Seleções > O monstro papapalmeiras

O MONSTRO PAPAPALMEIRAS

Texto: Dipacho

Ilustração: Dipacho

Tradutores: Thaisa Burani

Editora: Cai-cai Edições
Talvez o Papapalmeiras não seja apenas o monstro que ele aparenta ser à primeira vista, talvez ele seja uma máquina que faz papapá e esconda segundas intenções...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

É grande a família das palmeiras. Mais de duas mil quinhentas espécies, incluindo o coqueiro, a tamareira, o buriti, o babaçu, a carnaubeira, o açaizeiro, com suas folhas coloridas em forma de leque e frutos de muitos sabores no alto, bem no alto de seu tronco cilíndrico. As palmeiras são uma grande riqueza.

Indicado desde a faixa dos pequenos leitores, devido a uma narrativa recheada de ruídos e frases rápidas, o livro contém sutilezas que pode atrair a atenção dos mais jovens e experientes. A ação verbal vai num crescente: o monstro come, devora e traga todas as árvores. O que era cor e vida torna-se um vazio, creia nisso: ensurdecedor. Na página branca, um novo cenário: vemos a porta de um banheiro para onde o personagem principal se dirige com um carrinho de mão. Oras, já imaginou o que ele vai fazer lá dentro? Exatamente... E a narração denuncia a natureza marota ao dizer: esse tal de monstro Papapalmeiras!

O inusitado escatológico desperta o riso fácil. A sobrecapa do livro é uma peça que desperta o lúdico, ao trazer o título, o nome do autor colombiano e da editora estampados numa bocarra com dentões. Contudo, detrás da máscara da comédia, está o rosto da crítica satírica a diversas situações de exploração imposta pelo colonialismo e pela degradação do meio ambiente, em especial nos países latino-americanos e caribenhos que necessitam pensar e manter o equilíbrio da área verde e a variação das chuvas frente ao desenvolvimento. É preciso gestar nosso lugar no mundo futuro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Colômbia
ISBN: 9786599401053
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 20 cm x 0.4 cm
Peso: 100 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Anedota
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Egoísmo, Trabalho, Meio Ambiente, Exploração, Floresta, Monstros, Animais reais e imaginários, Bicho-papão, Ecologia, Dinheiro, Sustentabilidade, Desmatamento, Economia, Escatologia, Cocô, Capitalismo, Sátira
SOBRE DIPACHO
Foto do autor Dipacho
Diego Francisco Sánchez Rodríguez, ou Dipacho, nasceu na Colômbia, onde escreve e ilustra livros infantis, já tendo ganhado diversos prêmios pelo seu trabalho. Tem encantando o público brasileiro de forma singela e divertida. Seus livros fazem sucesso tanto com crianças (O animal mais feroz e Todos zoam todos) quanto com adultos (A viagem dos elefantes). 
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49