com representatividade amarela
Nas últimas décadas, temos visto uma maior preocupação das produções audiovisuais e literárias em retratar a história e a cultura dos povos asiáticos. Na literatura infantil não é diferente.
Hoje as crianças já têm acesso a muitos livros com representatividade amarela no Brasil. Conheça a seguir 5 dicas de livros.
O caminhão
01
Nesta história de Lúcia Hiratsuka, vamos conhecer uma menina ansiosa para um circo itinerante parar perto do lugarejo onde ela vive com sua família. Até os leitores ficarão impacientes para descobrir o que esse caminhão traz de tão especial…
pré-leitor 0 a 2 anos
Esta menina aguarda o nascimento de sua irmã. Este livro de Fran Matsunoto, além de trazer representatividade amarela nos traços das protagonistas, é uma obra delicada e surpreendente para falar sobre a criação de laços entre irmãos.
Minúscula
02
leitor iniciante 3 a 5 anos
Este livro conta, com muita delicadeza, três histórias, colhidas na memória familiar da autora Lúcia Hiratsuka. Nesta leitura, vamos descobrir que a experiência de ir à escola foi muito diferente para as três gerações de mulheres da família no Brasil e no Japão.
Amanhã
03
leitor autônomo 6 a 8 anos
Ao comprar novas bolinhas de gude, Dong-Dong percebe que elas são diferentes. Na verdade, o menino ganha balas mágicas que dão voz a seres inusitados. O que ele poderá aprender com elas? Descubra nesta incrível obra da artista sul-coreana Heena Baek.
Balas mágicas
04
leitor autônomo 6 a 8 anos
Você já conhece algum conto de fada de origem japonesa? Nesta antologia de Yei Theodora Ozaki e Janaina Tokitaka, vocês poderão descobrir um dragão conhecido como Rei dos Mares, um Menino Pêssego e muitas outras histórias.
Contos de fada japoneses
05
leitor fluente 9 a 12 anos