Que atire a primeira pedra quem nunca fez um comentário saudoso, relembrando o tempo em que era criança, dizendo que as brincadeiras antigas eram muito mais divertidas!
Essa nostalgia pela simplicidade das brincadeiras de antigamente fica ainda mais forte quando percebemos como as crianças estão cada vez mais ligadas à tecnologia. Os pequenos passam muito tempo em frente às telas, por isso, uma boa sugestão é deixar esses aparatos um pouco de lado para voltar a brincar.
Jogos e brincadeiras antigas ficam ainda mais legais quando estamos em família. Dessa forma, todos ficam envolvidos: os pais relembram seus tempos de criança e os pequenos descobrem como é divertido brincar sem precisar de muitos brinquedos.
Vamos lembrar de jogos e brincadeiras antigas? Aqui você vai ver sugestões recreativas bem interessantes para ensinar aos pequenos!
A importância do brincar para o desenvolvimento infantil
As brincadeiras de criança são essenciais nas etapas do desenvolvimento infantil. Desde bebês somos estimulados a brincar, e isso faz toda diferença: a criança movimenta o corpo, explora o mundo e isso reflete em sua interação com o meio. Tudo é um constante aprendizado, pois as descobertas acontecem todos os dias. Por isso, o faz-de-conta é uma maneira que os pequenos têm de absorver novos ensinamentos, soltar a criatividade e até praticar o autoconhecimento.
Além disso, existem outros benefícios das brincadeiras infantis para o desenvolvimento de habilidades, entre elas estão:
- Desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Raciocínio lógico;
- Atenção;
- Imaginação;
- Criatividade.
Um estudo sobre Brincadeiras e o Desenvolvimento Infantil, de 2006, explica que brincar é o modo que a criança encontra de construir e transformar o mundo, redefinindo a própria realidade. Ou seja, é um dos meios que eles têm para compreender a realidade.
Por que manter vivo os jogos e brincadeiras de antigamente?
Apresentar as brincadeiras antigas para as crianças é um jeito interessante de mantê-las vivas. Aos poucos, essas tradições mudam e vão sendo apagadas, mas elas podem continuar se forem transmitidas para as novas gerações.
Além disso, ensinar brincadeiras e jogos de antigamente também aproxima adultos e crianças. Dessa maneira, a interação deixa o vínculo familiar mais forte, além de tirar um pouco os pequenos das telas de videogames, filmes, desenhos e jogos virtuais.
Incentive as brincadeiras nas escolas
A escola pode ser um ótimo espaço de brincar. Além de permitir a interação social entre as crianças, é possível explorar o ambiente e conhecer diferentes elementos, seja no jardim, no pátio, na sala de aula ou na sala de leitura. Por meio de brincadeiras, é possível ensinar de forma lúdica, incitando o interesse dos pequenos.
Leia também: Conheça 12 jogos de tabuleiro para família!
Veja algumas brincadeiras antigas populares e como brincar
1 – Pular corda
Enquanto duas pessoas batem a corda e cantam a canção, uma outra pula até a música acabar ou até errar. E aí, é só chamar o próximo!
Com certeza, você deve lembrar da música: “um homem bateu na minha porta e eu abri: senhoras e senhores, põe a mão no chão; senhoras e senhores, pule de um pé só; senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua”.
É uma ótima brincadeira para os dias em que as crianças estão mais agitadas, já que ajuda a gastar muita energia.
2 – Amarelinha
A amarelinha é uma das brincadeiras antigas mais clássica. E já começa na preparação da brincadeira: com giz ou outro material, podemos riscar 10 casas no chão, numerando-as, lembrando claro de alternar para pular com um ou dois pés. Ao final, desenhe um arco que representa o céu. A regra é uma só: basta ir pulando alternado pernas abertas e um pé; quem pisar na linha perde o jogo. Se quiser acrescentar uma dificuldade, jogue uma pedrinha e veja em que casa cai. Depois, é só pegá-la quando passar por ela.
Apesar de simples, a amarelinha é interessante e ajuda no desenvolvimento de habilidades e da coordenação motora.
3 – Pião
O pião é um brinquedo confeccionado em madeira e que vem com um barbante. É só enrolar o fio no pião e depois puxar bem rápido para que ele saia rodopiando. Para deixar a brincadeira mais interessante, pode ser criada uma disputa para ver qual pião fica rodando por mais tempo.
4 – Queimada
Para brincar de queimada é preciso reunir mais gente para que o jogo tenha mais emoção, então é ótimo quando os amiguinhos estão juntos.
Formam-se dois times que tentam arremessar e acertar os jogadores do outro time com a bola. Ao acertar alguém, essa pessoa vai para a “prisão”, e ganha o time que conseguir acertar todos os integrantes do grupo oposto. A brincadeira é muito divertida e os pequenos conseguem mexer todo o corpo ao correr, saltar e arremessar a bola.
Veja também: 7 brincadeiras com música para fazer com as crianças
5 – Batata quente
A agilidade é fundamental nesse jogo e as crianças vão adorar brincar de batata quente. Todos sentam em círculo e começam a passar a bola muito rápido, enquanto uma pessoa fica de fora falando “batata quente, quente, quente…, queimou!”. Quando o chefe grita “queimou!”, quem estiver com a bola na mão sai do jogo.
Vence quem ficar por último.
6 – Pega-pega
Quem nunca brincou de pega-pega na infância, não é mesmo? Essa é uma das brincadeiras antigas mais populares e que todos gostam. Um jogador é o pegador e os outros devem ser pegos.
Enquanto o pegador conta até 10, os jogadores correm para chegar até um ponto de segurança sem serem pegos. Em pega-pega tem que ter muito pique para correr!
7 – Bolinha de gude
Você já deve ter visto diferentes versões dessa brincadeira, mas a verdade é que os participantes sempre podem criar seus próprios jogos. Pode ser um triângulo, box ou outros modelos, o importante é que cada jogador deve jogar a bolinha de gude para acertar as que estão dentro do espaço delimitado.
8 – Passar anel
O jogo começa com um participante que detém o anel. Então, os outros ficam com as mãos juntas e quem tem o anel passa de um por um, até que escolhe deixar o anel com alguém sem que ninguém perceba.
Depois disso, a pessoa que passou deve escolher um participante que precisa adivinhar quem está com o anel.
Veja também: Como entreter as crianças em casa
9 – Empinar pipa
Empinar pipa é uma brincadeira para fazer em parques. É só ter uma pipa, observar o vento para que seja mais fácil fazê-la subir e pronto!
10 – Esconde-esconde
Impossível encontrar alguém que nunca tenha brincado de esconde-esconde! Uma criança fica contando enquanto as outras se escondem. Após a contagem, a criança sai para procurar os amiguinhos nos esconderijos.
11 – Cinco marias
Essa é uma brincadeira que exige mais agilidade e é indicada para crianças um pouco maiores. Primeiro, encontre 5 pedrinhas que tenham mais ou menos o mesmo tamanho e comece jogando-as no chão.
A seguir, pegue uma delas e jogue para cima e com a mesma mão pegue outra pedra do chão e volte para aparar a pedra que jogou para o ar. Faça isso com todas as pedrinhas. Nas rodadas seguintes, o processo é repetido, mas em vez de pegar uma pedra por vez, pega-se duas, depois três e assim sucessivamente.
12 – Telefone sem fio
Brincar de telefone sem fio rende boas risadas, mas também é interessante para desenvolver a atenção e memória dos pequenos.
Forma-se um uma roda e o primeiro participante cria uma frase e conta no ouvido de quem está ao lado, que repassa a mesma frase para o próximo e assim sucessivamente. Quando chegar no último participante, ele fala em voz alta a frase.
O mais engraçado é que a frase vai sendo modificada de acordo com o que os ouvintes entendem, então ao final a sentença pode estar completamente diferente do que foi dito pelo primeiro participante.
13 – Stop (ou adedanha)
Para brincar de stop ou adedanha só são necessários papel, caneta e criatividade. O objetivo do jogo é preencher as categorias escolhidas conforme a letra indicada em cada rodada. Ao final, os acertos são somados e ganha quem tiver mais pontos.
14 – Jogo da velha
Já aproveite o papel e a caneta nas mãos para brincar de jogo da velha! A disputa fica ainda mais legal quando tem mais de duas pessoas brincando. Quem perde dá lugar a outro participante e é possível brincar acumulando pontos a cada vitória.
15 – Bolinha de sabão
Um copo com um pouco de água, detergente e um canudo. Isso é o suficiente para que as crianças se divirtam por muito tempo fazendo bolhinhas de sabão. A brincadeira ainda ajuda na respiração e controle do diafragma.
16 – música infantil
A música infantil proporciona o despertar das emoções, relaxamento e movimentos com o corpo. Que tal apresentar às crianças músicas infantis de diferentes ritmos, gêneros musicais e artistas? A partir delas, é possível propor diversas brincadeiras, como a dança das cadeiras, estátua, além de simplesmente permitir que a criança sinta a música e deixe o corpo reagir como preferir!
Além dessas, existem muitas outras brincadeiras antigas que são bastante divertidas. Caso queira conhecer mais, o que acha de procurar uma pessoa mais velha para contar histórias de como ela se divertia quando era criança? Essas conversas também são muito gostosas e nos ajudam a conhecer mais sobre quem amamos.
Mas não são apenas as brincadeiras que fortalecem a relação, a leitura também é uma porta de entrada para novos universos e que ajuda no desenvolvimento infantil. Por isso, conheça o clube de leitura do Quindim e aproveite esse momento para incentivar o hábito da leitura nos pequenos!