Um dia triste na escola, uma notícia ruim ou um desafio complexo de lidar. Diante de situações difíceis, é essencial procuramos espaços para elaborar as emoções que vivenciamos. E você sabia que os livros podem acolher sentimentos?

Afinal, se para os adultos isso já é complicado, para as crianças pode ser uma tarefa ainda mais desafiadora. Os pequenos vivenciaram menos experiências do que os adultos, possuem menos recursos para lidar com momentos de crise e, lembrem-se bem, eles ainda estão aprendendo a nomear as emoções. Ou seja, nem sempre vão saber explicar suas dificuldades e precisam de auxílio para desvendar o que estão sentido. 

Livros para acolher sentimentos difíceis. Imagem do livro "A vida secreta das emoções"
Imagem do livro “A vida secreta das emoções“, de Tina Oziewicz e Aleksandra Zając, já enviado pelo Clube Quindim.

Por isso, é natural e esperado que, às vezes, eles precisem de uma ajudinha extra para lidar com os sentimentos difíceis. Algumas ferramentas visuais, como um quadro de emoções, podem ajudar os pequenos e as pequenas a conversarem sobre seus sentimentos. E, claro, a literatura infantil também é uma ótima aliada! Existem várias opções de livros que ajudam a ilustrar sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

Conheça, a seguir, 8 livros enviados pelo Clube Quindim que trazem acolhimento nos momentos difíceis ou ajudam a torná-los um pouco mais leves com uma dose de esperança e boas risadas.

BannerConteudo IdadeFilho

Conheça 8 livros para acolher sentimentos difíceis que vale a pena ter na sua estante: 

Três desejos para o sr. Pug (autor Sebastian Meschenmoser, editora Cia. das Letrinhas)
Autor: Sebastian Meschenmoser
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 3 a 12 anos

1. Três desejos para o Sr. Pug

A primeira obra da nossa lista de livros para acolher sentimentos conta a história do Sr. Pug. Apostamos que assim como ele, um dia você já acordou de mau humor. E nesse dia parece que tudo está contra você, não é mesmo?

No caso do Sr. Pug, ele levanta de sua cama e descobre que não há comida, nem café, e pior: seu jornal, que ele lê toda manhã, está encharcado pela chuva. Puxa! Eis então, que para a sorte dele, uma fada surge para lhe conceder três desejos. O que será que o Sr. Pug vai pedir?

Sou pequenininho (escritor Juan Arjona, ilustrador Emilio Urberuaga, editora WMF Martins Fontes)
Escritor: Juan Arjona
Ilustrador: Emilio Urberuaga
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 0 a 5 anos

2. Sou pequenininho

Ser pequenininho pode ser uma grande aventura e o protagonista deste livro pode provar. Sua cama é tão grande que parece um deserto e os degraus de uma escada são como montanhas para escalar. Todo dia é uma aventura!

Sob o olhar da infância, objetos e lugares comuns do cotidiano se tornam desafios enormes para o pequeno e corajoso protagonista, sempre disposto a desbravar o mundo. Será que ele conseguirá superar todos os obstáculos?

Veja também:  10 livros infantis para crianças de 3 a 5 anos

Pelo rio (autora Vanina Starkoff, editora Pallas Mini)
Autora: Vanina Starkoff
Editora: Pallas
Faixa etária: 0 a 12 anos

3. Pelo rio

Neste livro, que apresenta uma bela metáfora sobre a vida, o leitor é convidado a fazer uma viagem pelo rio, onde cada personagem busca seu próprio ritmo para navegar. Ao longo do caminho, vamos encontrar pessoas que estão em família, cercados de amigos ou até mesmo sozinhos. Todos seguem em paralelo pelos mesmos ventos e pelas mesmas águas, mas cada um tem seu modo de navegar. E não é assim na vida?

O jardim lá fora (Maira Chiodi, editora Jujuba)
Autora: Maira Chiodi
Editora: Jujuba
Faixa etária: 3 a 8 anos

4. O jardim lá fora

O que acontece quando deixamos de olhar apenas para dentro? Nesta história, somos apresentados a uma planta que vive em um vaso na janela e avista um vasto jardim do lado de fora.

Nessa mesma casa, também vive uma mulher com seu gato e, enquanto a planta cresce, podemos acompanhar seu dia a dia até que ela decide estabelecer algumas mudanças em sua vida. O jardim lá fora permite diferentes interpretações, mas todas convidam o leitor a também buscar seu próprio jardim!

A vida secreta das emoções (escritora Tina Oziewicz, ilustradora Aleksandra Zając, editora WMF Martins Fontes)
Escritora: Tina Oziewicz
Ilustradora: Aleksandra Zając
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 6 a 12 anos

5. A vida secreta das emoções

Onde será que a curiosidade vive? E a liberdade, por onde anda? Enquanto a tristeza se enrola num cobertor, a felicidade voa em uma bolha de sabão… Este livro não somente apresenta as emoções, ele as desperta! E existe forma melhor de conversar com as crianças sobre os diversos sentimentos que vivem dentro de nós?

Aprender a lidar com as emoções é um processo natural, mas que pode ser desafiador para as crianças. Então não deixe de conhecer A vida secreta das emoções, um dos mais ricos livros para acolher sentimentos da nossa lista.

Desesquecida (escritora Suria Scapin, ilustradora Lumina Pirilampus, editora Lufada)
Escritora: Suria Scapin
Ilustrador: Lumina Pirilampus
Editora: Lufada
Faixa etária: 3 a 8 anos

6. Desesquecida

Para onde vão as coisas que perdemos? E as pessoas? Neste livro, a personagem imagina um reino onde vive cada objeto afetivo que se perdeu ao longo de sua vida, mas nunca foi esquecido.

Com as ilustrações divertidas de Lumina Pirilampus, que dão um tom de surrealismo ao reino das coisas perdidas, o leitor é convidado a pensar na memória como lugar de reencontro. Desesquecida é uma obra que chega como um abraço para todas as perdas que sofremos durante a vida, das menores às mais doloridas.

Veja também: 12 livros infantis para falar sobre morte, separação e outros temas difíceis

TatuDoAzul CapaTransparente e1715794805179
Escritor: Elias Nasser
Ilustrador: Henrique Coser Moreira
Editora: Barbatana
Faixa etária: 9 a 12 anos

7. TATU DO aZUL

Tuta é um tatu-bola que pensa ser lagarta e faz tudo como se fosse uma. Seu sonho é fazer um casulo igual ao das lagartas para se tornar uma borboleta e sair voando mundo afora. Porém, Tuta, claramente, não é uma lagarta. Ele é um tatu-bola.

Um dia, Tuta consulta Fara, uma sábia formiga, que também tem um sonho. E, juntos, eles embarcam em uma jornada! Tatu do Azul é um livro que fala sobre a importância da amizade e da busca pelo autoconhecimento.

Direto do Instagram: A importância de acolher sentimentos negativos

A alma perdida (escritora Olga Tokarczuk, ilustrações Joanna Concejo, editor Todavia)
Escritora: Olga Tokarczuk
Ilustradora: Joanna Concejo
Editora: Todavia
Faixa etária: 9 a 12 anos

8. A alma perdida

Para fechar nossas dicas de livros para acolher sentimentos, esta obra vai fazer os leitores repensarem a velocidade em que vivemos. Entre tantas atividades que temos de realizar em nosso dia a dia, às vezes entramos no automático, não é?

Em A alma perdida, vamos conhecer um homem que, de tanto viajar e de tanto viver acelerado, perdeu a alma no meio do caminho. Agora ele terá que descobrir o que fazer para encontrá-la.

Veja também: 10 livros que crianças de 9 a 12 anos vão amar!

BannerConteudo LivrosTransformadores