Ícone do site Revista | Clube Quindim

O que é Tangram? Aprenda e conheça 10 benefícios para o seu filho

o que é tangram

Entenda a origem do Tangram, o que é e por que é ótimo para os pequenos

Você sabe o que é Tangram? Ainda que não tenha a resposta na ponta da língua, provavelmente o reconhecerá caso o veja ou até mesmo se lembrará de já ter passado alguns bons momentos na tentativa de montar o máximo de figuras possível.

É interessante que você, mãe, pai, avó, avô, tia, tio, cuidador(a) ou qualquer outra pessoa que tenha contato com crianças no dia a dia, conheça mais sobre o Tangram, pois, além de divertir os pequenos, essa pode ser uma atividade que desenvolverá muitas habilidades importantes em seu crescimento.

Continue conosco para aprender com o Clube Quindim algumas informações interessantes, inclusive sobre para que serve o Tangram, e, assim, ter mais uma forma de passar momentos muito gostosos e divertidos com as crianças que você ama! Além disso, ao final desta matéria, há um link para imprimir o seu próprio Tangram!

O que é Tangram?

Tecnicamente, o tangram é um quebra-cabeça de dissecção. Porém, no português claro, é um quebra-cabeça geométrico composto por 7 peças (chamadas de “tans”), sendo 2 triângulos grandes, 1 médio, 2 pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo, as quais podem ser reagrupadas de inúmeras formas.

É possível obter todas essas peças ao dividir um quadrado nos formatos e direções certos. Porém, o jogo também pode ser encontrado montado, seja ele em materiais rígidos, como madeira e plástico, ou mesmo em um tangram para imprimir e cortar as peças no papel. Se quiser conhecer outras brincadeiras divertidas para fazer com os pequenos, você pode conferir em nosso blog qual a brincadeira ideal para a faixa etária do seu filho!

Veja também: Brincadeira de criança: conheça a melhor para a idade do seu pequeno

Qual é a origem do Tangram?

Embora se saiba que esse é um quebra-cabeça chinês, a data de criação é incerta, já que há várias contestações nesse sentido. Porém, provavelmente, o tangram surgiu no final do século XVIII, de acordo com o livro The Tangram Book: The Story of the Chinese Puzzle With over 2000 Puzzles to Solve (2003), de Jerry Slocum.

Etimologicamente, a origem da palavra Tangram também não é clara. Há quem afirme que seja um composto do elemento grego “-gram”, derivado de γράμμα (caractere escrito, letra, aquilo que é desenhado), enquanto o elemento “tan-” pode ter sua origem no chinês “t’an” (estender) ou o cantonês “t’ang”.

Seja qual for a origem do Tangram, acredita-se que a primeira vez que a palavra foi usada tenha sido no livro Geometrical Puzzle for the Young, do matemático Thomas Hill, datado de 1848. A palavra foi oficialmente reconhecida no idioma inglês quando foi incluída no American Dictionary, de Noah Webster, em 1864.

Quantas figuras é possível formar com o Tangram?

Depende muito da fonte. Há quem diga que seja possível formar aproximadamente 1.700 figuras, enquanto outros afirmam que o número pode chegar a 5.000. Seja como for, é certo que milhares de figuras podem ser montadas com as 7 peças do Tangram.

Para que serve o Tangram? O que o uso do Tangram desenvolve? Quais são os benefícios do Tangram para crianças?

O assunto “para que serve o Tangram” já foi abordado de várias maneiras na literatura. Um dos exemplos é o estudo Spatial Training Improves Children’s Mathematics Ability, de Yi-Ling Cheng e Kelly S. Mix, de 2012.

Este estudo testou se treinamentos mentais de rotação melhorariam o desempenho em matemática em crianças de 6 a 8 anos, as quais tiveram suas habilidades com números e matemática testadas previamente e, então, foram divididas em dois grupos.

Um grupo, então, recebeu uma única sessão de treinamento mental de rotação usando uma tarefa de completar objetos que já tinha melhorado as habilidades espaciais de crianças dessa idade, de acordo com o estudo The importance of gesture in children’s spatial reasoning (Ehrlich, Levine & Goldin-Meadow, 2006).

O outro grupo completou atividades de caça-palavras.

Constatou-se, então, que quem estava no grupo de treinamentos espaciais melhorou significativamente nos problemas de cálculo, enquanto as crianças do grupo de controle não melhoraram em nenhuma tarefa de matemática.

Análises posteriores revelaram que a melhoria no grupo de treinamento espacial ocorreu fortemente graças ao melhor desempenho em problemas de termos faltantes (por exemplo, 4 + __ = 11).

O Tangram na educação infantil

Como nós já vimos o que é um Tangram, um quebra-cabeça geométrico de rotação, ele também se aplica aqui, o que mostra claramente suas vantagens para os pequenos.

Podemos, então, perceber vários benefícios do Tangram para crianças, como os seguintes, alguns dos quais são debatidos por professores que defendem o uso do Tangram na educação infantil:

  1. Classificação de formas;
  2. Compreensão mais forte de relações espaciais;
  3. Desenvolvimento de sentimentos positivos sobre geometria;
  4. Aquisição de um vocabulário mais preciso para a manipulação de formas (“girar” e “virar”, por exemplo);
  5. Aprendizado do significado de congruência (qualidade de duas figuras de mesmo formato e tamanho);
  6. Aprimorar habilidades de rotação espacial;
  7. Entretenimento e diversão dos pequenos sem precisar recorrer a telas;
  8. Potencialização das habilidades de pensamento crítico;
  9. Desenvolvimento das habilidades de solução de problemas;
  10. Incentivo à criatividade.

Se quiser saber mais sobre outras maneiras de estimular o raciocínio lógico infantil e a matemática além do Tangram na educação infantil, você pode conferir mais dicas aqui em nosso blog!

Veja também: 4 maneiras de estimular o raciocínio lógico infantil e a matemática

Tangram para crianças: atividade que alia diversão ao aprendizado

Depois de conhecer a origem do Tangram, seus benefícios e até a lenda do Tangram, você não vai querer deixar o seu pequeno de fora dessa, não é?

Após aprender o que é Tangram, queremos ouvir de você: seu filho já brincou com este quebra-cabeças? Você notou algo de diferente em sua relação com a matemática e a geometria?

Sair da versão mobile