na infância
Sentir medo na infância é muito comum. E também temos de lidar com momentos de medo quando adultos. Para ajudar as crianças a lidarem com ele, o ideal é oferecer acolhimento e dialogar sobre as origens desse sentimento.
Nesse sentido, a literatura é uma excelente ferramenta. Afinal, ela pode apresentar esse sentimento de forma simbólica, apontando caminhos para sua transcendência de modo mais leve e até divertido.
O PESADELO
01
Um terrível pesadelo quer perturbar o sono de Trompolina e Fubazim. Mas, cada vez que ele se aproxima, algo acontece para afugentá-lo. Será que o pesadelo conseguirá se aproximar?
pré-leitor 0 a 2 anos
Este livro brinca com pontos de vista, expectativa e medo. A cada virar de páginas, a história quebra as expectativas do leitor e talvez sua primeira impressão esteja um tanto equivocada.
OLHE PELA JANELA
02
leitor iniciante 3 a 5 anos
Essa princesinha tem medo de tudo. Então decide estabelecer as mais diferentes ordens para se proteger de seus medos. Até que um dia, ela aprende a enxergar o mundo sob uma nova perspectiva.
leitor iniciante 3 a 5 anos
A PRINCESINHA MEDROSA
03
Essa menina também tem muito medo, e desta vez é do lobo mau. Só que, de tanto medo desse ser, ela acaba desenvolvendo até o medo do medo que ela tem do lobo. Será que no final ela vai superar seus temores?
leitor iniciante 3 a 5 anos
CHAPEUZINHO AMARELO
04
Neste livro, Fantino se perde na floresta escura e se assusta quando vê um lobo. E logo esse lobo se assusta também. Do que será que ele tem medo? Neste livro, vamos descobrir que todos têm seus temores...
NOITE ESCURA
05
leitor iniciante 3 a 5 anos
O lobo desta história é terrível: afugenta até mesmo os monstros da floresta. Quando seus filhos decidem pregar uma peça, eles vão descobrir que, na verdade, o lobo pode ser terrivelmente doce.
leitor autônomo 6 a 8 anos
TERRÍVEL
06