Incentivar uma criança a ler, desde o nascimento, é fundamental para o seu desenvolvimento não só intelectual mas cultural e social. Por meio dos livros, podemos aprender sobre os mais diversos assuntos, vivenciar outras experiências, ampliar nossas perspectivas e assim nos tornarmos mais cultos e mais humanos. A leitura acaba muitas vezes ficando restrita às demandas escolares,  porém o maior formador de leitor não é a escola: é o afeto. Por isso, é muito importante que os pais participem desse processo, leiam para seus filhos e os incentivem.

Para ajudá-los a tornar esse momento ainda mais especial, nós do Clube Quindim e o Habitissimo relacionamos algumas dicas para que você se anime a preparar um cantinho da leitura para seu filho, no quarto das crianças. São ideias simples e que podem estimular a criançada a viver momentos especiais com os livros e com você. Ao final do artigo, você pode também baixar nosso infográfico 10 dicas para seu cantinho da leitura, com toques especiais do Clube Quindim sobre pequenos detalhes que farão toda a diferença no seu espaço.

Afinal, não é preciso construir grandes projetos e nem gastar uma quantia muito grande. Com soluções práticas, dá para criar uma decoração lúdica, aconchegante e bem convidativa.

Atraia a atenção com algo que a criança goste

1 2

Deixe o seu espaço divertido, com temas de que a criança goste. Os puffs são uma excelente opção para o cantinho da leitura da criançada e este exemplo, com estampa de bola, pode agradar a galera que ama futebol. Aí é só deixar os livros em uma altura que possam ser retirados e colocados com facilidade, sem a necessidade de bancos ou escadinhas. Quanto mais acessível, melhor!

Qualquer espaço do quarto das crianças pode ser ideal

2 2

Nesta outra ideia, é só você escolher uma parede vazia no quarto das crianças e colocar um adesivo de parede em formato de árvore. Depois você complementa com prateleiras para armazenar os livros. Jogue algumas almofadas no chão bem confortáveis e pronto. Você cria um cantinho delicioso para a leitura no quarto das crianças.

Use materiais recicláveis

3 2

E como a gente tem ouvido falar bastante de sustentabilidade e reutilização, esta dica se encaixa super bem. Os tão conhecidos caixotes de madeira são práticos, fáceis de usar, montam uma estante de livros que se adequa a qualquer espaço e ainda são super modernos. Este cantinho foi montado com algumas caixas revestidas de tinta branca. E para ficar bem seguro é só fixar umas as outras com parafusos e depois na parede, também.

Uma área maior para quartos mais espaçosos

4 2

Se a turma gosta mesmo é de se esparramar no chão, tapetes confortáveis, colchonetes e colchões ficam perfeitos em áreas maiores. E olha que divertida a solução da tenda. Nada complicado e muito simples de instalar. Uma área acolhedora, lúdica, bem arejada e com bastante luminosidade natural para as crianças passarem horas lendo seus contos preferidos.

Otimize o espaço com soluções simples

5 2

E para fechar com “chave de ouro” vamos falar dos espaços reduzidos. Atualmente a maioria dos empreendimentos são de moradias mais compactas. Mas isso não impede que você monte um cantinho de leitura cheio de personalidade. É perfeitamente possível usar algumas soluções para aproveitar cada área do quarto das crianças. Nesta ideia, a parede sobre a cama abrigou uma prateleira, que fica ao alcance da criança. O destaque ficou para a lateral da cama, que conta com um painel em madeira charmoso que ainda serviu de estante para os livros. Lembre-se sempre de focar no conforto, na boa iluminação e na ventilação do cantinho da leitura.

Baixe mais dicas em nosso infográfico 10 dicas para seu cantinho da leitura.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!