Se você tem uma criança que adora ler em casa, provavelmente já passou pela fase em que ela se apaixona por uma obra e pede para você ler essa mesma história incansavelmente para ela. Mesmo que o livro em questão seja muito bom, sabemos que uma hora os próprios pais até decoram a narrativa! Por isso, o Clube Quindim separou uma lista de sugestões de livros infantis para quem está cansado de ler sempre os mesmos livros com as crianças. As obras foram enviadas para os nossos assinantes no mês de janeiro de 2021!

Sugestões de livros infantis para crianças de 0 a 2 anos

Monstros (autora Alice Hoogstad, editora Ameli)
Autora: Alice Hoogstad
Editora: Ameli

Monstros

Neste livro, a personagem desenha monstros para lhe ajudar a colorir sua cidade. Monstros de diferentes cores, tamanhos, formatos! E quem nunca quis que as criações de sua imaginação ganhassem vida para viver grandes aventuras junto delas? Com a ajuda dos monstros, a personagem e outras crianças colorem toda a cidade! Mas o que será que os adultos vão pensar sobre isso? Um livro que faz, ainda, um convite aos pequenos: que tal ajudar as personagens a pintar toda a cidade? Você pode conferir mais sugestões de livros para incentivar a criatividade das crianças em nosso blog.

Veja também: 10 livros para incentivar a criatividade das crianças

Passariques do meu quintal (escritoras Blandina Franco e Tatiana Belinky, ilustrador José Carlos Lollo, editora Globinho)
Escritoras: Blandina Franco e Tatiana Belinky
Ilustrador: José Carlos Lollo
Editora: Globinho

Passariques do meu quintal

Neste livro muito divertido, conhecemos muitos passarinhos por meio dos limeriques de Blandina Franco e Tatiana Belinky e as aquarelas de José Carlos Lollo! Você sabe o que são limeriques? São poemas em versos curtos, ritmados e com um nonsense divertidíssimo. No Brasil, muitos se aventuraram no gênero, como Clarice Lispector, mas quando se fala em limerique… se fala em Tatiana Belinky. Ela publicou várias obras com esse gênero, contribuindo para popularizá-lo na literatura infantil brasileira. E essa gigante faz uma participação neste livro, com quatro limeriques bem divertidos!

Sugestões de livros infantis para crianças de 3 a 5 anos

Quer ler um livro comigo? (escritor Lawrence Schimel, ilustrador Thiago Lopes, editora Callis)
Escritor: Lawrence Schimel
Ilustrador: Thiago Lopes
Editora: Callis

Quer ler um livro comigo?

Compartilhar leituras é maravilhoso, não é? De nossas sugestões de livros infantis, esta é uma que fala justamente sobre isso! Antônio procura alguém para ler com ele, mas parece que todos estão muito ocupados. Com quem ele poderá ler sua história? Com a correria do dia a dia, é provável que você se identifique com essa obra, afinal, quem nunca passou pela situação de não conseguir dar plena atenção para o seu pequeno por estar super atarefado? Mas, neste livro, o pequeno encontra um ótimo companheiro de leitura. Quem será que irá ler uma história com ele?

Quer ler um livro comigo? (escritor Lawrence Schimel, ilustrador Thiago Lopes, editora Callis)
Autora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Cortez

O caminhão

A próxima obra na nossa lista de sugestões de livros é O caminhão. Aqui, Marina aguarda a chegada do caminhão. E o que traz o caminhão? Por quais caminhos ele passa? E, se chover, ele consegue chegar? Uma história sobre espera e expectativa, sobre cheiro de terra, paisagens e viagens. Sobre costumes familiares e as novidades que rompem com a rotina.

Sugestões de livros infantis para crianças de 6 a 8 anos

Griso, o único (autor Roger Mello, editora Global)
Autor: Roger Mello
Editora: Global

Griso, o único

O que você faria se fosse totalmente único? Ou será que você já é? Neste livro, Griso, o último unicórnio, busca seu igual. Será que ele irá encontrá-lo? Como disse Kveta Pacovská, o livro ilustrado é a primeira galeria de arte da criança. E este livro é um verdadeiro passeio pela História da Arte mundial. Para criar esta obra, Roger Mello se inspirou em escolas artísticas de todo o mundo, em diferentes períodos históricos, passando pela arte germânica, grega, indiana e muitas outras! Griso, o único também é uma obra muito boa para falar sobre a construção da identidade infantil com o seu pequeno!

Veja também: Quem é seu filho? Como apoiar a criança na construção de sua identidade?

Livros sobre empatia para crianças: Bicos quebrados (escritor Nathaniel Lachenmeyer, ilustrador Robert Ingpen, editora Global)
Escritor: Nathaniel Lachenmeyer
Ilustrador: Robert Ingpen
Editora: Global

Bicos Quebrados

Bicos quebrados é uma das nossas sugestões de livros infantis se você estiver em busca de uma obra que trate de empatia e alteridade. Um dia, o bico do pardal quebra. Agora, ele já não consegue se alimentar com facilidade. Os outros pardais são mais ágeis, e as migalhas não caem de seus bicos. Ele parece não ter saída, até que um estranho enxerga nele seu igual. Exercitar a empatia e entender a dor do outro não é fácil. Talvez por isso muitas vezes acabamos nos distanciando de pessoas em situações diferentes da nossa. Deixamos que elas se tornem invisíveis a nossos olhos. Mas essa é uma obra muito potente para reavaliarmos essas questões dentro de nós e renovarmos nosso olhar.

Sugestões de livros infantis para crianças de 9 a 12 anos

O maestro, o cuco e a lenda (autor Wagner Willian, editora Texugo)
Autor: Wagner Willian
Editora: Texugo

O maestro, o cuco e a lenda

Quando seu avô falece, nosso personagem volta à casa onde cresceu com ele e sua mãe. E, de repente, parece se tornar criança novamente! Essa é uma história em quadrinhos cheia de cortes, às vezes sem conexão clara entre um trecho e outro, cujos personagens aparecem com diferentes caracterizações ou parecem não mudar nada por décadas. Como num sonho! Por meio da obra, vivemos as memórias deixadas pela infância do personagem, que nem sempre são uma representação fiel da realidade. Daí os cortes bruscos no andamento da história e as muitas questões em aberto que eles deixam. E todas as personagens absurdas e mirabolantes que conhecemos ao longo da narrativa: uma representação das várias emoções de Antônio, como o medo, a busca por acolhimento, a saudade.

O limpador de placas (escritor Monika Feth, ilustrador Antoni Boratynski, tradutor Dieter Heidemann, editora Brinque-Book)
Escritor: Monika Feth
Ilustrador: Antoni Boratynski
Tradutor: Dieter Heidemann
Editora: Brinque-Book

O limpador de placas

A nossa última obra da lista de sugestões de livros infantis para quem está cansado de ler sempre os mesmos livros com as crianças é O limpador de placas. Aqui, o personagem limpa todos os dias as mesmas placas: Praça Carlos Gomes, Rua Villa-Lobos, Praça Noel Rosa, Alameda Machado de Assis… Até que ele decide conhecer as obras de todos esses importantes artistas. E descobre novos mundos. E você? Já se perguntou de onde vem o nome da sua rua? Ou das principais ruas de sua cidade? Que tal pesquisar com o pequeno após a leitura dessa obra encantadora?