446
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 17 cm x 3 cm
Peso: 508 g
Páginas: 88
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Biografia, Realismo histórico, Conto
ASSUNTOS
Família, Diversidade, Cultura indígena, Protagonismo negro, Diferenças, Guerra, Superação, Memória, Representatividade, Cultura negra, Diversidade cultural, Identidade, Brasil, Costumes antigos, Mudança de cidade ou país, Refugiados, Moradia e habitação, Comunidade indígena, Aldeia, Protagonismo indígena, Imigrantes
SOBRE ELIANE POTIGUARA
Foto do autor Eliane Potiguara
Eliane Potiguara é descendente do povo potiguara. Vive no Rio de Janeiro. Sua escrita é fruto das lembranças de sua família, principalmente de sua avó, com quem aprendeu a ser quem é hoje. Viajou para vários países para relatar e lutar pelos direitos indígenas. Em 2005 foi indicada para o Prêmio Internacional "Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz". Também ganhou o Prêmio Literário do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, nos Estados Unidos, pela atuação política do livro A terra é a mãe do índio.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49