Desde pequenas as crianças costumam adorar os animais. Seja por amarem imitar os seus sons ou por gostarem de conhecer novas espécies a cada dia. Sabendo dessa paixão, o Clube de Leitura Quindim fez uma lista com 8 histórias de animais que os pequenos vão amar. Então não perca tempo e confira a lista abaixo e lembre-se de se soltar na hora da leitura. Imite os sons dos animais e veja como seu filho vai amar esse momento de leitura compartilhada.

Histórias de animais para pré-leitores (0 a 2 anos)

Histórias de animais. Capa do livroTralalá tem trem
Autor: Gilles Eduar
Editora:
Jujuba

Tralalá tem trem

Lá vem os noivos! Na primeira das nossas histórias de animais, acompanhamos a viagem para o casamento dos hipopótamos. O trem carrega os noivos para essa celebração e, com cores vibrantes, este livro sanfonado vai se desdobrando e nos revelando, vagão a vagão, os bichos convidados. O livro traz um repertório vasto de animais e, a cada página, vemos o número de animais aumentando um a um. Tralalá tem trem é ótima obra para introduzir o nome de alguns animais e até explorar os numerais através das ilustrações que vão somando o número de bichos. 

Histórias de animais: baleia na banheira
Autora: Susanne Straber
Editora: Companhia das Letrinhas

Baleia na banheira

Uma baleia quer tomar o seu banho sossegada. Mas é constantemente interrompida. O urso polar, a tartaruga, o castor… todos interrompem o mamífero gigante em busca de um espacinho na sua banheira. Será que ela vai ter um momento de paz e sossego em seu banho ou tudo vai virar uma grande confusão? Baleia na banheira é uma história para pequenos que amam animais e transformam a hora do banho em um momento de grande diversão!

Veja também: Criança que não toma banho: e agora?

Histórias de animais para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Histórias de animais. Capa do livro Girafas do autor Jean-Claude Alphen, editora Brinque-Book
Autor: Jean-Claude Alphen
Editora:
 Brinque-Book

Girafas

Quem não tem uma lembrança da infância sobre algo que o pai ou a mãe costumava fazer sempre? Bem, neste livro, o pai da personagem principal tem o costume de desenhar girafas. E a criança adora esses desenhos. É uma girafa mais legal e colorida que a outra.

E, além desses animais super divertidos, esse livro também funciona como um numerário, que apresenta os números aos pequenos. Mas não se engane, o livro Girafas não se restringe apenas aos números, ele traz também qualidade literária em sua história e a potência do afeto entre pai e filho. Além de ilustrações incríveis que vão divertir os pequenos e os adultos.

Histórias de animais: capa do livro Não!
Autora: Marta Attés
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book

Não!

O próximo da nossa lista de histórias de animais é esta obra superdivertida sobre um cachorrinho muito levado. Ele come a comida dos donos para checar se está boa para ser ingerida, ele cava vários buracos no jardim para procurar tesouros e até mesmo se enrola numa poça de lama para ficar bem bonito para os donos. Ao fazer todas essas artes achando que está ajudando, o cachorro sempre acaba ouvindo um sonoro “não!” de seus donos. Tanto que depois de um tempo ele passa achar que “não” é o seu nome.

Será que esse cachorro vai descobrir que esse não é o seu nome e passar a se comportar? Para descobrir, você vai ter que ler esse livro muito engraçado que vai arrancar boas risadas de você e dos pequenos.

Histórias de animais para leitores autônomos (6 a 8 anos)

Histórias de animais: juntos e misturados
Autor: Laurent Cardon
Editora: WMF Martins Fontes

Juntos e misturados

Essa é uma das histórias de animais que une a diversão a uma reflexão. Um belo dia, o galo branco some do galinheiro e, sem saber se foi a raposa que o comeu ou um inimigo que o pegou, as galinhas brancas, pretas e vermelhas precisam se reunir para marchar em busca de um dos seus. Mas como essa organização será feita? Quem será o eleito ou a eleita para comandar essa tropa? Com uma discussão divertida mas cheia de significado, Juntos e misturados é um ótimo livro sobre política para ler com os pequenos. 

Histórias de animais: livro meu vizinho e um cão. clube quindim
Escritora: Isabel Minhós Martins
Ilustradora: Madalena Matoso
Editora: SESI-SP

Meu vizinho é um cão

Uma família vive tranquila em seu apartamento até que um cachorro se muda para seu prédio. E depois chegam os elefantes, o jacaré… Os pais da nossa protagonista não gostam muito dos novos vizinhos tão diferentes. Mas será que eles são tão ruins assim? Meu vizinho é um cão nos faz refletir sobre a importância de compreender e respeitar as diferenças. Afinal, como animais tão diferentes vão conviver no mesmo ambiente? Para descobrir isso, você vai ter que ler esse livro lindo e divertido com um final pra lá de surpreendente.

Veja também: 10 livros sobre política para apresentar aos pequenos

Histórias de animais para leitores fluentes (9 a 12 anos)

Histórias ao contrário. Fábulas ao contrário
Escritor: Jorge Miguel Marinho
Ilustrador: Rafael Antón
Editora:
Biruta

Fábulas ao contrário

Jorge Miguel Marinho, autor de clássicos da literatura infantil, traz a releitura de três fábulas nesta obra. Por ser a fábula um modelo tão presente na formação dos leitores, especialmente nas salas de aula, é muito comum procurarmos algum tipo de “moral da história” em quase tudo o que lemos. Mas toda obra literária de qualidade está aberta para mais de uma interpretação, pode ter mais de uma “moral”, por assim dizer, e é talvez essa a motivação do escritor Jorge Miguel Marinho ao escrever essas fábulas ao contrário.

Em Fábulas ao contrário, o autor traz um novo olhar para histórias que, como diz ele, estavam muito cansadas “de ser a mesma história todos os dias”. Você consegue pensar em outras “morais da história” além das que o autor propôs? 

Histórias de animais: Capa do livro Leocádio, o leão que mandava bala do Shel Silverstein, editora Companhia das Letras
Autor: Shel Silverstein
Tradutor: 
Antonio Guimarães
Editora: 
Companhia das Letrinhas

Leocádio, o leão que mandava bala

A última obra da nossa lista de histórias de animais vai contar a história de Leocádio, um leão que vivia na natureza até conhecer um caçador e ter contato com o mundo dos humanos. Interessado nesse novo universo, ele vai para a cidade e acaba se dando bem nele. É então que o leitor passa a acompanhar as aventuras de Leocádio como um famoso leão de circo e um membro da elite da cidade. Será que esse leão vai perder seus instintos selvagens e se adaptar cem por cento ao mundo dos humanos ou vai retornar às suas origens? 

Assine o melhor clube do livro infantil