ENTENDA COMO SE DESENVOLVEU A ABORDAGEM FREIREANA E A IMPORTÂNCIA DELA
Crédito: Professor Paulo Freire/Facebook/Divulgação
Saiba quem é o maior e mais prestigiado intelectual brasileiro, cujas ideias inspiram práticas pedagógicas e trabalhos acadêmicos do mundo inteiro, e por que ele é considerado desde 2012 o Patrono da Educação em nosso país.
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UM EDUCADOR NORDESTINO
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, filho de um capitão da polícia militar, Joaquim Temístoles Freire, e de Edeltrudes Neves Freire. Em 1947 foi nomeado diretor no Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social do Estado de Pernambuco e em 1955 fundou o Instituto Capibaribe, uma escola modelo, que segue funcionando ainda hoje.
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A EXPERIÊNCIA DA ABORDAGEM FREIREANA
Em 1963, Paulo Freire implementou um movimento de alfabetização de adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. A experiência de Angicos utilizou uma metodologia de aprendizado inovadora, no sentido em que era construída a partir de cada grupo de estudantes, considerando suas especificidades.
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Partindo de seu vocabulário, a abordagem freireana propunha que a alfabetização se desse a partir de palavras usadas no cotidiano, depois para as sílabas, para então chegar às letras. Do material e conhecido, para o abstrato. O resultado obtido impressiona pesquisadores até a atualidade: foram mais de 300 trabalhadores dos canaviais de Angicos alfabetizados em 45 dias de aula.
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O RETORNO DE PAULO FREIRE AO BRASIL
Durante o regime militar ditatorial, Paulo Freire foi exilado e retornou ao Brasil no ano de 1980. Após retornar, Freire prosseguiu com as pesquisas, com a criação de núcleos para alfabetização de adultos, e foi nomeado Secretário de Educação na cidade de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina como prefeita.
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Em 1986, foi agraciado com o Prêmio Educação para a Paz, da Unesco. Quando o tema é educação, uma pesquisa da London School of Economics aponta que sua obra é a terceira mais citada, mundialmente falando.
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