Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. Não é necessário discutir o livro com os alunos ou propor algum tipo de tarefa.
Quando o professor lê em voz alta, apresenta para aquele grupo histórias que eles ainda não conhecem ou ainda conseguem ler sozinhos.
Nessa leitura, é importante que ele conheça bem o livro, que invista nas entonações e no contato visual.
Os livros em capítulos são ótimos para esses momentos, pois dão um gostinho de quero mais, fazendo que os leitores esperem ansiosos pela próxima parte.
James e o pêssego gigante
Contos de fadas
Peter Pan
É no momento da leitura individual que a criança vai dialogar com o texto e com as imagens, deparando-se com a necessidade de compreender o livro sem a ajuda do outro, buscando estratégias pessoais e desenvolvendo competências.
Frequentar a biblioteca escolar é uma prática importante para a rotina do professor. Nessas visitas, a criança pode escolher os títulos.
O professor pode fazer uma seleção prévia das obras que vão ser oferecidas, escolher um gênero a cada semana ou deixar os alunos livres nessa escolha.
O aniversário de Tiltapes
Chapeuzinho amarelo
A boca da noite
O objetivo dessa prática é um aprofundamento na obra a partir das colocações dos alunos, construindo com o grupo um sentido coletivo.
Pode ser feito a partir de perguntas abertas, que estimulem os alunos compartilharem suas impressões acerca do livro, lembranças e sentimentos evocados pela leitura.
Ideal que seja feita em roda, para que as crianças tenham contato visual umas com as outras na hora da discussão.
A moça tecelã
O rei
Juntos emisturados