O INTERESSE DAS CRIANÇAS PELA CIÊNCIA

COMO DESPERTAR

Perguntas não faltam às crianças: dos dinossauros às estrelas, do fundo do mar às formiguinhas do jardim, tudo é motivo de muitos “porquês”, “como é feito”, “o que é” e “como chegou ali”.  

Algumas dúvidas até sabemos responder, enquanto outras, não temos nem ideia de por onde começar a explicar. Isso também nos lembra que é preciso buscar respostas, investigar e analisar – sempre e em qualquer fase da vida. 

É um estímulo que pode começar desde a primeira pergunta que seu filho lhe fizer. A base é auxiliá-los em suas buscas, dando acesso ao conhecimento, conectando-os a ferramentas confiáveis e permitindo que experimentem por conta própria, mas com segurança.

“É o que chamamos de letramento científico e quanto mais cedo ele começar, mais cidadãos preparados, bem formados e críticos nós vamos ter no futuro”, aponta Joanita Lopes, coordenadora da Biblioteca científica do Instituto Butantan e responsável pelo Espaço de Leitura Semear Leitores, dentro do Parque da Ciência.

COMO PAIS PODEM AJUDAR

O modo como os adultos explicam o mundo para os pequenos também influencia o interesse que eles têm ou a liberdade que sentem para questionar o que não sabem. Pais e professores desempenham um papel importante e devem ter em mente que a linguagem precisa ser acessível ao entendimento e à idade da criança.

POR MAIS MULHERES NA CIÊNCIA!

Você já parou para pensar por que ainda temos menos mulheres em carreiras científicas do que homens? A resposta pode estar bem lá atrás, na infância. Enquanto meninos ganham kits de laboratório, meninas ganham bonecas.  

Enquanto estimulamos o interesse de um garoto por dinossauros ou o espaço, acabamos por incentivar meninas a olharem para a aparência desde cedo, com kits de beleza. 

“Precisamos mudar esse pensamento e tratar as crianças de forma igualitária para que tenham as mesmas oportunidades, além de chamar as meninas para a área científica com programas específicos de incentivo”, diz a coordenadora, que recentemente organizou uma contação de histórias na biblioteca do Butantan com livros que retratam mulheres cientistas.

COMO INCENTIVAR O INTERESSE

Existem várias iniciativas e ferramentas para aproximar a ciência do cotidiano das crianças. Apresente livros que contam histórias de grandes cientistas ou que tratem de temas do interesse da criança. E não deixe de sair de casa com as crianças para ampliar o repertório!

“Precisamos sensibilizar os pais a adquirir jogos, estimular a leitura em família, visitar museus, exposições, parques, passear em livrarias e bibliotecas. É muito gostoso você procurar a estante onde tem aquele assunto que a criança gosta e ficar ali conhecendo o acervo, folheando os livros…esse contato estimula”, explica a coordenadora da biblioteca do Butantan.

Confira o artigo completo