Seleções > O alvo

O ALVO

Texto: Ilan Brenman

Ilustração: Renato Moriconi

Editora: Moderna
Um professor mestre que conta histórias certeiras para seus ouvintes revela a importância da arte de contar histórias para a humanidade.
SINOPSE
Foto do resenhista Elzilene Nóbrega
por Elzilene Nóbrega

O velho professor de uma pequena cidade na Polônia do século XIX era considerado sábio por todos os moradores do lugar, pois sempre respondia às grandes questões da experiência humana com histórias certeiras. Um dia, uma criança perguntou “Como o senhor sempre consegue encontrar uma história certa, para a pessoa certa, no momento certo?” E, para responder, o professor contou uma nova história. A sala inteira ficou em silêncio para ouvi-lo. Era a história de um arqueiro intrigado em saber quem havia acertado o alvo por cem vezes! Ele se surpreende ao saber que foi um menino e a sala inteira cai em gargalhadas ao saber como ele produziu o feito.

O alvo, título da narrativa, está presente no projeto gráfico do livro, com um pequeno círculo que atravessa a capa e todas as páginas, integrando a narrativa visual do ilustrador, Renato Moriconi.

A história do velho-mestre-professor é um reconto do escritor Ilan Brenman, a partir da narrativa de origem da tradição oral judaica europeia, e que revela a importância do ato de escutar e de contar histórias para a humanidade. E você, já contou ou escutou alguma história hoje? 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788508142637
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 23 cm x 0.3 cm
Peso: 222 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Criança
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Reconto
ASSUNTOS
Narração de Histórias, Relações Humanas, Professor, Conhecimento
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Site do autor - Detalhes do livro
SOBRE ILAN BRENMAN
Foto do autor Ilan Brenman
Formado em Psicologia na PUC-SP, e com mestrado e doutorado pela Faculdade de Educação da USP, Ilan Brenman é considerado um dos principais autores de literatura infanto-juvenil no Brasil, tendo ganhado diversos prêmios e tendo seus livros traduzidos e publicados em diversos países. Ilan já publicou mais de 60 livros infantis e juvenis. Ganhando diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil..
leia mais...
SOBRE RENATO MORICONI
Foto do autor Renato Moriconi
Renato Moriconi é um dos maiores nomes da literatura para infância na contemporaneidade. Artista plástico, dedica boa parte de sua produção a obras em livro. Há publicações suas no Brasil, Argentina, México, França, Itália, Coréia do Sul, EUA e China. Recebeu os prêmios “melhor livro-imagem” em 2011 e em 2014, e “melhor livro para a criança” em 2012 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu também o troféu Monteiro Lobato e o Jabuti de “ilustração infantil” em 2014. Em 2016 foi contemplado com o Premio Fundación Cuatrogatos (EUA) e finalista do prêmio “Melhor livro de arte” da revista italiana Andersen, ambos pelo livro Bárbaro. Em 2018 esse livro figurou na lista do The Boston Globo dos melhores livros infantis publicados nos EUA e figurou também em “The Most Astonishingly Unconventional Children’s Books” feita pela School Library Journal dos EUA. Ministrou cursos, oficinas e palestras no Brasil e em outros países, como no Museu de Arte Contemporânea de Lima (Peru) e Scuola Internazionale d’Illustrazione (Sarmede/Itália). É professor convidado do curso de pós-graduação “Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica” do Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49