Seleções > Meia-noite na biblioteca

MEIA-NOITE NA BIBLIOTECA

Texto: Alonso Alvarez

Editora: Ficções
Venha viver os episódios que se passam numa casa repleta de livros, uma biblioteca dentro de um cemitério!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Em Parelheiros, bairro no extremo sul da cidade de São Paulo, há uma biblioteca curiosamente localizada no cemitério. Amigos inseparáveis, Mário, Luís, Osmar e Paulo querem saber se mortos ou vivos leem por lá e prontamente combinam de visitarem a casa dos livros. A coragem estremeceu logo que atravessaram o portão do cemitério, mais ainda quando avistaram a tal da casa, seria mesmo algo mal assombrado? Que nada! Aline, a bibliotecária, estava vivíssima. De carne e osso. Recebeu os meninos com extrema gentileza e, a partir de então, o quarteto passou a frequentar a casa para tomar livros emprestados.

Neste vai e vem do cotidiano, acontece de tudo nas redondezas do cemitério: perseguição policial, livros salvando a vida de pessoas – literalmente, festas, Carnaval com o Bloco dos Livros e, principalmente, muitas descobertas naquela biblioteca, olhos curiosos, fascínio, encontros com as obras de Conceição Evaristo, Jorge Luís Borges, Alice Ruiz, Lygia Bojunga... Uma comunidade abraçando a oportunidade de ler livros, um direito para todo cidadão brasileiro.

Vida e morte lado a lado nas ficções, nos poemas, nas escolhas da gente e também naquilo que não está sob nosso controle, como numa pandemia.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786587622095
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 13.9 cm x 1 cm
Peso: 185 g
Páginas: 116
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Novela, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Amizade, Livro, Biblioteca, Aventura, Cooperação, Morte, Pobreza, Leitura, Pandemia, Moradia e habitação, Comunidade, Inclusão social
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Site do autor - Sinopse
Rascunho - Resenha
SOBRE ALONSO ALVAREZ
Foto do autor Alonso Alvarez
Alonso Alvarez nasceu em São Paulo. É poeta, autor de literatura infantil e juvenil e editor, atuando à frente da Ficções Editora. Em 1985 fundou e dirigiu a livraria e editora Artepaubrasil, pela qual editou grandes nomes, como César Vallejo, Nicolás Guillén, Fernando Pessoa, Jorge Luis Borges, Augusto de Campos, Manoel de Barros e Paulo Leminski, e a coleção ptyx (1991), Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial. Participou de duas antologias de haicai (brasileira e latino-americana) e da Antologia da nova poesia brasileira (Hipocampo, org. Olga Savary, 1992). Publicou o livro Hé - Haikais, com Camila Jabur, e ilustrou o livro infantil A lua no cinema, de Paulo Leminski. Venceu o II e o III Encontro Brasileiro de Haikai (1987 e 1988), da fundação Aliança Cultural Brasil-Japão.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49