Em seu aniversário de 5 anos, o Clube de Leitura Quindim chega a uma nova fase e lança uma tecnologia única e gratuita de busca de livros infantis.

5 anos de Quindim

Tendo como critério a qualidade literária nos livros infantis, nosso time de curadores especialistas já selecionou, nestes 5 anos de História, 472 livros, de 475 autores diferentes, publicados por 86 editoras. Nossa seleção sempre priorizou a literatura nacional, e, por isso, são 304 livros brasileiros e outros 176 de 25 outros países. Assim, ao longo dos anos, entregamos 180 mil exemplares, em mais de 1500 cidades espalhadas por todos os estados brasileiros. Hoje, mais de 12 mil crianças recebem mensalmente kits de livros repletos de diversidade, que falam de temas essenciais para as próximas gerações.

“Prezamos muito pela bibliodiversidade (diversidade cultural do mundo do livro) e queremos – e estamos conseguindo – sair da bolha, conversar com pessoas diferentes, de muitos lugares, e fazer as pontes”, conta Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do Clube de Leitura Quindim, a jornalista Bia Reis, em entrevista exclusiva para o jornal Estadão no Estante de Letrinhas, onde revelou as novidades que aguardam nossos assinantes e toda a comunidade do livro a partir do mês de dezembro.

Nova mascote: a capivara Quindim

meio post do blog 71
A capivara Quindim pela ilustradora Giovanna Romera

“A mudança tem a ver com a maneira como enxergamos o mundo. A capivara é um bicho brasileiro e, quando se torna mãe, conta com uma rede de apoio. Elas fazem amamentação compartilhada, cuidam dos filhotes umas das outras em uma espécie de creche. Vivem tanto no Pantanal quanto no Rio Tietê, são pacíficas e convivem até com seu predador, o jacaré. No clube, a maior parte do nosso público é mulher, é mãe. Queremos acolhê-la e não trabalhar com a culpa”, diz Renata ao Estadão.

Um novo kit, o mesmo carinho

Para comemorar os 5 anos do Clube Quindim e entrar nessa nova fase, reinventamos nosso kit e todos os materiais de apoio que acompanham o livro. Confira o que muda:

Nova estampa

Pacote com Estampa Graça Lima Busca de Livros Infantis
Estampa do pacote do Quindim assinado pela premiada artista Graça Lima

A grande artista Graça Lima, que também é curadora do Clube, assina a nova versão da estampa de nosso pacote. Com a capivara Quindim em cenas do cotidiano, como a leitura, o momento de ninar, acompanhada de muitos animais típicos da fauna brasileira, os pequenos tem muito a explorar já na embalagem de seus livros. E, é claro, tal como um presente, o kit continuará com uma etiqueta em nome da criança, para estimular sua autonomia e a percepção do próprio livro e da literatura como itens de imenso valor.

Guia do assinante

Os livros são enviados de acordo com a faixa etária das crianças? E quais são elas? Ou, então, como ler com meu pequeno? A partir de dezembro, todos os assinantes receberão em seu primeiro mês de assinatura o Guia do Assinante para responder suas principais dúvidas. O novo material apresenta a proposta do Clube, nosso time de curadores, traz dicas para realizar a leitura em família e muito mais.

Diário do leitor e Mapa de leitura

Desde o início do Clube, nossos assinantes tiveram acesso a materiais de apoio exclusivos que acompanhavam seus livros. Entretanto, a partir de dezembro, o Diário do Leitor e o Mapa de Leitura chegam em uma versão integrada e mais interativa. O Diário do Leitor, enviado apenas no primeiro mês de assinatura, tem o objetivo de estimular a leitura crítica e autonomia e registrar os momentos e impressões de leitura. Ele formará um memorial de leitura de cada leitor. Segundo Renata Nakano, “retornar depois de um tempo às impressões que tivemos de cada leitura é uma viagem ao nosso passado. E à jornada de transformação a que passamos constantemente ao longo da vida”.  O novo formato lembra um planner e conta com ilustração em flip book do artista (e curador do Clube Quindim) Renato Moriconi e uma capa da artista Anabella López, com suas próprias versões da Capivara Quindim.

Diário do Leitor e Mapa de Leitura
Nova versão de nosso Diário do Leitor com capa de Anabella López e ilustrações internas de Renato Moriconi, integrado ao Mapa de Leitura

Já o Mapa de Leitura, que a partir de agora poderá ser colado no Diário do Leitor, trará mais dicas para leitura, recomendações de livros relacionados para quem amar aquela obra, e também resumo e resenha do livro. O Mapa será ilustrado também por Graça Lima, com as mesmas personagens que estampam nosso pacote.

Busca de livros infantis: encontre o livro ideal

Qual é a pergunta que mães, pais e educadores fazem na busca de livros infantis? O que procuram em uma busca rápida? Contos de fadas, lendas brasileiras, temas específicos, livros para crianças de uma determinada faixa etária, histórias de um autor ou autora predileto, livro ilustrado?

Para auxiliar esse público, investimos em tecnologia de ponta na construção de um novo site, com um sistema de busca de livros infantis: “Passamos quase dois anos trabalhando com uma equipe de especialistas resenhando e classificando os quase 500 títulos já enviados pelo Quindim”, explica Renata. “São livros muito diversificados e de alta qualidade literária, que juntos formam um acervo riquíssimo. Agora, até mesmo o leitor mais leigo poderá criar uma lista de livros infantis de alta qualidade cruzando os filtros de acordo com o que deseja, idade, assunto, gênero literário, Competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) etc. Trata-se de uma ferramenta riquíssima e única no mundo para pais, educadores e profissionais da saúde, como psicólogos e pediatras”, continua Renata.

O sistema de busca de livros infantis será lançado no dia 1º de dezembro de 2021, dia do aniversário de 5 anos do Clube Quindim, junto do novo site, e será gratuito para assinantes e não assinantes.