8 DICAS FÁCEIS E PRÁTICAS

COMO ENSINAR A LER?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização infantil deve começar no 1º ano do Ensino Fundamental, quando a criança tem por volta dos 6 anos de idade e espera-se que a alfabetização integral seja completada até o 2º ano do Fundamental.

O papel da escola é fundamental nesse processo de ensinar a ler e escrever, mas a família tem um papel decisivo na evolução do aprendizado: motivar a criança com atividades. Veja, a seguir, algumas dicas para potencializar a alfabetização dos pequenos.

APRESENTE O ALFABETO À CRIANÇA

Esse é um dos primeiros passos. Apresente quais são as vogais, depois as consoantes. Para isso, vale trabalhar com atividades como jogos, brincadeiras e até músicas para gravar o alfabeto. Você pode escrever o nome do pequeno e pedir que ele identifique cada letrinha.

APRESENTE A ORDEM DE LEITURA

Mesmo que ler da esquerda para a direita pareça óbvio para nós, os pequenos não entendem de forma instintiva essa ordem. Daí a importância de transmitir o jeito que guiamos a leitura de um texto no Ocidente. 

EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE SÍMBOLOS, LETRAS E DESENHOS

Da mesma forma, é fundamental que os pequenos saibam diferenciar símbolos, letras e desenhos para compreender as histórias. Dê exemplos de símbolos, mostre à criança quais são as letras e estimule a realização de desenhos. 

FAÇA JOGUINHOS COM SÍLABAS E VOGAIS

Você também pode ajudar a criança a juntar letras e formar sílabas e produzir palavras! Aqui, é uma boa pedida trazer joguinhos de tabuleiro que trabalhem com sílabas, vogais e formação de palavras.

TRABALHE A ASSOCIAÇÃO ENTRE SÍLABAS E OBJETOS

Depois de praticar as sílabas, vocês podem fazer associações entre o som da sílaba com algo que seja familiar para a criança como cores, animais, brinquedos, entre outros. 

INTRODUZA PALAVRAS SIMPLES

Quando perceber que a criança já conhece as letras e sabe como uni-las para formar sílabas, vale apresentar novas palavras. Assim, caso você apresente a palavra “bola”, pode citar a primeira sílaba “BO” e, na sequência, fazer a criança descobrir a segunda sílaba “LA”.

CAÇA-PALAVRAS E CRUZADINHAS

Continue sempre estimulando a criança a aprender. E você pode fazer isso através de jogos como caça-palavras e cruzadinhas, que além de ajudar na alfabetização, instigam a curiosidade dos pequenos e exercitam a memória.

ESTIMULE A LEITURA COM BONS LIVROS INFANTIS

Boas histórias também são fundamentais para estimular a leitura. Ao ouvir histórias, a criança desenvolve habilidades cruciais para o processo de alfabetização, como a imaginação, a memória e a atenção, além de aumentar o seu vocabulário.