PARA TORNAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR MAIS LEVE
A adaptação escolar pode ser de uma criança que está indo para a escola pela primeira vez, de crianças que estão entrando em uma nova instituição, ou de crianças que estão retornando das férias e vão encontrar uma série de coisas diferentes mesmo em um ambiente que já conhecem.
É fundamental conversar com as crianças sobre a escola, as atividades que elas vão fazer e como será a rotina!
FIQUE DE OLHO NA ROTINA
01
Vá mudando a rotina da casa gradualmente para vocês irem se acostumando com os novos horários.
SE DESPEÇA
02
Não vá embora sem dar tchau. Se despeça com clareza para que seu filho saiba que você vai voltar para buscá-lo no fim do dia.
TEMPO E ATENÇÃO
03
A adaptação pode ser difícil para os adultos também, que precisam lidar com sentimentos de ansiedade e insegurança por deixar seu pequeno com pessoas que, por enquanto, são desconhecidas. Respeite seu tempo e se dê atenção!
INTERESSE
04
Demonstre interesse sobre os acontecimentos da escola e mantenha um diálogo natural e respeitoso com seus filhos. E quando a criança responder, escute com atenção. Com o tempo, você verá crescer uma relação de confiança, cumplicidade e diálogo.
MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO
05
Todos temos dias difíceis. Pode acontecer de as crianças chegarem desanimadas da escola, chorando e até fazendo birra. Isso pode até ser reflexo de cansaço. Nesse momento, acolha a criança, dê colo, leve-a para casa e proporcione atividades para ela relaxar.
TRANSMITA CONFIANÇA
06
Você é a principal referência para seu filho. Então, mesmo diante das dificuldades e dos desafios da adaptação escolar, se você estiver firme e transmitir confiança, a tendência é que seu filho se sinta encorajado a confiar também.