A oferta de livros infantis é grande, e o tempo, às vezes, curto demais para conseguirmos escolher os melhores livros infantis para as crianças. Mas não se preocupe! O Clube de Leitura Quindim ajuda você e traz uma lista especial de livros para ler com crianças de 11 anos. Todas as obras foram selecionadas pela nossa equipe de curadoria, que conta com nomes como Ana Maria Machado e Ziraldo, e enviados para os nossos assinantes de todo o Brasil! Então, não perca tempo e confira essa lista pra lá de especial:

LIVROS PARA CRIANÇAS DE 11 ANOS

8 livros para crianças de 11 anos: Capa do livro Leocádio, o leão que mandava bala do Shel Silverstein, editora Companhia das Letras
Autor: Shel Silverstein
Tradutor: Antonio Guimarães
Editora: Companhia das Letrinhas

Leocádio, o leão que mandava bala

Está é a primeira obra da nossa lista de livros para crianças de 11 anos. Leocádio é um leão que vive tranquilo em sua floresta quando, um dia, um caçador aparece por lá. Mais curioso do que amedrontado, o leão acaba conhecendo o caçador e, consequentemente, o bicho homem. É então que as aventuras de Leocádio começam. O nosso protagonista aprende a atirar como os homens, a se portar como um deles e então parte para viver na cidade. Narrada de uma forma superdivertida, essa obra de Shel Silverstein, autor de grandes clássicos da literatura infantil, nos faz refletir sobre a necessidade de nos encaixarmos em um padrão para sermos bem-sucedido na sociedade.

Livros para crianças de 11 anos: Capa do livro: james e o pêssego gigante do escritor Roald Dahl
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: 34

James e o pêssego gigante

Além de ser um dos livros para crianças de 11 anos que recomendamos, este também é um livro infantil já adaptado para filme, então talvez esse título seja familiar. Nesta obra escrita por Roald Dahl, mesmo autor de clássicos como A fantástica fábrica de chocolate e Matilda, vamos conhecer o menino James, que, após a morte de seus pais, passa a morar com duas tias malvadas. É lá que James encontra um pêssego gigante que o levará para grandes aventuras ao lado de insetos enormes que se tornam seus amigos. Mas, durante essa jornada, o que o garoto vai descobrir de mais surpreendente é a importância da amizade verdadeira.  


Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Livros para crianças de 11 anos: A praia dos inúteis
Escritor: Alex Nogués
Ilustradora:
Bea Enríquez
Tradutora:
Maria João Moreno
Editora:
Biruta

A praia dos inúteis

Algumas pessoas sonham em serem bailarinas quando crescerem, outras em serem astronautas e algumas em serem uma estrela do rock. Mas não a protagonista dessa obra. Quando ela crescer, ela quer ser inútil. É com essa informação que começamos a leitura desse livro e acompanhamos uma menina amante da arte, mas que sempre acaba ouvindo que precisa fazer algo para “ganhar a vida”. Mas, afinal, quanto vale um pintor? Quanto vale um músico? As crianças vão se encantar com essa história comovente enquanto mergulham numa discussão importante sobre o valor da cultura e da arte.

Livros para crianças de 11 anos: Clarice do escritor Roger Mello
Autor: Roger Mello
Ilustrador: Felipe Cavalcante
Editora: Global

Clarice

Clarice é uma obra de extrema importância, principalmente no cenário atual. Aqui, acompanhamos duas crianças e suas vivências durante o período da ditadura militar. É um livro recheado de suspense, que não nos entrega mensagens claras, mas nos convida a decifrá-las. Afinal, como viviam as crianças nesse período tão difícil? Qual o impacto dessa situação em suas vidas? Uma obra vital para que possamos guardar na memória um momento doloroso da nossa História, em respeito a todas as vidas perdidas, e que nos ajuda a lembrar o que acontece quando a opressão, a censura e o autoritarismo vence.

Veja também: Literatura infantil e ditadura militar: crítica que driblou a censura

Livros do Ziraldo: historia de dois amores do autor Carlos Drummond de Andrade
Escritor: Carlos Drummond de Andrade
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Companhia das Letrinhas

História de dois amores

Você conhece a expressão “com a pulga atrás da orelha”? Bem, com o elefante, Osbó, essa expressão tomou uma forma bem literal e ele descobre uma pulga, na verdade, um pulgo, vivendo atrás de sua orelha. Juntos, Osbó e o pulgo Pul viverão grandes aventuras e descobrirão o poder transformador do amor. Escrito por Carlos Drummond de Andrade, essa obra também é ilustrada por outro grande nome da literatura brasileira: Ziraldo. O autor do clássico da literatura infantil brasileira, O menino maluquinho, também é curador do nosso clube do livro infantil e ajuda a selecionar os livros que enviamos mensalmente para crianças de todo o Brasil!

Livros para crianças de 11 anos: zumbi assombra quem
Escritor: Allan da Rosa
Ilustrador: Edson Ikê
Editora: Nós

Zumbi assombra quem?

O próximo na nossa lista de livros infantis para crianças de 11 anos é Zumbi assombra quem? Nesta obra, o menino Candê descobre Zumbi. Mas não aquele zumbi morto-vivo que vemos na televisão. Não. Candê descobre a importância da figura histórica de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra no Brasil. Uma obra de extrema importância e que fala sobre ancestralidade, cultura e luta. Além disso, as ilustrações de Edson Ikê são muito potentes, especialmente quando lidas junto do texto. Não deixe de explorá-las ao ler essa obra!

Livros para crianças de 11 anos. Capa do livro uma escuridão bonita do autor Ondjaki, editora Pallas
Autor: Ondjaki
Ilustrador: Antônio Jorge Gonçalves
Editora: Pallas

Uma escuridão bonita

Se você está procurando um livro para os pequenos de 11 anos que seja encantador e tocante, esse é o livro certo! Aqui, somos levados de volta para os preciosos momentos e sensações que nos tomam diante do nosso primeiro amor. Inundados pela escuridão do apagão da cidade, dois jovens contemplam a simplicidade da luz dos carros que circulam pela rua enquanto descobrem os segredos escondidos em seus corações. Com uma narrativa leve e delicada, Ondjaki nos sensibiliza com um vislumbre dos momentos mais simples e mais valiosos da vida desses dois jovens.

Livros para crianças de 11 anos: loira do banheiro
Escritora: Januária Cristina Alves
Ilustrador: Berje
Editora: FTD

A loira do banheiro e outras assombrações do folclore brasileiro

Quem nunca viveu grandes momentos de tensão ouvindo histórias assustadoras sobre a Loira do Banheiro? A última indicação da nossa lista de livros para crianças de 11 anos proporciona uma ótima chance de apresentar o ícone que é essa personagem do folclore brasileiro para o seu filho. Além disso, o livro traz outras assombrações perfeitas para conhecer numa noite escura e chuvosa. Então, é só montar um clima repleto de tensão e compartilhar as histórias das assombrações mais queridas do Brasil com as crianças. E, se você não tem ideia de quem seja a loira do banheiro, o que você está esperando para ler esse livro com os pequenos e descobrir?