COMO ESTIMULAR?

AUTONOMIA INFANTIL:

Aquela criança que antes precisava de ajuda pra tudo, de repente, calçou os tênis sozinha. Os pés podem estar trocados ou os cadarços meio desamarrados, mas fato é que ela já começa a dar demonstrações de que é capaz de realizar algumas tarefas com mais independência.

Atrasos, bagunça e frustrações (dos dois lados!) também costumam fazer parte dessa etapa da vida. E aqui vai um spoiler: vai ter muito sapato trocado de pé, leite derramado para fora do copo e roupas que não combinam – e é esperado que assim seja. Faz parte do aprendizado! 

Conquistar essa capacidade gera confiança em si mesmo para enfrentar desafios, estimula a criatividade na resolução de problemas, aprimora o senso de responsabilidade e ajuda a criança a entender suas potencialidades.

Nesse momento, é hora de abrir mão do controle, da busca pela perfeição e das comparações. Seu filho vai conseguir, só será no tempo dele. O que podemos fazer é ampará-lo nessa jornada e incentivar sua persistência. 

Cabe então aos pais, orientar, observar, respeitar o tempo e comemorar cada pequeno passo dado pelos filhos por conta própria. Confira a seguir algumas ideias que podem ajudar a estimular a autonomia infantil no dia a dia:

Você sabia que é confuso para uma criança escolher qual camiseta usar entre todas as que têm no armário? No entanto, se você oferecer 2 ou 3 opções, ela poderá fazer uma escolha mais assertiva. 

LIMITE AS OPÇÕES DE ESCOLHA  

01

PREPARE O AMBIENTE 

02

A forma como organizamos a casa influencia na interação das crianças com ela. Ganchos, prateleiras e cestos posicionados à altura delas podem ser muito úteis no dia a dia, por exemplo. Pense em maneiras de facilitar o acesso e a independência infantil.

ESCUTE A CRIANÇA 

03

É importante que os pequenos entendam que suas vozes têm peso na família e que suas opiniões são valorizadas pelos pais. Isso também reverbera na sua autonomia, pois eles compreendem que suas escolhas influenciam no seu lar. 

O respeito mútuo gera maior engajamento dentro de casa e quando é incentivado desde cedo, a criança aprimora sua comunicação para expressar seus sentimentos e isso reflete em escolhas melhores também durante a adolescência e vida adulta.

Veja mais dicas de como estimular a autonomia infantil