Decidiu organizar uma festa do pijama infantil e agora não sabe como entreter os pequenos em casa? Não se preocupe! A leitura pode ser uma ótima atividade para festa do pijama. Além de serem muito divertidos, os livros ainda podem proporcionar um ótimo momento de troca entre os adultos e os pequenos. Por isso, o Clube Quindim separou uma lista com 20 livros que toda festa do pijama precisa ter!

Livros para festa do pijama para bebês de 0 a 2 anos

festa do pijama: Bruxa, Bruxa venha à minha festa
Escritor: Arden Druce
Ilustrador: Pat Ludlow
Editora: Brinque-Book

Bruxa, Bruxa, venha à minha festa

Esse livro fala de uma festa e todos os convidados que comparecerão a esse evento. Mas não são convidados comuns: são bruxas e monstros! Ou… serão crianças fantasiadas? As ilustrações podem parecer um pouco assustadoras para nós a princípio, mas quem nunca ficou fascinada por algo um pouco aterrorizante durante a infância? Quem nunca apreciou uma boa história assustadora com os amigos? E na festa do pijama do seu pequeno? Será que a bruxa será convidada?

Festa do pijama: Não vou dormir
Escritora: Christiane Gribel
Ilustrador: Orlando
Editora: Global

Não vou dormir

A próxima dica de livros para festa do pijama fala justamente sobre algo que os pais provavelmente vão passar ao dar uma festa assim: ter que lidar com crianças que não querem dormir. Mas o que fazer diante disso? Essa obra retrata essa situação de forma muito divertida e é impossível os adultos não se identificarem com a história enquanto a leem com os pequenos! E vale sempre lembrar: ler antes de dormir pode ajudar as crianças durante o ritual do sono.

Festa do pijama: Então quem é, Escritora: Christina Dias Ilustrador: Rafael Antón Editora: FTD
Escritora: Christina Dias
Ilustrador: Rafael Antón
Editora: FTD

Então quem é?

Essa obra traz uma tensão que vai intrigar os pequenos. Aqui somos apresentado a um animal feroz e com traços assustadores, mas será que é tão assustador assim? A quebra desse momento de tensão construído em cima da dúvida sobre quem está escondido nas sombras vai divertir tanto os pequenos quanto os mais velhos. Será o lobo mau que está ali? Ou… só o cachorro Godofredo? Afinal, quem não gosta de histórias recheadas de tensão e mistério em uma festa do pijama? 

Festa do pijama: o bocejo Ilan Bremnan, Renato Moriconi
Autores: Ilan Brenman e Renato Moriconi
Editora: Editora do Brasil

Bocejo

Nada melhor do que um livro que fale sobre bocejo para uma festa do pijama, não é mesmo? Embora duvidemos um pouco que os pequenos queiram dormir logo, Bocejo pode ser uma ótima forma de colocar as crianças na cama para se prepararem para uma noite de sono. A obra traz vários personagens da história da humanidade mostrando a sua característica em comum: todos bocejam. Temos certeza de que o livro vai arrancar bocejos de vários pequenos! Quem sabe finalmente eles acabem dormindo? 

festa do pijama: muito cansado e bem acordado susanne straber
Autora: Susanne Straber
Editora: Companhia das Letrinhas

Muito cansado e bem acordado

Mais um livro sobre a hora de dormir! Quem sabe assim não convencemos os pequenos a se acalmarem e deitarem um pouco? Nesse conto cumulativo, vemos vários animais se juntando para tentar dormir. Será que eles vão conseguir? Descubra com os pequenos como essa obra acaba, afinal, nada melhor do que um bom livro para encerrar a noite numa festa do pijama. Você também pode conferir mais histórias infantis para dormir em nosso blog!

Veja também: História infantil para dormir: 7 contos que as crianças vão adorar

Livros para festa do pijama para os pequenos de 3 a 5 anos

Festa do pijama:  Contos da mamãe ursa
Autora: Kitty Crowther
Tradutora: Luciana Veit
Editora: Livros da Raposa Vermelha

Contos da mamãe ursa

Essa é a história do pequeno ursinho que não se contenta apenas com uma história na hora de dormir, ele quer três! E apostamos que os pequenos super animados na festa do pijama também não vão querer dormir e, sim, ouvir várias histórias. Por isso, Contos da mamãe ursa vai ser uma ótima pedida para sua festa. Além de trazer contos muito divertidos justamente sobre a hora de dormir, a obra é absolutamente encantadora com cores e ilustrações que vão cativar os pequenos durante a contação de histórias da sua festa!

Festa do pijama: monstro rosa. Olga de Dios
Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá

Monstro rosa

Quem resiste a um monstrinho rosa super fofo? Monstro Rosa vai nos trazer a história desse personagem que se sente super excluído e deslocado no lugar onde vive. Até que ele resolve partir e encontra um lugar onde todos são coloridos e únicos como ele. Uma história que celebra a amizade e a diversidade! Nada como uma história sobre bons amigos para uma festa do pijama com quem você mais ama!

Festa do pijama: monstro rosa. Olga de Dios
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá

Leotolda

Leotolda sumiu. E agora? Ajude seus amigos a encontrá-la nessa história super divertida. Passeando por vários cenários mirabolantes e coloridos, vamos em busca dessa personagem enquanto conhecemos mais de como ela é. Até que chegamos ao fim do livro e somos convidados a desenhar Leotolda com base em todas as características que colhemos sobre ela durante a história. Essa pode ser uma atividade muito legal para a sua festa do pijama! Os pequenos podem ser incentivados a desenhar e estimular a criatividade após a leitura.

Veja também: Como estimular a criatividade infantil? Descubra e aplique agora!

festa do pijama divertida: com que roupa irei para a festa do rei tino freitas e ionit zilberman editora do brasil
Escritor: Tino Freitas
Ilustrador: Ionit Zilberman
Editora: Editora do Brasil

Com que roupa irei para a festa do rei?

Como o próprio título já sugere, nesta história somos convidados para a festa do rei. Mas esse não é um convite qualquer: ele vem com um desafio! Quem conseguir acertar com qual fantasia o rei irá à festa ganhará um prêmio. A única dica é que o rei irá trajado de algum outro rei famoso. É então que as apostas começam. Será que o rei irá vestido de rei do rock? Quem sabe rei do futebol? Ou por que não o rei do baião? E você? Tem algum palpite? Se divirta com os pequenos tentando adivinhar qual será! 

Festa do pijama: o lobo que caiu do livro
Escritor: Thierry Robberecht
Ilustrador: Grégoire Mabire
Editora: Martins Fontes

O lobo que caiu do livro

Sem querer, o lobo cai de seu livro e se vê preso no quarto de uma garotinha tendo que fugir de seu enorme gato. Em seu desespero, o lobo acaba entrando em vários livros diferentes e encontrando personagens clássicos da literatura infantil. Será que os pequenos conseguem reconhecer em qual história o lobo entrou agora? Um livro muito divertido que vai arrancar risadas dos pequenos e (por que não?) dos adultos! Se jogue nessa leitura cativante e torne a festa do pijama ainda mais animada através da leitura.

Livros para festa do pijama das crianças de 6 a 8 anos

Festa do pijama: vizinho vizinha graça lima mariana massarani roger mello
Escritor: Roger Mello
Ilustradoras: Mariana Massarani e Graça Lima
Editora: Companhia das Letrinhas

Vizinho, Vizinha

Nesta obra, conhecemos dois vizinhos que, embora morem um ao lado do outro, nunca tiveram contato além do “bom dia” e “boa tarde” do corredor. Até que um dia um recebe a visita do neto e outro, da sobrinha. E é então que esses mundos vão se encontrar. Às vezes, o olhar livre dos pequenos nos permite conhecer as mais diferentes pessoas! Se você já viu o seu filho fazer amizade com outra criança e isso o aproximou da família dela, vai se identificar com essa obra!

festa do pijama 6 a 8 anos: o guarda chuva que desenguardachuvou
Autor: Claudio Fragata
Ilustradora: Raquel Matsushita
Editora: Trioleca

O guarda-chuva que desenguardachuvou

O que acontece quando um guarda-chuva se apaixona por uma sombrinha? Você vai descobrir nesse livro que trata de forma muito sensível essa relação! Acompanhe a evolução de Sombrio, o guarda-chuva, enquanto descobre o amor e é tocado por esse sentimento que o muda profundamente e faz enxergar a vida de outra forma. Se divirta imaginando com os pequenos um cenário onde guarda-chuvas agem como gente e sombrinhas se emocionam como nós. E aí, na sua festa? Que outros objetos improváveis poderiam ganhar vida e viver uma história como a de Sombrio?

festa do pijama: senhor cem cabeças sesi-sp
Autora: Ghislaine Herbéra
Tradutor: Marcos Siscar
Editora: SESI-SP

Senhor cem cabeças

O Senhor Cem Cabeças tem um encontro, mas como ele irá se arrumar para ele? Se você imaginou que ele está em dúvida sobre qual roupa ele irá usar, se enganou. O Senhor Cem Cabeças está na dúvida sobre qual de suas cabeças ele deve colocar! Afinal, qual emoção ele quer passar para a sua convidada? Acompanhe essa saga e descubra por fim com qual rosto o nosso protagonista irá. Uma questão muito legal nessa obra é que cada rosto do Senhor Cem Cabeças é inspirado em uma máscara típica de algum lugar do mundo. Vocês podem aproveitar a inspiração e desenhar as próprias máscaras para se divertir durante a festa!  

festa do pijama atividades: Os três irmãos de ouro Olga de Dios editora Boitatá
Autora: Olga de Díos
Tradutora: Thaisa Burani
Editora: Boitatá

Os três irmãos de ouro

Ao mesmo tempo em que é divertida, Os três irmãos de ouro é uma obra que trata de um tema muito importante para ser discutido por com essa nova geração: o consumismo. Aqui conhecemos três irmãos que nasceram dos famosos ovos da Galinha dos Ovos de Ouro e acompanhamos a sua história e o que cada um se torna. É muito legal pensar no que acontece com os personagens após o fim da história que conhecemos. Exatamente como Olga de Díos faz com a história da galinha que colocava ovos de ouro. Então, que tal tentar criar novas histórias pensando no que aconteceu com uma personagem clássica que todos conhecem após o fim da sua história? 

Festa do pijama: juntos e misturados
Autor: Laurent Cardon
Editora: WMF Martins Fontes

Juntos e misturados

Essa é a história de um galinheiro tomado pelo caos após o sumiço de alguns de seus integrantes. Será que a raposa os pegou? Ou será que foi outro bicho? Junte-se a essas galinhas que se organizam para encontrar seus colegas perdidos e se divirta com a confusão criada por elas. Esse livro vai fazer muito sucesso na sua festa do pijama pois ele tem uma veia cômica muito forte! Então, entregue-se à leitura! Os pequenos vão adorar conhecer essa história engraçada, mas que também traz uma mensagem muito importante por trás, visto que também é um livro sobre política e retrata, nos debates das galinhas, a organização de uma sociedade igualitária.

Veja também: 10 livros sobre política para apresentar aos pequenos

Livros para festa do pijama de 9 a 12 anos

Festa do pijama: A loira do banheiro
Escritora: Januária Cristina Alves
Ilustrador: Berje
Editora: FTD

A loira do banheiro

Quem nunca compartilhou histórias com os amigos de infância sobre a loira do banheiro? Será que as crianças de hoje em dia conhecem esse ícone da nossa cultura? Aproveite a festa do pijama para apresentar essa personagem e despertar nelas esse gostinho de assombro e curiosidade sobre a Loira do Banheiro. Afinal, histórias que despertam um pouquinho de medo são muito divertidas quando estamos junto dos amigos, principalmente durante uma noite de festa do pijama!

livros para festa do pijama 9 a 12 anos: assim eu vejo rpmana romanyshyn andriy lesiv editora do brasil
Autores: Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv
Editora: Editora do Brasil

Assim eu vejo

Esse é um livro que mescla a literatura ao gênero informativo, e vai surpreender com suas curiosidades interessantes! Mas traz uma história sensível sobre visão e as diferentes formas de entender essa palavra e esse conceito. Afinal, como construímos nosso olhar? Todos enxergamos as mesmas coisas? Ou tudo depende de um ponto de vista, uma perspectiva específica? Além disso, as cores e ilustrações vão atrair a atenção de todos e, com certeza, até os adultos aprenderão coisas interessantes sobre a nossa visão e o nosso olhar. 

Festa do pijama: como mudar o mundo
Escritora: Stela Barbieri
Ilustrador: Fernanda Vilela
Editora: FTD

Como mudar o mundo?

Esse livro é uma coletânea de contos, o que é ótimo para uma festa do pijama, pois você pode contar uma, duas, três… quantas histórias as crianças quiserem! Além disso, Como mudar o mundo? traz histórias de várias sociedades, nos oferecendo a oportunidade de ter contato com todas essas culturas. Essas histórias são inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU, então todos podem aprender muito com esses contos sobre desenvolvimento e coletividade!

atividades para festa do pijama 9 a 12 anos: elefante bartolomeu campos de queiros dicas de livros para presente
Escritor: Bartolomeu Campos
de Queirós
Ilustrador: Bruno Novelli
Editora: Global

Elefante

O Elefante é um história curta, mas que consegue trazer nesse pequeno espaço de texto uma riqueza imensurável. Aqui vamos falar sobre o sonho, o amor e a liberdade com a escrita lírica de Bartolomeu Campos de Queirós. Se você ainda não conhece esse grande autor da literatura brasileira, que tal começar com esse texto sensível e delicado? Ele vai tocar os pequenos e grandes leitores com a história desse elefantinho que um dia nasce no sonho do narrador!

Festa do pijama: da minha janela prêmio jabuti 2020
Escritor: Otávio Júnior
Ilustradora: Vanina Starkoff
Editora: Companhia das Letrinhas

Da minha janela

Esse último livro, o vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro infantil de 2020, fala sobre a paisagem que vemos da nossa janela. Abordando, especificamente, a paisagem de uma favela, a obra inova pois mostra uma visão não estereotipada desse ambiente, diferente da maioria das obras com que temos contato. Ao final da narrativa, você ainda pode aproveitar para explorar com as crianças qual a visão que elas têm ao olharem da própria janela. Além de discussões e reflexões muito ricas, esse exercício pode gerar desenhos e construções artísticas muito legais se vocês aproveitarem para ilustrar o que veem ao olhar para fora de casa!