Seleções > Entregas expressas de Kiki

ENTREGAS EXPRESSAS DE KIKI

Texto: Eiko Kadono

Ilustração: Daniel Kondo

Tradutores: Lúcia Hiratsuka

Editora: Estação Liberdade
Uma bruxinha de 13 anos cria um serviço de entregas expressas, voando em sua vassoura, estreitando relações de amizade em uma cidade longe de casa.
SINOPSE ENTREGAS EXPRESSAS DE KIKI
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Em um mundo onde a magia encontra-se bastante rarefeita, tornou-se tradição bruxas aos treze anos partirem para uma nova cidade no intuito de oferecerem seus conhecimentos e auxílio às pessoas, garantindo assim a sobrevivência das bruxas. Com o gato Jiji, uma vassoura e o lanche que a mãe preparou, Kiki viaja em uma noite de lua cheia em busca de um lugar para viver. Ao chegar na cidade litorânea Koriko, a bruxinha não é recebida tão bem como esperava. Levará tempo para que as pessoas do lugar passem a gostar e confiar nela.

Enquanto descobre a sua vocação como bruxa e tenta se conectar aos moradores da cidade, Kiki cria um serviço de entregas expressas e vive aventuras em que precisa tomar rápidas decisões para solucionar diferentes problemas, muitas vezes confiando apenas no próprio instinto. Ao longo desse período de emancipação, a menina faz amizades, tem o seu primeiro amor e segue em uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

A inspiração da escritora Eiko Kadono para criar este romance surgiu ao ver o desenho que sua filha fez, aos treze anos de idade, de uma bruxa com notas musicais voando ao redor dela. Essa imagem chega a fazer parte das aventuras de Kiki durante as entregas em sua mágica vassoura. O livro foi lançado no Japão em 1985. Quatro anos depois, o Studio Ghibli fez a adaptação para o audiovisual. Em novembro de 2021, é publicado pela primeira vez no Brasil com a tradução da autora premiada Lúcia Hiratsuka. 

Para as ilustrações desta edição, Daniel Kondo tomou como referência a estampa a duas cores de caixinhas de fósforo japonesas do início do século XX, período em que o Japão saiu de um isolamento cultural e que a modernidade encontrava o tradicional. "Essa harmonia entre distintas visões de mundo também sustenta a história de Kiki", afirma na contracapa o professor de literatura comparada na Universidade de Waseda (Tóquio) Pedro Erber.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2021
País: Japão
ISBN: 9786586068221
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 14 cm x 0.7 cm
Peso: 340 g
Páginas: 236
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Narrativa de aventura, Romance
ASSUNTOS
Família, Amizade, Aventura, Descoberta, Conquista da autonomia, Trabalho, Magia, Gato, Vocação, Crescimento, Bruxas, Jornada, Transformação Pessoal, Projeto de vida, Autonomia, Protagonismo infantil, Primeiro Amor, Protagonismo juvenil
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Studio Ghibli Brasil | Lançamento do livro
SOBRE EIKO KADONO
Foto do autor Eiko Kadono
Nasceu em Tóquio, em 1935. Quando tinha dez anos, teve que se refugiar no norte do Japão devido à Segunda Guerra Mundial. De acordo com a própria autora, essa experiência de vivenciar uma guerra durante a infância desencadeou nela um caráter rebelde e teve um impacto profundo na sua maneira de ver o mundo. Graduou-se em literatura inglesa na Universidade de Waseda, em 1957. Aos 25 anos, ela emigrou para o Brasil, onde viveu por dois anos, e viajou ainda por Europa e América do Norte. Após o seu retorno para o Japão, começou a publicar livros, inclusive Ruijinnyo shonen, Burajiru o tazunete [O Brasil e meu amigo Luizinho] (1970), inspirado por sua vivência em terras brasileiras. Hoje, soma em torno de duzentos títulos publicados — entre livros ilustrados, contos juvenis, antologias de ensaios e traduções — e vários prêmios. O primeiro volume da série Majo no Takkyubin, sobre a bruxinha Kiki, foi lançado em 1985 e recebeu os prêmios Noma e Shogakukan, tendo sido também selecionado para a Lista de Honra da IBBY 1986. Em 2018, Eiko Kadono foi agraciada com o prêmio Hans Christian Andersen.
leia mais...
SOBRE DANIEL KONDO
Foto do autor Daniel Kondo
Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo (RS), e atualmente reside em São Paulo. Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade. Atualmente ilustra a coluna Últimas Palavras do jornal O Estado de São Paulo. Em 2009 participou da FLIPzona para apresentar seu trabalho sobre tecnologias digitais na produção do livro Surfando na Marquise. Em premiações deve seus trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Jabuti, sendo finalista na categoria ilustração com os livros Minhas Contas e Surfando na Marquise.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53