O Clube de Leitura Quindim separou uma lista de livros infantis sobre famílias para você e o seu pequeno se encantarem com obras que falam sobre os vários tipos de família e como cada uma é única e especial do seu jeitinho. Então, não perca tempo e dê uma olhada nestas dicas para a próxima leitura em família. Talvez vocês se identifiquem com muitas delas!

Livros infantis sobre famílias

Livros infantis sobre família: o pai da mamãe odilon moraes
Autora: Cristiana Gomes
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Caixote
Faixa etária: 0 a 2 anos

O pai da mamãe

A primeira obra da nossa lista de livros infantis sobre famílias é encantadora. Aqui conhecemos uma menina e seu avô que se divertem muito juntos. Seu avô é calmo, tranquilo, paciente e muito brincalhão. E, por isso, é tão difícil para a garota associar esse senhorzinho com as histórias que sua mãe lhe conta sobre um pai atarefado e corrido, sempre trabalhando. Essas duas rotinas tão distintas surpreendem a menina, e muito, ao descobrir que o pai da sua mãe, na verdade, é o seu avó. Uma história belamente ilustrada por Odilon Moraes, com texto de Cristiana Gomes e que vai encantar a família e despertar sentimentos de nostalgia enquanto nos lembramos das nossas histórias com nossos avós.

livros infantis sobre famílias: o urso que queria ser pai
Autor: Wolf Erlbruch
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 0 a 2 anos

O urso que queria ser pai

Estamos falando de livros infantis sobre famílias, mas o grande problema aqui é que esse urso não tem uma família. Por que ele está nessa lista então? Bem, o tal urso almeja muito ser pai e constituir uma família. Mas o que fazer quando se deseja um bebê? Depois de explicações cada vez mais esdrúxulas de cada um dos bichos da floresta, o nosso protagonista encontra alguém que pode ajudá-lo a descobrir como ter um filhote. Essa obra vai tratar de forma muito delicada a construção das famílias e mostra como cada família pode ser constituída de uma forma diferente.

Veja também: 8 dicas para ler com uma criança

Livros infantis sobre famílias: O passei do alexandre Rampazzo e Pablo Lugones
Escritor: Pablo Lugones
Ilustrador: Alexandre Rampazo
Editora: Gato Leitor
Faixa etária: 3 a 5 anos

O passeio

Nesta obra emocionante, vamos acompanhar toda a jornada da vida de um pai e uma filha. Com seus altos e baixos, momentos tristes e alegres, ambos vão andando de bicicleta pelas páginas em um circuito que representa a nossa própria jornada. Às vezes, pai e filha andam juntos, às vezes distantes. Um hora um vai na frente, em outra andam juntos. Até que um dia chega a hora de continuar pedalando sozinha. E embora seja difícil e desafiador, é preciso seguir em frente. Essa obra vai encantar e emocionar até os adultos que podem se identificar com vários aspectos dessa história.

Veja também: Livros infantis sobre morte, separação e outros temas difíceis

Livros infantis sobre família: Capa do livro drufs
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna
Faixa etária: 3 a 5 anos

Drufs

O próximo livro é de uma das grandes autoras de literatura infantil do nosso país: Eva Furnari. E aqui em Drufs vamos conhecer esses pequenos seres que dão nome à obra e que levam uma vida muito parecida com a nossa. Cada um dos Drufs tem uma família única e divertida. Tem os ninjas, a família de tampinhas, a de gorrinhos… E cada uma delas tem uma configuração diferente de família. Uns tem pai e mãe casados, outros divorciados, outros são adotados e alguns tem apenas a mãe, mas mesmo tão diferente conseguimos ver como todas essas estruturas familiares são válidas e repletas de amor. Esse é um dos livros infantis sobre famílias perfeito para você falar com o seu pequeno sobre diversidade e respeito.

Livros infantis sobre famílias: Lá em casa somos...
Escritora: Isabel Minhós Martins
Ilustradora: Madalena Matoso
Editora: SESI-SP
Faixa etária: 3 a 5 anos

Lá em casa somos…

Em Lá em casa somos… vamos conhecer uma família de uma forma diferente. Aqui, a escritora a descreve através de várias somas como os 1.351 ossos que sua família tem no total. Ou os 800.000 fios de cabelos que eles têm somados. Além de ser muito divertido ver como essas somas podem atingir números de proporções que não imaginamos, percebemos também que não somos tão diferentes assim uns dos outros. Afinal, embora cada um tenha as suas peculiaridades, temos também muitas coisas em comum.

Veja também: Livros infantis sobre empatia para crianças

Livro infantil sobre famílias: capa do livro Famílias (escritor Ilan Brenman, ilustrador Guilherme Karsten, editora Moderna)
Escritor: Ilan Brenman
Ilustrador: Guilherme Karsten
Editora: Moderna
Faixa etária: 6 a 8 anos

Famílias

Esse é um dos livros infantis sobre famílias mais divertidos dessa lista. Aqui vamos conhecer uma infinidade de famílias unidas por uma característica muito marcante. Como, por exemplo, os Rockenstones que amam rock, ou os Cinelemos que são apaixonados por cinema. Cada família recebe uma ilustração única que traz vários elementos do universo de seu hobby, além de vários aspectos engraçados que você pode captar se olhar atentamente cada ilustração. E você? Consegue achar com seu pequeno uma família que pareça a de vocês? Se não conseguirem, não tem problema: o livro traz um espaço especial no final para vocês retratarem a família única de vocês!

Veja também: Livros para falar sobre diversidade com as crianças

Livros infantis sobre famílias: greg, o menino que morava em um trem. Odilon Moraes. Ana Luiza Badaró
Escritora: Ana Luiza Badaró
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Tigrito
Faixa etária: 6 a 8 anos

Greg, o menino que morava em um trem

Greg é um menino que mora com sua família em um vagão de trem. Até que um dia seus pais resolvem não morar mais juntos no mesmo vagão e é então que começa a jornada de Greg, que acaba vivendo ora no vagão da mãe ora no vagão do pai. Nesse trem, várias pessoas vêm e vão. Justo quando Greg começa a formar vínculos, infelizmente algumas pessoas têm de descer e saem da vida do pequeno. Até que um dia, Greg descobre que é possível transitar por todos esses vagões e reestabelecer contato com seus amigos que foram ficando para trás. Essa é uma ótima obra para falar sobre mudanças e também sobre a separação dos pais, pois Greg, o menino que morava em um trem possibilita diferentes leituras e, a cada vez que nos debruçamos sobre a obra, novas descobertas podem ser feitas.