Escolher um bom livro para os pequenos pode ser uma tarefa difícil, principalmente se levarmos em conta a grande variedade de ofertas no mercado, muitas delas nem sempre com qualidade literária. Por isso, o nosso clube de leitura infantil separou alguns livros para crianças de 8 anos para você que busca um presente para o seu pequeno. São livros já enviados anteriormente pelo Clube de Leitura Quindim, que conta com uma curadoria repleta de grandes nomes da literatura infantil como Ziraldo, Ana Maria Machado e vários outros. Então, aproveite as dicas e se prepare para um momento delicioso de leitura em família.

Livros infantis para crianças de 8 anos: poesia infantil ou isto ou aquilo cecília meireles odilon moraes
Escritora: Cecília Meireles
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Global

Ou isto ou aquilo

A nossa primeira recomendação de livros para crianças de 8 anos é um grande clássico da literatura infantil brasileira. Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, é um divisor de águas ao privilegiar o olhar e os sentimentos das crianças, isso porque os primeiros poemas para crianças no Brasil eram altamente didáticos e doutrinários. Publicado em 1964 e ainda atual, essa obra já recebeu traços de diferentes ilustradores, como Beatriz Berman, Fernanda Correia Dia e Thais Linhares. Essa edição traz o estilo característico do ilustrador Odilon Moraes que vai encantar os pequenos com suas aquarelas.

Livros para crianças de 8 anos: Gente, bicho, planta: o mundo me encanta (escritora Ana Maria Machado, ilustrador Maurício Negro, editora Global)
Escritora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Global

Gente, bicho, planta: o mundo me encanta

Neste livro, você vai conhecer três contos da grande autora Ana Maria Machado, com as ilustrações potentes de Mauricio Negro, que falam de forma sensível sobre nossa relação com o meio ambiente. Hoje, isto já é quase um consenso: as ações do homem estão causando danos irreparáveis ao planeta. E essa obra fala justamente dessa simbiose, nem sempre harmônica, entre gente, bicho e planta. E até mesmo ajuda a ilustrar conceitos básicos de ecologia como a cadeia alimentar, por exemplo. Este é um livro sobre meio ambiente que vai abrir portas para diálogos importantes sobre a preservação da natureza e dos nossos ecossistemas.

Veja também: Livros da Ana Maria Machado que você precisa conhecer

Livros para crianças de 8 anos: Reinações de Narizinho, do autor Monteiro Lobato
Escritor: Monteiro Lobato
Editora: Biblioteca Azul

Reinações de Narizinho

Quem não conhece a famosa boneca de pano que fala criada por Monteiro Lobato e que já ganhou várias adaptações para a telinha que provavelmente fizeram parte da infância de muitos pais por aí? Em Reinações de Narizinho os pequenos vão poder conferir a história do Sítio do Pica-Pau Amarelo e conhecer esse mundo encantado povoado por personagens cativantes como Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia e vários personagens de contos de fadas que permeiam o imaginário da infância. Você ainda pode aproveitar para ler com os pequenos e relembrar as aventuras dessa turma.

Veja também: 7 livros de contos de fadas que as crianças precisam conhecer

Livros para crianças de 8 anos: a mulher que matou os peixes da Clarice Lispector
Escritora: Clarice Lispector
Ilustradora: Mariana Valente
Editora: Rocco

A mulher que matou os peixes

Você provavelmente conhece Clarice Lispector como uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos, mas você sabia que ela também escreveu obras para crianças? Nesta obra narrada em primeira pessoa, Clarice confessa sobre o dia em que matou os peixinhos do seu filho. Essa edição ainda traz as ilustrações da neta da autora, Mariana Valente, que dá um novo ar para essa obra potente que o seu pequeno precisa conhecer!

Livros infantis para crianças de 8 anos: o que os olhos nao veem
Escritora: Ruth Rocha
Ilustrador: Carlos Brito
Editora: Salamandra

O que os olhos não veem

É claro que nas nossas recomendações de livros para crianças de 8 anos Ruth Rocha ia marcar presença. Aqui, vamos conhecer um lugar governado por pessoas grandes que não enxergam os menores. Essa obra fala sobre governos autoritários e sobre a força do povo quando os pequenos se juntam e trabalham junto em prol de seus direitos. Um livro sobre política essencial para o momento em que vivemos e para mostrar aos pequenos a importância de se levantar diante das injustiças.

Livros para crianças de 8 anos: Doze Reis e a moça no labirinto do vento Marina Colasanti
Autora: Marina Colasanti
Editora: Global

Doze reis e a moça no labirinto do vento

Se o seu pequeno gosta de contos de fadas, então ele precisa conhecer este livro. Nessa obra, Marina Colasanti, traz uma coletânea de contos de fadas contemporâneos. A autora, que é vencedora de 8 Prêmios Jabuti e curadora do Clube de Leitura Quindim, traz histórias que falam sobre questões humanas bastante profundas sem perder a essência desse gênero que tanto amamos. E, se você quiser conferir mais contos de fadas, pode checar a nossa lista de releituras de contos de fadas que os pequenos vão amar.

Livros para crianças de 8 anos: a árvore generosa do Shel Silverstein
Autor: Shel Silverstein
Tradutor: Fernando Sabino
Editora: Companhia das Letrinhas

A árvore generosa

Esta obra é um clássico da literatura infantil mundial, publicado pela primeira vez em 1964, nos EUA. Trazida ao Brasil pela editora Record, tornou-se bastante conhecida por aqui quando foi reeditada pela editora CosacNaify. Trata-se de uma das obras mais controversas da literatura infantil: afinal, seria a relação entre o menino e a árvore positiva, de generosidade e amor, ou negativa, de um relacionamento abusivo? Como um bom texto literário, a pergunta fica em aberto para cada leitor encontrar a sua resposta, baseado em suas experiências e sensações. Então, não deixe de conferir essa obra do Shel Silverstein com o seu pequeno, temos certeza de que vocês vão amar.

Livros para crianças de 8 anos amarem ler: A maior flor do mundo do José Saramago
Escritor: José Saramago
Ilustrador: João Caetano
Editora: Companhia das Letrinhas

A maior flor do mundo

O último livro da nossa lista de livros para crianças de 8 anos é uma obra de José Saramago, um dos maiores autores da literatura mundial. Talvez você o conheça por Ensaio sobre a cegueira, mas nessa obra ele se dedica a escrever para o público infantil. Na história, o narrador diz não encontrar as palavras certas para escrever um livro para crianças. Mas, afinal, qual o tipo de linguagem ideal para um livro infantil? Quais as palavras certas? Haveria também um livro ideal para adultos? Descubra lendo essa obra sensível com o seu pequeno e aproveitem para conhecer desde já esse autor.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!