Ícone do site Revista | Clube Quindim

Passeios para crianças em São Paulo: 22 opções para as férias (e o ano todo)

Passeios para criancas em Sao Paulo 22 opcoes para as ferias e o ano todo capa

As tão sonhadas férias chegaram! Muito esperadas pelos pequenos, que aguardam ansiosamente pelo recesso para que possam brincar ainda mais do que já fazem todos os dias, este pode ser um momento que traz aquela dúvida aos pais e responsáveis: como ocupar as crianças neste período?

De acordo com o Seade População, em 2022, 12,55% da população do estado de São Paulo era composta por crianças de 0 a 9 anos, o que equivale a mais de 5 milhões de pequenos. Se aumentarmos a faixa etária para até 14 anos, são 18,67% da população – mais de 8 milhões de pessoas. Em outras palavras, é muita gente!

Sabendo disso, o clube de assinatura Quindim preparou uma lista com opções superlegais de passeios para as crianças. O foco aqui será na cidade de São Paulo, que concentra a maioria da população do estado paulista (26,49% da população), mas também separamos uma lista breve de parques em outros municípios do estado.

Não deixe de dar sua opinião aqui nos comentários e também de compartilhar com seus amigos, familiares e colegas para que eles tenham ideias de passeios! Ah, vale informar que os horários, atrações e preços podem variar com o passar do tempo, então é melhor entrar em contato com cada estabelecimento antes de agendar seu passeio para evitar desencontros de informação.

Passeios para crianças em São Paulo

Créditos: Dicas de Sampa

São Paulo tem muitos lugares para levar as crianças para passear e se divertir. Dá só uma olhada:

  1. Parque Ibirapuera
  2. Planetário do Ibirapuera Aristóteles Orsini
  3. Parque da Mônica
  4. Jardim Botânico
  5. Playcenter Family
  6. Planeta Inseto
  7. Biblioteca Parque Villa-Lobos
  8. Zoológico de São Paulo
  9. Parque da Ciência, do Instituto Butantan
  10. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
  11. Aquário de São Paulo
  12. Hello Park
  13. Parque da Água Branca
  14. PopHaus

1 – Parque Ibirapuera

Crédito: ZS Imóvel

O Parque do Ibirapuera é o mais famoso de São Paulo. Inaugurado em 21 de agosto de 1954, ele conta hoje com mais de 300 espécies de animais que dividem o espaço com as pessoas, além de muita vegetação.

O espaço também conta com pista de cooper, ciclofaixa, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, praças e aparelhos de ginástica, entre outras instalações.

2 – Planetário do Ibirapuera Aristóteles Orsini

Crédito: Viagem em Pauta

O primeiro planetário do Brasil foi inaugurado em 1957 e é administrado pela Prefeitura de São Paulo. O local é ideal para quem deseja aprender mais sobre Astronomia e vivenciar uma experiência imersiva e diferente.

3 – Parque da Mônica

Crédito: Falando de Viagem

A Turma da Mônica fez (e ainda faz) parte da infância de muita gente, e o Parque da Mônica é o local ideal para estar ainda mais perto desses personagens. Inaugurado em 2015, é o maior parque coberto da América Latina, com 12 mil m² e muitas atrações para a criançada – e também para os adultos.

4 – Jardim Botânico

Crédito: Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

O Jardim Botânico de São Paulo foi fundado em 1928 e é um verdadeiro deleite aos olhos dos amantes da botânica. O foco do local é enfatizar a importância da natureza e dos cuidados com a biodiversidade, o que se dá em aproximadamente 360 mil m², com mais de 350 espécies diferentes de árvores e animais.

5 – Playcenter Family

Crédito: Divulgação

O Playcenter Family é um belo parque para a diversão de toda a família. Ele conta com atrações imperdíveis, teatro e jogos divertidos, além de ter salões de festa para comemorações com a criançada.

6 – Planeta Inseto

Crédito: De Mãe em Mãe

Os amantes de formigas, abelhas e afins encontrarão aqui uma atração e tanto. O Planeta Inseto é o único jardim zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Ibama e pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, com atrações como tenébrio comum, barata-de-madagascar, barata-cabeça-da-morte, bicho-pau e sauva-limão, entre outras.

7 – Biblioteca Parque Villa-Lobos

Crédito: Áreas Verdes das Cidades

É claro que em uma lista de passeios para crianças em São Paulo do Clube Quindim não poderia faltar uma biblioteca! O acervo físico conta com mais de 30 mil itens atualizados semanalmente, com foco na literatura nacional e estrangeira (japonesa, alemã, americana e italiana, entre outras), além de revistas, gibis, jornais, jogos e DVDs.

8 – Zoológico de São Paulo

Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Inaugurado em 1958, o Zoo SP tem como prioridade a conservação da diversidade de vidas. Por isso, suas ações são realizadas sobre quatro pilares: pesquisa científica; educação para conservação; lazer como forma de conexão das pessoas com a natureza; e conservação de espécies ameaçadas de extinção. São mais de 3 mil animais de mais de 430 espécies.

9 – Parque da Ciência, do Instituto Butantan

Crédito: Comunicação Butantan / Divulgação

O Parque da Ciência Butantan foi criado para melhorar o atendimento de milhares de visitantes nacionais e estrangeiros que chegam ao Instituto todos os anos. Ele fica em uma área verde de aproximadamente 725 mil m² e seu objetivo é inspirar o interesse e curiosidade pela ciência e pela pesquisa através de ações ambientais, educativas e de lazer.

10 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Crédito: Reprodução / SP1 / Globo

A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato é a mais antiga biblioteca infantil e juvenil ainda em funcionamento no Brasil. Reaberta em 2021 depois de um período fechada em decorrência da pandemia, ela conta com um espaço dedicado à primeira infância, com livros e brinquedos voltados a crianças de 0 a 6 anos. Se o seu filho gosta dos livros do Clube Quindim, provavelmente irá amar o espaço!

11 – Aquário de São Paulo

Crédito: Divulgação

Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo é o primeiro aquário temático da América Latina. Ele conta com 15 mil m² e 4 milhões de litros de água, onde é possível encontrar milhares de animais de centenas de espécies. Além disso, o espaço é referência em tratamento, manejo e bem-estar dos animais, tendo contribuído com muitos projetos de conservação de animais em ambiente natural.

12 – Hello Park

Crédito: Divulgação

O Hello Park é a maior rede de parques multimídia do mundo, com atrações que se transformam de acordo com a imaginação. Com uma combinação de projeções coloridas, jogos multimídia e instalações físicas, a ludicidade está garantida. Além da diversão “tradicional”, ainda é possível comemorar aniversários no local, em uma experiência que certamente ficará marcada para os pequenos.

13 – Parque da Água Branca

Crédito: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de SP

Oficialmente chamado de Parque Doutor Fernando Costa, mas conhecido como Parque da Água Branca, ele tem 137 mil m² e conta com atrações como a Casa do Caboclo, o Relógio do Sol, o Aquário e o Museu Geológico. O espaço também conta com um Centro de Referência em Educação Ambiental e uma Arena Hípica.

14 – PopHaus

Crédito: Sobreviva em São Paulo

O PopHaus é o primeiro parque de brinquedos infláveis e trampolins da América Latina. Inaugurado no Brasil em 2017, ele mistura aventura, lazer e atividade física, tendo como missão proporcionar alegria e diversão para toda a família em um espaço seguro, com brinquedos inovadores e excelência no atendimento.

Além deste endereço em Santo Amaro, na Zona Sul, também há uma unidade no Tatuapé, Zona Leste.

Passeios para crianças em outras cidades de São Paulo

Se você não mora na cidade de São Paulo ou quer diversificar um pouco o ambiente, separamos também algumas opções de passeios para crianças em outros municípios do estado. Para acessar as rotas do Google Maps, é só clicar no nome de cada um. Dá só uma olhada:

Com uma lista dessas de passeios para crianças em São Paulo, opções não faltarão para se divertir com a criançada! Ah, além de todo este investimento cultural e de diversão para os pequenos, não se esqueça de investir também na leitura com o Clube Quindim para receber, todos os meses, livros escolhidos por nossos curadores. Já impactamos mais de 15 mil crianças no Brasil!

Sair da versão mobile