A poesia é um gênero muito amado, capaz de nos sensibilizar, despertar empatia, proporcionar reflexões e até mesmo nos divertir. Por isso, o Clube de Leitura Quindim fez uma lista com livros de poesia infantil que as crianças vão amar. Lembrando que todos os livros já foram enviados pelo nosso clube de leitura que conta com a curadoria de especialistas como Ziraldo, Ana Maria Machado e vários outros.

Por que ler livros de poesia infantil com as criança?

Logo abaixo você encontrará uma lista com livros de poesia indicados para crianças de 12 anos, mas também alguns livros de poesia indicado para crianças menores e até bebês. Isso pode parecer estranho para alguns, afinal, será que o bebê vai entender uma poesia? Quais os benefícios de ler um poema com eles, ou mesmo com uma criança mais velha.

A poesia para os bebês

Bem, em se tratando dos menores, eles realmente podem não entender a poesia como nós adultos compreendemos. Para os pequenos, o que mais chamará a atenção deles será a sonoridade do texto, vinda das rimas, aliterações, assonâncias etc. Pois nessa fase as crianças vão entender as palavras muito mais pelo sentido literal e seu aspecto concreto. Ou seja, elas provavelmente não captarão as metáforas e entenderão as coisas de uma forma mais literal e prestarão mais atenção nessa sonoridade da obra. E isso não quer dizer que elas estão entendendo de uma forma errada ou menos certa que os adultos que conseguem compreender melhor as figuras de linguagem. Então a dica para ler poesia com crianças pequenas é investir na exploração da sonoridade das palavras, se entregue à leitura das obras, brinque com os sons e ritmos. Toda essa exploração será muito rica para os bebês e crianças menores. E se você tem dúvidas sobre a leitura com os pequenos você por conferir o nosso vídeo no YouTube que fala como ler com bebês.

Benefícios da poesia para crianças

Já se tratando de crianças mais velhas, essas já podem estar começando a compreender as figuras de linguagem empregadas nos poemas infantis e se familiarizar ainda mais com elas através da leitura desse gênero. Além disso, a poesia em toda a sua potência estimula a criatividade das crianças, enriquece o repertório, forma leitores críticos, desenvolve a interpretação de texto e principalmente contribui não só no desenvolvimento intelectual, mas também humano das crianças (das pequenas, das grandes e de nós adultos também).

Livros de poesia infantil para crianças de 0 a 2 anos

Melhores livros de poesia infantil: capa do livro Passariques do meu quintal
Escritoras: Blandina Franco e Tatiana Belinky
Ilustrador: José Carlos Lollo
Editora: Globinho

Passariques do meu quintal

Este livro de poesia infantil obra é uma coletânea de limeriques com os quais o seu pequeno vai se divertir muito! Os limeriques combinam ritmo e nonsense em versos com humor, e a responsável por consagrar esse estilo na literatura brasileira foi Tatiana Belinky, uma das autoras dessa obra maravilhosa. E, como a sonoridade é um traço fundamental dos limeriques, eles são ótimos para essa faixa etária, pois os bebês são atraídos pelo ritmo e o som da leitura. Principalmente se a leitura for realizada por uma figura de afeto do bebê. Então, aproveite Passariques e compartilhe com o seu pequeno ótimos momentos proporcionados pela leitura.  

Livros de poesia infantil: em cima daquela serra
Escritora: Eucanaã Ferraz
Ilustradora: Yara Kono
Editora: Companhia das Letrinhas

Em cima daquela serra

O próximo livro da nossa lista de livros de poesia infantil é uma obra super divertida que encanta os pequenos com a sua sonoridade. Talvez, a princípio, os adultos estranhem algumas palavras incomuns nessa obra, mas elas só servem para deixar o ritmo da leitura ainda melhor. Então não se preocupe se o seu pequeno não conhecer palavras como: “boiada” ou “passarinhada”, o significado aqui não é o primordial, os bebês estarão muito mais atentos ao aspecto concreto das palavras e à brincadeira com os termos parecidos como “boi” e “boiada” ou “goiaba” e “goiabada”. Então se entregue à leitura e aproveite para explorar as diversas formas e entonações que você pode dar a esse poema.

Livros de poesia infantil para crianças de de 3 a 5 anos

Livros de poesia infantil: cantigamente - Leo cunha, Marilda Castanha
Escritores: Leo Cunha
Ilustradores:
Marilda Castanha e Nelson Cruz
Editora: Nova Fronteira

Cantigamente

A nossa primeira indicação de livros de poesia infantil para os pequenos de 3 a 5 anos é Cantigamente. Nesta coletânea de poemas, encontramos vários trocadilhos e textos sobre elementos do nosso imaginário cultural! Você já imaginou uma bruxa que voa em um rodo em dias de chuva? Ou uma Rapunzel cujos cabelos não são compridos o suficiente para irem da cobertura de um prédio até o primeiro andar? Bem, Leo Cunha imaginou. Venha se divertir com esses cenários malucos e conhecer outras situações inusitadas ilustradas por Marilda Castanha e Nelson Cruz.

Livros de poesia infantil animal: boniteza silvestre
Escritor: Lalau
Ilustradora:
Laurabeatriz
Editora:
Peirópolis

Boniteza silvestre

Este é um livro de poesia infantil de animais ameaçados pelo homem. Os poemas de Lalau são verdadeiras odes para os bichos da nossa fauna que correm o risco de serem extintos e, ao final desse livro sobre o meio ambiente, as crianças ainda podem conferir um apêndice com informações de cada animal retratado. Essa leitura pode ser uma ótima forma de discutir com os pequenos sobre ecologia e como esses bichos estão ameaçados pelos impactos do desmatamento e outros comportamentos do homem. 

Veja também: 7 livros sobre o meio ambiente para educação infantil

Livros de poesia infantil para crianças de 6 a 8 anos

Livro de poesia infantil: poesia infantil ou isto ou aquilo cecília meireles odilon moraes
Escritora: Cecília Meireles
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Global

Ou isto ou aquilo

Cecília Meireles é uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira, sendo considerada por muitos a primeira grande escritora brasileira. E esta obra da autora representou um grande marco na literatura infantil brasileira por trazer poemas para crianças desprovidos de um caráter didático ou doutrinador. Em Ou isto ou aquilo, vemos poemas para crianças que resgatam o universo da infância e dialogam com elementos comuns do imaginário dos pequenos como a bailarina, a avó ou a bola. E, na hora da leitura, não se esqueça de brincar com a sonoridade das palavras dos versos dessa obra e mergulhar com os pequenos no mundo dos poemas infantis.


Livros de poesia infantil par acrianças amarem poemas. Capa do livro A mancha. Poemas para crianças
Escritor: Guilherme Gontijo Flores
Ilustrador: Daniel Kondo
Editora: FTD

A mancha

Por estarmos acostumados a ler poesia de forma bastante padronizada, desenhada em versos e estrofes, pode ser difícil classificar como poema o texto desta obra. Entretanto, ele é repleto de elementos poéticos, como a repetição de consoantes (aliteração) e vogais (assonância) para guiar o ritmo da leitura, e podemos até mesmo reparar em um padrão na métrica dos versos. Lançado em 2020, o livro já foi selecionado pela Cátedra Unesco como um dos melhores livros do ano e fala sobre a enorme mancha negra que se alastra no oceano. E o que nós estamos fazendo para conter essa mancha? Uma obra que nos provoca a refletir sobre a nossa participação e falta de reação em relação aos problemas ambientais que causamos no planeta.

Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia

Livros de poesia infantil para crianças de 9 a 12 anos

Livros de poesia infantil: blue e outras cores do meu voo
Escritor: Jorge Miguel Marinho
Ilustradora: Raquel Matsushita
Editora: SESI-SP

Blue e outras cores do meu voo

A poesia é um lugar em que podemos encontrar acolhimento para tantas inquietações, em especial aquelas que começam a surgir com a proximidade da adolescência. Vários poemas desta obra trazem reflexões com que os jovens leitores poderão se identificar. E lê-los juntos, adulto e criança, pode ser uma oportunidade de conversar sobre questões típicas dessa idade (e que muitas vezes nos acompanham pela vida toda). Então, não perca tempo e leia essa coletânea de poemas de um dos autores de clássicos da literatura infantil brasileira!

Livros de poesia infantil: Antologia de poemas portugueses para a juventude henriqueta lisboa
Organizadora: Henriqueta Lisboa
Editora: Peirópolis

Antologia de poemas portugueses para a juventude

Nesta última obra da nossa lista de livros de poesia infantil, Henriqueta Lisboa traz uma antologia de poemas com importantes poetas portugueses. Passeando pelas mais variadas temáticas, trata sobre questões fundamentais do homem, com suas dúvidas e questionamentos. Uma obra que afirma a literatura como um elemento para construir um mundo mais humano. Você ainda pode aproveitar para ler esse livro junto com seu filho, afinal, ele trata sobre assuntos que podem levantar discussões em família muito interessantes. E nunca se esqueça: não é porque seu pequeno já consegue ler sozinho que vocês não podem mais compartilhar a potência da leitura conjunta.