Seleções > A floresta

A FLORESTA

Texto: Claire A. Nivola

Ilustração: Claire A. Nivola

Tradutores: Monica Stahel

Editora: WMF Martins Fontes
Qual a cor do céu acima de nossas cabeças? Você parou um dia para ver e pensar como existem imensidões que acalmam os temores mais íntimos, quando caminhamos com tranquilidade?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Nos confins de seu pequeno mundo, um camundongo sempre viu a floresta escura e desconhecida. Fosse noite, sonhando com a floresta, acordava arrepiado de pavor. Fosse dia, logo percebia o medo estava escondido dentro de si. Quando o medo se tornou insuportável, o camundongo decidiu deixar para trás o conforto de seus sapatos moles, do livro aberto sobre a poltrona, do lugarzinho quente entre a lareira e almofadas... Virou as costas, fechou a porta, atravessou a longa curva da rua, viu as casas da cidade desaparecerem quanto mais ele ganhava a caminhada, e a estrada de pedras, após fazendas e campos, tornou-se terra.

Junto ao personagem, o leitor faz também a sua travessia numa delicada narrativa que se torna um belo exemplo de álbum ilustrado para todas as idades. As ilustrações se prestam a contar detalhadamente o caminho empreendido pelo camundongo, de casa até o coração da floresta. Por sua vez, o discurso verbal revela o que se passa em seu coração: ouvimos seus pensamentos, no tom cauteloso de quem faz uma confissão em primeira pessoa. A relação palavra e imagem está mesmo na proporcionalidade ínfima e íntima do personagem frente ao mundo à sua volta e as voltas que dará em si mesmo para descobrir seu quinhão de coragem e encantamento.

Uma importante chave de leitura está na dedicatória do livro a gentes reais e a um personagem do escritor russo Leon Tolstói, o herói do mais extenso romance Guerra e Paz, abrindo para alguns leitores a aventura intertextual. Enfim, o mundo é habitado por homens que são ratos e ratos que podem compreender tanta coisa do mundo!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786586016550
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 21 cm x 28 cm
Peso: 200 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Solidão, Tédio, Coragem, Superação, Medo, Amadurecimento, Conquista da autonomia, Floresta, Caminho do herói, Existência, Escolhas, Viagem, Autoimagem, Jornada, Aprendizado, Subjetividade, Autonomia, Dúvidas existenciais, Determinação, Decisões
SOBRE CLAIRE A. NIVOLA
Foto do autor Claire A. Nivola
Claire. A. Nivola é uma escritora e ilustradora de livros para crianças estadunidense, nascida em Nova Iorque. Desde menina, desenhava e fazia escultura, também desenvolveu um gosto especial pela fotografia e iniciou sua carreira em 1970, logo após se formar em história e literatura no Radcliffe College. Entre suas obras mais conhecidas, está Plantando árvores no Quênia que narra a vida da ambientalista Wangari Maathai, a primeira mulher africana a ganhar um Prêmio Nobel da Paz, em 2004.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49