Ícone do site Revista | Clube Quindim

dislexia infantil – O que é e Como identificar?

o que e dislexia infantil

Você sabe o que é dislexia infantil? Esta é uma condição bastante conhecida pela sociedade, até mesmo por quem nunca tenha tido um caso na família ou em seu convívio social, mas a identificação nem sempre é tão simples assim. E os sinais importantes podem passar despercebidos.

De acordo com a Dyslexia International, organização sem fins lucrativos, a dislexia acomete pelo menos uma a cada 10 pessoas. Isso significa então que aproximadamente 780 milhões de pessoas em todo o mundo podem apresentá-la. 

É por isso que torna-se tão importante saber como identificar dislexia infantil, afinal isso faz com que todos os envolvidos possam ajudar a criança ou jovem e, assim, evitar que a condição afete sua aprendizagem e socialização.

Continue conosco para entender melhor o que é a dislexia em crianças, quais são alguns dos possíveis sinais e como identificá-los, mesmo que ainda sejam sutis.

O que é dislexia infantil?

A dislexia infantil é um distúrbio da linguagem de origem neurobiológica e causado por uma alteração nos cromossomos, a qual tem caráter hereditário, ou seja, que pode passar de pai para filho.

O principal sintoma é a dificuldade de entender letras e palavras escritas ou outros símbolos gráficos, o que pode afetar o processo de aprendizagem, especialmente na leitura e na escrita.

Ela pode se manifestar em diferentes graus, de leve a intenso, e seus portadores podem ter dificuldade de estabelecer o que é chamado de memória fonêmica, ou seja, associar as letras (forma gráfica) aos fonemas (sons que as letras fazem quando as verbalizamos).

A dislexia em crianças acontece por conta de uma alteração hereditária nos cromossomos, o que significa que a condição é comum entre pessoas da mesma família.

Um estudo da Universidade de Harvard sugere que hormônios específicos podem estar associados com a dislexia, particularmente a testosterona, que pode causar um desenvolvimento excessivo do hemisfério direito do cérebro durante o estágio fetal.

Além disso, Mary-Louise Kean, psicobióloga do Center for the Neurobiology of Learning and Memory, diz que a dislexia tende a acontecer em conjunto com outras condições geneticamente relacionadas, que muitos disléxicos são canhotos e apresentam um alto nível de alergias.

dislexia infantil: COMO IDENTIFICAR ?

Este é um assunto super importante a se tratar. Se o seu filho vai mal na escola, isso pode não estar associado a uma falta de interesse do pequeno ou a dificuldades comuns de aprendizado, mas, sim, a uma condição de dislexia infantil, por exemplo.

Geralmente, é mais fácil proceder com o diagnóstico da dislexia na educação infantil, já que este é um transtorno de linguagem e que, por isso, costuma aparecer no final da alfabetização e nos primeiros anos da escola, especialmente no 1º e 2º anos.

Porém, ainda assim, é importante destacar que certos sinais podem aparecer até mesmo antes da idade escolar, ou seja, o olhar dos pais, familiares e amigos é fundamental para ajudar em um diagnóstico precoce, que, por sua vez, ajuda a lidar muito melhor com essa condição.

Inclusive, é possível que adultos também manifestem sintomas de dislexia, apesar de ser menos comum do que a dislexia na educação infantil, de fato, mas também pode acontecer.

Se você quer saber como identificar dislexia infantil, alguns dos principais sinais de alerta para a condição são os seguintes:

Dislexia infantil: Sinais aNTES DA ESCOLA

Dislexia infantil: sinais NA IDADE ESCOLAR

dislexia infantil: sinais NA ADOLESCÊNCIA E NA FASE ADULTA

Veja também: Por que ler com uma criança já alfabetizada? Veja 5 razões

Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia: o que é isso?

Dentro das dificuldades de aprendizagem, é possível diferenciá-las especificamente de acordo com o que é apresentado por cada criança, jovem ou adulto. Elas se dividem entre as seguintes áreas, acompanhadas de sua etimologia, com base em “Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia”, de Diana Tereso Coelho:

Portanto, ainda que possam ser contempladas dentro do mesmo conjunto, dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia se dividem especificamente naquilo que as pessoas apresentam dificuldade.

Veja também: Benefícios da leitura: muito além de aumento de vocabulário

Quem pode identificar a dislexia na educação infantil?

Geralmente, os primeiros sinais são de dislexia na escola ou em atividades feitas na infância, ou seja, podem ser notados pelos pais e professores, diretamente envolvidos com a aprendizagem dos pequenos. Por isso é tão importante saber como identificar dislexia infantil até mesmo em pequenas manifestações.

Antes do diagnóstico, é importante descartar as possibilidades de outras condições, como déficit de atenção, problemas visuais e auditivos, questões emocionais, psicológicas e até mesmo socioeconômicas, além de lacunas prévias na aprendizagem.

Quando essas situações forem excluídas, então a dislexia em crianças deve ser acompanhada por psicólogo, psicopedagogo, médico, neurologista e fonoaudiólogo, de modo a ter uma abordagem completa sobre o tema e, assim, ajudar no tratamento.

A dislexia ainda não tem cura, mas pode ser tratada por uma equipe completa de profissionais. Assim, os comprometimentos tendem a ser melhor superados pelas crianças (e até por adultos) que se deparam com a condição.

Depois de saber o que é dislexia infantil, não se esqueça que é fundamental ajudar os pequenos neste processo, e o Clube Quindim ajuda diretamente neste sentido, com livros escolhidos por um time de grandes especialistas. Assim, eles poderão desenvolver o maravilhoso interesse pela leitura e levá-lo para suas vidas!

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


Sair da versão mobile