A época de Natal e fim de ano é um momento que muitas famílias se reúnem. E você e os pequenos já pensaram em fazer um lindo cartão de Natal para presentear sua família?
Além de estimular a criatividade das crianças, criar um cartão de Natal é uma ótima dica de atividade para fazer em família. Com apenas alguns lápis coloridos, colagens e o que mais vocês permitirem, as crianças podem soltar a imaginação e preparar um presente especial e que será guardado com carinho pelos amigos e familiares. Com a parte visual feita, é hora de pensar: o que poderia ser escrito no cartão de Natal?
Para além dos seus votos de afeto, vocês podem ir além e escrever alguma citação do seu livro favorito! A literatura infantil está repleta de textos potentes que são boas opções para vocês expressarem seus sentimentos por uma pessoa querida. A seguir, separamos 7 opções de frases de livros infantis já enviados pelo Clube Quindim aos seus assinantes que vão tornar seu cartão de Natal mais especial!
Conheça algumas frases de livros infantis para seu cartão de Natal
1. “Você é quem me deixa sonhar.”
– Conte-me mais, de Yael Frankel.
Neste livro da autora argentina Yael Frankel, somos convidados a acompanhar um diálogo divertido e mágico entre mãe e filha, deixando transparecer todo o afeto entre as duas.
Veja também: 8 autores de literatura infantil que toda criança merece conhecer
2. “Eu pai, você filhinho. Sempre desse jeitinho.”
– Eu grande, você pequenininho, de Lilli L’Arronge.
Por meio de uma brincadeira de comparações entre o adulto e a criança, esse livro passeia pelo dia a dia de uma família e seus altos e baixos.
3. “Pode ser então que, para se encontrar, a gente precise se perder rodopiando e dançando por aí.”
– Desesquecida, de Suria Scapin e Lumina Pirilampus.
Neste livro, uma menina imagina um reino onde vive cada objeto afetivo que se perdeu ao longo de sua vida, mas que nunca foi esquecido.
4. “Somos tudo menos o que os outros veem em nós!“
– O vermelho vaidoso, de Alejandra González e Daniel Kondo.
Qual é a cor mais bonita de todas? O vermelho tem uma opinião, mas as outras cores desconfiam de sua arrogância. Esta é uma história sobre cores e a percepção que temos de nós mesmos e do outro.
5. “O escuro às vezes não é falta de luz, mas a presença de um sonho.“
– Uma escuridão bonita, de Ondjaki e António Jorge Gonçalves.
Com texto de Ondjaki, repleto de alegorias, e acompanhado de ilustrações em preto e branco de António Jorge Gonçalves, este livro nos traz de volta à infância, ao ócio despreocupado e às primeiras paixões.
6. “Estava pensando… sabe o que acontece comigo quando vejo você? Imediatamente me reconheço.”
– Quando vejo você, de Yael Frankel.
Com muita delicadeza, vemos representada nesta obra o relacionamento de uma menina e um urso. Essa é uma obra que reflete sobre as nossas relações, representando a cumplicidade e também o espaço que é dado para cada um agir à sua própria maneira.
Veja também: “Posso fazer sozinho!”: como os pais podem estimular a autonomia infantil desde cedo
7. “Quebram as paredes, a gente ergue outras. Apagam os versos, a gente escreve mais. Palavras são eternas…“
– Foi ele que escreveu a ventania, de Rosana Rios e Mauricio Negro.
Inspirado por uma obra que ganha de presente, um menino decide escrever ele mesmo um poema e convocar a ventania para os dias quentes.
Gostou das nossas dicas? Agora, mão na massa e comece a preparar um cartão de Natal inesquecível para alguém especial! E lembrando que todos esses livros citados já fizeram sucesso na casa da Família Quindim e, por isso, também podem ser ótimas dicas para dar de presente às crianças!