A televisão chama atenção, as redes sociais trazem uma profusão de imagens que parecem sugar seu interesse e qualquer motivo leva a uma distração. Ler livros na era da informação não é tarefa fácil. Estamos condicionados a um dinamismo e a uma velocidade que muitas vezes desafiam a tranquilidade e o silêncio cadenciados pelo momento da leitura – e o volume de informação a que estamos submetidos realmente é monstruoso: uma pesquisa da Universidade da Califórnia diz que estamos consumindo mais de 100 mil palavras por dia.

Por outro lado, abrir espaço para a literatura na sua vida, e na vida do seu filho, contribui para combater a ansiedade, ampliar o vocabulário e o senso crítico, fortalecer a memória, aprimorar o senso de empatia e o desenvolvimento cognitivo. Mas como ler mais diante de tantos desafios? Para ajudar você nessa tarefa, reunimos dicas de especialistas como o autor Neil Pasricha, da “Harvard Business Review”. Confira:

1. Mantenha os livros acessíveis

Quando os livros ficam guardados em caixas, em uma prateleira alta ou em um cômodo que a família não frequenta muito, têm menos apelo, e acabam sendo menos lidos. Isso vale especialmente para as crianças pequenas. Mantenha os títulos à vista na sua casa, na sala ou em outros ambientes em que a família passe bastante tempo. Assim fica fácil que você ou os pequenos se lembrem dos livros que têm e de arrumar um tempinho para a leitura.

2. Controle o tempo com o smartphone

Sabemos do apelo que os smartphones têm sobre nós atualmente. Com eles, resolvemos pendências, lemos notícias, assistimos a vídeos, nos comunicamos com amigos, entre outras coisas. Por outro lado, perdemos muito tempo com o aparelho – tempo que poderia ser aproveitado para ler mais. Para reduzir o acesso, tire os aplicativos da tela inicial, para ficar menos tentado a mexer neles. Você também pode travar o smartphone e manter o carregador do aparelho em um cômodo distante, medidas que contribuem para que você passe um período menor com a tela à mão.

3. Busque boas indicações de leitura

Ler sobre literatura e buscar boas indicações de leitura ajuda a ter ideia de títulos que possam te agradar e aguçar sua vontade de ler. Jornais e revistas fazem boas curadorias de livros. Hoje, há também canais de YouTube e podcasts destinados ao assunto. Busque aqueles que mais agradam você ou que abordem seus gêneros literários preferidos.

4. Aposte em livros de papel

O autor Neil Pasricha diz que, quando você lê em um tablet ou e-reader, fica a um clique de distância de checar seu e-mail, olhar as redes sociais e, enfim, se distrair da leitura. Ler livros de papel, com páginas de papel, contribui para que você possa ler mais.

5. Registre metas e observações sobre a leitura

Fazer uma lista de livros que quer ler e registrar suas impressões sobre eles pode funcionar como mais uma motivação de leitura. O mesmo vale para os pequenos: utilizar um diário de leitura, como o que o Clube Quindim oferece, e preenchê-lo com eles serve, ainda, para que a criança reflita sobre a história, expanda o vocabulário e se apaixone mais e mais pelo ato da leitura.

6. Insira a leitura na sua rotina diária

Criar um tempo específico para ler diariamente é outra dica eficaz. Pode ser o momento antes de dormir, por exemplo. Afinal, vale lembrar que passar os minutos antes do sono assistindo televisão ou olhando a tela do smartphone influenciam negativamente na qualidade do relaxamento – a luz inibe a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono. O mesmo vale para as crianças: crie um ritual diário de leitura com elas para estimulá-las.

7. Crie um ambiente tranquilo para ler

A tranquilidade e o silêncio ajudam a fazer uma leitura mais focada e produtiva. Assim, tente manter seu tempo de leitura em um espaço tranquilo, sem barulho, com o celular desligado e quando sabe que não será interrompido. Para as crianças, você pode criar um cantinho especial em casa, com almofadas, sem acesso à televisão e com os livros à disposição.

8. Utilize ferramentas de aumento de produtividade para ler mais

Está difícil se concentrar na leitura? Há técnicas para expandir a produtividade que podem ser usadas para lhe ajudar na concentração da leitura. Uma delas é a Técnica Pomodoro, um método de gerenciamento de tempo. Ela consiste em passar 25 minutos de foco absoluto em uma tarefa e depois aproveitar um intervalo que começa em 5 minutos. O resultado é surpreendente!

9. Tenha um livro sempre com você

Carregar um livro na bolsa faz milagres pelo seu tempo de leitura! Aqueles minutinhos em uma fila, o período gasto no transporte público e até o almoço do dia a dia ganham novas cores com um pouco de literatura. Levar livros infantis para o deslocamento com os pequenos também é muito prático para entretê-los no carro ou enquanto esperam você realizar alguma tarefa.

10. Assine um clube de leitura

Nem sempre é fácil identificar a leitura ideal para você ou para seu filho em determinado momento, mas contar com quem entende de literatura ajuda, e muito! Com isso, você tem a garantia de ter sempre à mão uma obra escolhida por curadores e especialistas que conhecem o mercado e os fatores capazes de tornar um livro especial. Veja aqui os benefícios de assinar um clube como o Quindim.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!