5 CONTOS DE MISTÉRIO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo no dia 19 de abril de 1918, mas passou a infância em Sertãozinho, no interior paulista. Antes de entrar na Faculdade de Direito, cursou Educação Física na USP, onde participou de debates literários e conheceu Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Crédito: Editora Rocco (reprodução)
Sua obra tem uma natureza bastante engajada, e ela gostava de dizer que, sendo uma escritora do “Terceiro Mundo”, era comprometida com a difícil condição do ser humano em um país de tão frágil educação. Por isso, procurou apresentar a realidade cercada pelo imaginário e pela fantasia.
Crédito: Agência O Globo
Seus romances não são ideais para a formação dos jovens leitores, pois exigem maior maturidade; mas há contos que fazem parte de livros didáticos direcionados ao público a partir dos 11 anos, nos quais o choque do desconhecido com o cotidiano se destaca em determinadas narrativas.
Crédito: divulgação
A seguir, escolhemos 5 contos lygianos que podem ser explorados pelo jovem leitor, todos eles envolvidos pelo delicioso jogo entre a realidade e o mistério.
Crédito: Alexandre Carvalho/A2img/Creative Common
A CAÇADA
01
Esse conto faz parte do livro Antes do Baile Verde (1970). Neste conto, acompanhamos o cliente de um antiquário que se vê obcecado por uma velha tapeçaria. Por meio de uma narrativa tensa do início ao fim, o narrador do conto nos leva para dentro da mente dessa personagem perturbada com lembranças vivas que tenta desvendar.
Presente também no livro Antes do Baile Verde, este conto apresenta um aspecto melancólico porque lida com tristezas humanas. Acompanhamos a travessia de uma barca em que estão a narradora e três pessoas — na noite de Natal. Confira um trecho: Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu.
NATAL NA BARCA
02
Um dos contos mais analisados por possibilitar discussões no campo da crítica feminista. É considerado pela crítica como um conto de terror. Se você prestar atenção nos detalhes que constroem a história, vai perceber a atmosfera gótica presente nos contos de Edgar Allan Poe.
VENHA VER O PÔR DO SOL
03
Conto que abre o livro Seminário dos Ratos (1977), impressiona pela tensão que vai se amplificando no decorrer da leitura. Logo de início, a descrição da fachada da pensão, onde duas estudantes passam algumas noites no quarto, antes alugado por um estudante de medicina, é digna de um filme de terror.
AS FORMIGAS
04
Publicado no livro Um Coração Ardente (2012), este conto traz um dos principais temas da literatura fantástica: o duplo. A protagonista sai dos limites de um vale, onde costumava caminhar, e se vê em outra paisagem, nunca vista, mas que lhe parece familiar.
O ENCONTRO
05