da literatura infantil mundial
Existem muitas seleções de clássicos da literatura infantil mundial e, embora alguns títulos sejam unanimidade, é praticamente impossível contemplar todos. Aqui buscamos trazer títulos que você já deve ter lido ou ouvido falar, e fazer sugestões de obras que são imperdíveis.
Conheça 7 clássicos da literatura infantil mundial que já foram enviados aos assinantes do Clube Quindim.
As aventuras da garotinha que caiu na toca do coelho e foi parar em uma terra de sonhos é repleta de diálogos lógico-matemáticos e considerada uma das obras de inauguração do gênero nonsense.
(1865) – Lewis Carroll
Alice no País das Maravilhas
01
Este conto retrata as travessuras de um pequeno roedor que desobedece a sua mãe e quase vira almoço na horta de um vizinho. Beatrix Potter fez algo inovador para sua época: criou bonecos e aquarelas como mecanismos extras para serem oferecidos ao leitor.
(1901) – Beatrix Potter
A história de Pedro Coelho
02
Nesta obra, os animais nos ensinam sobre ética, lealdade e responsabilidade. A atribuição de características humanas aos animais resgata a tradição das fábulas e passaram a ser muito utilizadas depois do lançamento deste clássico.
(1894) – Rudyard Kipling
Mowgli: os livros da selva
03
Símbolo de representatividade feminina e infantil, Píppi é uma garotinha forte, corajosa e independente, que inspirou gerações de meninas a saberem seu valor e se orgulharem de quem são.
(1945) – Astrid Lindgren e Ingrid Nyman
Píppi Meialonga
04
Considerado o melhor livro infantil de todos os tempos, esta obra foi traduzida para mais de 20 idiomas, virou filme, peça de teatro e música. O olhar sobre o lugar da infância, retratada aqui sem idealizações, mudou a maneira como podemos ver as crianças.
(1963) – Maurice Sendak
Onde vivem os monstros
05
Edward Lear circulou por muitos países da Europa e pôde conhecer culturas que influenciaram decisivamente sua arte, marcada pelo nonsense e o absurdo, capaz de fazer humor sem debochar de ninguém.
(1846) – Edward Lear
200 limeriques de Edward Lear para ler e para ver
06
Palavras inventadas, imagens absurdas, aquilo que inicialmente assusta para depois cativar. Esse é o cenário para falar sobre a solidão e o sentimento de inadequação na infância neste livro que abriu as portas para dezenas de fábulas modernas.
(1982) – Roald Dahl
O Bom Gigante Amigo (BGA)
07