O Clube de Leitura Quindim presta a sua homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, que há nos deixou em 2012. Como ele dizia: “Saudade, sentimento que a gente cultiva com regador para preservar o cheiro de terra encharcada.”

O escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós nasceu em 1944. Bartolomeu é considerado um dos mais importantes autores brasileiros para crianças e jovens. Faleceu em janeiro de 2012 deixando mais de 60 livros publicados.

Pela sua obra e seu trabalho em prol da leitura, recebeu vários prêmios e condecorações como: Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil (Espanha), Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira e Medalha Santos Dumont (Governo do Estado de Minas Gerais). Recebeu, ainda, láureas literárias importantes como o Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, o Prêmio Jabuti, os prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e da Academia Brasileira de Letras.

Uma grande característica do escritor Bartolomeu Campos de Queirós é a sua prosa poética, que evidencia a fantasia. Essa fantasia, no diálogo com o real, estabelece um jogo, convidando o leitor a refletir e a exercitar a sua imaginação.

O Clube de Leitura Quindim já enviou para os seus leitores algumas obras do Bartolomeu. Confira a seguir.

3 Obras de Bartolomeu Campos de Queirós já enviadas PARA A fAMÍLIA qUINDIM

Raul luar bartolomeu campos queirós
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Editora:
RHJ

1 – Raul luar

O poema Raul luar é um anagrama – espécie de jogo de palavras que rearranja as letras de uma palavra ou frase, produzindo outras palavras – que brinca com o jogo do concreto e do abstrato. Enquanto o texto chama a atenção para questões concretas, as ilustrações, basicamente com linhas, cores contrastantes e círculos, incentivam o imaginário do leitor.

 o olho de vidro do meu avô bartolomeu campos de queirós
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Editora:
Moderna

2 – O olho de vidro do meu avô

Uma belíssima história contada em primeira pessoa por um narrador-personagem. Em várias passagens do livro, este narrador questiona-se sobre o que o olho de vidro do seu avô pode enxergar. São essas dúvidas do neto que levam o leitor a participar da história por meio da imaginação e das experiências de seu cotidiano, dando vida ao que lê.

Mais com mais dá menos (escritor Bartolomeu Campos de Queiros, ilustrador Marcelo Drummond e Marconi Drummond, editora RHJ).
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Ilustradores:
Marcelo Drummond e Marconi Drummond
Editora: RHJ

3 – Mais com mais dá menos

Com sua escrita poética, Bartolomeu relata as possibilidades e os diferentes caminhos que um menino poderia seguir se não fosse avarento. A história mostra a solidão de alguém que tem tudo mas não o essencial: pessoas com quem compartilhar. O autor entrega nas entrelinhas a estrutura de uma sociedade capitalista, organizada para o consumo de bens materiais. A obra Mais com mais dá menos tem uma paginação arrojada e as ilustrações dos irmãos Drummond dialogam com a arte gráfica contemporânea.

Confira todas as obras de Bartolomeu Campos de Queirós já enviadas pelo Clube Quindim na nossa página de Seleções, clicando aqui.

Assine clube de leitura quindim

Bartolomeu Campos de Queirós: um ativista da leitura no Brasil

Bartolomeu também foi um dos principais ativistas em prol da leitura no Brasil. Foi um dos fundadores do Movimento por um Brasil Literário. Escreveu o manifesto do Movimento, que você pode encontrar aqui.

No documentário A palavra conta, realizado pelo Movimento por um Brasil Literário, podemos assistir Bartolomeu e outros brasileiros contando como se tornaram leitores:

Para o escritor Bartolomeu, a fantasia é o que existe de mais importante na construção do mundo”. O Quindim convida todos os seus leitores a abrir um livro e fantasiar!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar