QUE NÃO DEVEMOS DIZER ÀS CRIANÇAS

4 FRASES

Durante a criação e educação dos filhos, muitos de nós acabam por reproduzir frases negativas e comportamentos que experimentamos na infância sem ao menos perceber como nos fizeram mal.

RESPONSABILIDADE COM AS PALAVRAS

Como primeiras e principais referências para as crianças, é natural que as palavras ditas por seus cuidadores tenham um peso e um significado bem grande na vida dos pequenos. 

Assim, vale a pena refletir sobre o que estamos dizendo aos nossos filhos, já que é bem provável que as frases negativas sejam carregadas como verdades absolutas durante boa parte da vida.

Pensando nisso, separamos algumas frases que muitos de nós ouviram quando eram crianças e alguns bons motivos para não as repetir para nossos filhos, sobrinhos, netos, alunos e demais crianças do nosso convívio.

“POR QUE VOCÊ NÃO PODE SER MAIS PARECIDO COM A CRIANÇA TAL?” 

01

Pode ser tentador comparar o talento do seu filho com o de outras crianças na expectativa de que ele vá se sentir estimulado a se aprimorar. Mas essa atitude pode fazer a criança se sentir diminuída aos seus olhos.  

“PARE DE FRESCURA! NÃO DOEU NADA/NÃO FOI TÃO RUIM ASSIM.” 

02

Mentir para uma criança, na tentativa de tornar algo menos desagradável, compromete a relação de confiança entre vocês. Respeite e acolha os sentimentos do seu filho. 

“EU JÁ REPETI ISSO MIL VEZES, VOCÊ NÃO APRENDE NUNCA?” 

03

Faz parte do desenvolvimento infantil esquecer as coisas, por isso algumas repetições são necessárias. Se seu pequeno não aprender na primeira vez, tenha paciência e repita, de outras maneiras, até que se torne algo natural e parte do cotidiano de vocês.

“PARE DE CHORAR!” 

04

Muitas vezes é pelo choro que a criança vai conseguir regular suas emoções, especialmente se for menorzinha e ainda não tiver um vocabulário extenso o bastante para dar conta de expressar tudo o que sente. 

Dizer para uma criança engolir o choro é o mesmo que dizer que seus sentimentos não são importantes, e que manifestar suas emoções é um incômodo para os outros. Por isso, quando a criança estiver alterada e chorando, ofereça seu colo e seu abraço para ajudá-la a se regular. Se ela preferir ficar sozinha, avise que vai estar por perto.

Conheça mais frases que devemos evitar dizer às crianças