COM REPRESENTATIVIDADE NEGRA

8 LIVROS

Dedicar somente o Dia da Consciência Negra, ou o mês de novembro, a debates sobre o racismo no Brasil e sobre a potência da cultura afrobrasileira parece insuficiente. 

Esse é um tema urgente e deve fazer parte de nosso cotidiano para que possamos ter uma realidade mais justa e igualitária para todos. 

Quantos livros com representatividade negra você leu com as crianças nos últimos meses? É importante nos atentar a alguns aspectos nos livros que vamos apresentar aos pequenos, como:

1 – trazer autoria negra, tanto na escrita quanto na ilustração; 2 – trazer livros com personagens negras vivendo situações do dia a dia; 3 – trazer livros de histórias e culturas africanas e afro-brasileiras; 4 – trazer livros que transbordem afeto.

Conheça 8 livros com representatividade negra 

já selecionados pelo Clube Quindim! 

EU TAMBÉM

01

Tuca e Lipe são irmãos e fazem tudo juntos. Brincam e brigam. Como todos os irmãos fazem. Mas e quando estão separados? Será que vão sentir a falta um do outro?

pré-leitor 0 a 2 anos 

HISTÓRIAS SOBRE PEQUENAS GRANDES COISAS

02

Um menino experimenta o mundo utilizando seus cinco sentidos e compartilha conosco seu olhar, capaz de encontrar beleza nas coisas mais pequeninas, como fazem as crianças.

pré-leitor 0 a 2 anos 

A PELE QUE EU TENHO

03

De autoria de bell hooks, esta é uma obra sobre identidade, autoestima e respeito às diferenças que vai conquistar sua família e estimular adultos e crianças a refletirem sobre o que há por baixo de nossa pele.

leitor iniciante 3 a 5 anos 

MILO IMAGINA O MUNDO

04

Todo mês, em um domingo, Milo e a irmã fazem uma longa viagem de trem. No caminho, Milo imagina uma história para cada pessoa que passa por ele. Mas será que as suposições que ele faz sobre elas são verdadeiras? Será que as suposições que você fará sobre Milo serão verdadeiras?

leitor iniciante 3 a 5 anos 

HISTÓRIAS DA PRETA 

05

Reunindo informações históricas, relatos pessoais e reflexões críticas, este livro nos faz pensar sobre como é ser negro no Brasil e desconstrói ideias do senso comum em uma luta antirracista.

leitor autônomo 6 a 8 anos 

FEVEREIRO

06

Neste livro, encontramos a magia da tradição do Carnaval e das memórias que se constroem ao longo da vida, em uma delicada homenagem a Gilberto Gil e aos Filhos de Gandhy.

leitor autônomo 6 a 8 anos 

MÃE SEREIA

07

Quando um navio negreiro sai do porto, a Mãe Sereia segue a embarcação e ouve o sofrimento daqueles que eram levados à força para um novo continente.

leitor fluente 9 a 12 anos 

DA MINHA JANELA

08

O que você vê de sua janela? Neste livro, o personagem conta tudo o que ele enxerga ao observar o mundo da janela de sua casa na favela, narrando as belezas, os medos e a esperança.

leitor fluente 9 a 12 anos 

Entenda a importância do protagonismo negro na literatura infantil