PARA FALAR SOBRE CAPACITISMO

8 LIVROS

Como conversar sobre capacitismo com as crianças? A literatura pode ser uma importante ferramenta para promover a aceitação entre pessoas com deficiência, além de estimular o acolhimento de pessoas com deficiência por toda sua comunidade.

Por isso, separamos 8 livros já enviados pelo Clube Quindim que abordam com muita sensibilidade essas diferenças que formam a identidade de cada um, e a leitura desses livros ajuda criar uma sensação de acolhimento e estimular a empatia.

Pássaro Amarelo é diferente dos outros pássaros, pois ele não consegue voar e conhecer outras partes do mundo. Um dia, ele encontra uma maneira de viajar e conta com a ajuda de seus amigos para colocar sua ideia em prática.

pré-leitor 0 A 2 ANOS

PÁSSARO AMARELO

01

QUER LER UM LIVRO COMIGO?

02

Antônio busca alguém para ler um livro com ele. Um senhor cego, que antes o menino sequer pensou que poderia ler com ele, pede que Antônio lhe conte uma história. Esta obra quebra estereótipos em relação a pessoas com deficiência visual.

LEITOR INICIANTE 3 A 5 ANOS

MONSTRO AZUL

03

Conheça Monstro Azul e seus amigos: Bocas, Monstro Laranja e Harri. Todos têm um talento que usam no dia a dia, menos Monstro Azul. Com seus longos braços, ele ainda não descobriu para o que pode ser útil, mas é o único a perceber que seus amigos não estão mais tão felizes…

LEITOR INICIANTE 3 A 5 ANOS

Manuel é um garoto como qualquer outro. Até que começa a crescer, crescer e crescer. Com isso, ele tem receio de não ser mais aceito por seus amigos e pelos outros habitantes da cidade, mas o que acontece é justamente o contrário. 

GIGANTE POUCO A POUCO

04

LEITOR AUTÔNOMO 6 A 8 ANOS

Nesta história, descobrimos que o narrador busca entender o irmão, Tom, que gosta da solidão e está sempre escutando os sons ao seu redor. Nessa busca de compreender o outro, percebemos que o menino enxerga o mundo do seu próprio modo.

TOM

05

LEITOR AUTÔNOMO 6 A 8 ANOS

O que é a visão? Como ela se conecta com todos os outros sentidos? Afinal, não enxergamos o mundo apenas com o olhar. Nós saboreamos, nós sentimos, nós ouvimos. Esta é uma obra que fala sobre a visão e nos motiva a explorar o mundo para além do que a nossa visão alcança.

ASSIM EU VEJO

06

LEITOR AUTÔNOMO 6 A 8 ANOS

Esta é uma novela gráfica autobiográfica que retratada a relação de uma mãe e seu filho que está no espectro autista. O livro oferece a perspectiva dos dois sobre os mesmos acontecimentos, permitindo ao leitor entender a forma do filho de ver o mundo. 

NORI E EU

07

LEITOR FLUENTE 9 A 12 ANOS

Aqui, acompanhamos a história de um menino que encontra paz no silêncio, que é mais acolhedor que as risadas dos seus colegas quando as palavras saem de sua boca. Mas seu pai o ajuda deixar a angústia de lado e ser ele mesmo.

EU FALO COMO UM RIO

08

LEITOR FLUENTE 9 A 12 ANOS

Veja mais sobre os livros