desde a infância
Existem maneiras de proteger as crianças e incentivá-las a amar a si próprias? O acolhimento familiar, a forma como falamos de nós mesmos, o que demonstramos considerar belo ou não, tudo isso pode influenciá-las.
Pensando nisso, o Clube Quindim separou 6 livros para falar sobre autoestima e autoimagem cujas histórias permitem iniciar uma conversa sobre o assunto com os pequenos.
Bicho Bolota
01
Um dia, Bicho começa a se sentir estranho. Ele descobre que não é capaz de se transformar numa borboleta como as lagartas, nem criar patas como as formigas para andar para longe. Bicho gostaria muito de entender quem ele é.
pré-leitor 0 a 2 anos
O que é a beleza para você? Neste livro, uma ofensa desencadeia uma sensação de dúvida em um coelho: afinal, ele é feio? Pensando sempre nisso, ele decide fazer essa pergunta a todos os animais que encontra pelo caminho.
Feio, eu?
02
leitor iniciante 3 a 5 anos
Este famoso livro do rapper Emicida conta a história de uma menina e seu pai que passeiam por um pomar colhendo amoras. Conheça esta obra que fala sobre negritude, representatividade e autoestima.
leitor iniciante 3 a 5 anos
Amoras
03
Conheça a história de Andreia, uma menina que não se sente confortável com o próprio corpo. Este é um livro para conversar com as crianças sobre a pressão social para ter um corpo padrão que pode começar desde cedo.
Andreia Baleia
04
leitor autônomo 6 a 8 anos
O Senhor Aparecido sempre foi reconhecido por seu rosto notável. Um dia, porém, ele percebe que seus traços estão ficando menos nítidos. Angustiado, o homem toma uma atitude drástica: ele precisa conseguir um novo rosto.
Um senhor notável
05
leitor fluente 9 a 12 anos
Esta é uma obra para conversar sobre representatividade negra com as crianças. Neste livro, vamos conhecer o relato da autora sobre sua vida, suas origens, suas perdas e seu processo de construção de identidade racial.
Quando me descobri negra
06
leitor fluente 9 a 12 anos