Você sabia que existem diversa datas que homenageiam a literatura, o ato de ler e até seus gêneros literários? Como apaixonados por boas histórias, já contamos aqui na Revista Quindim sobre os dias que celebram o livro. Neste conteúdo, você vai descobrir que existe um Dia Nacional do Poeta e outras datas para homenagear a poesia. Vem entender com a gente a origem de cada uma delas!

BannerConteudo IdadeFilho

qUAL O DIA NACIONAL DO POETA?

Como homenagem ao dia em que se iniciou o Movimento Poético Nacional em São Paulo no ano de 1976, o Dia Nacional do Poeta é comemorado no Brasil no dia 20 de outubro. Na ocasião, vários poetas brasileiros se reuniram na casa de Paulo Menotti Del Picchia, um jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro, para celebrar.

Apesar de ainda não ser oficializada por lei, a data foi pensada como forma de homenagear todos os escritores que se dedicam a retratar a vida e suas complexidades através de versos repletos de encantamento, criatividade e sensibilidade.

Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia

EM QUAL DATA É COMEMORADO O DIA Nacional e mundial DA POESIA?

Durante a 30ª Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), realizada em 16 de novembro de 1999, surgiu mais uma data importante pra literatura: 21 de março foi escolhido para ser o Dia Mundial da Poesia.

Segundo a Unesco, o marco no calendário foi adotado com o objetivo de apoiar a diversidade linguística através de expressões poéticas e para aumentar a oportunidade de serem ouvidas as línguas em maior risco de desaparecimento.

Já o Dia Nacional da Poesia é celebrado em uma data significativa para os brasileiros. Em 31 de outubro de 1902 nascia na cidade de Itabira, Minas Gerais, o poeta Carlos Drummond de Andrade. Em função disso, a Lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015, estabeleceu o dia de nascimento do poeta para celebrarmos a poesia nacional.

Agora que você já conhece a origem de cada uma dessas datas comemorativas, que tal descobrir poetas brasileiros famosos para apresentar às crianças e incentivar a leitura de poesias?

Veja também: Poesia na escola: como trabalhar esse gênero em sala de aula

BannerConteudo RecebaDicas

Conheça 7 poetas BRASILEIROS E SUAS OBRAS

1. Cecília Meireles

Dia Nacional do Poeta 8 autores de poesia_Cecília Meireles
crédito: Divulgação / arte: Clube Quindim

Nossa lista já começa com um nome de peso. Considerada uma das maiores autoras de poesia do Brasil, Cecília Meireles foi responsável por escrever poemas que fazem sucesso com as crianças até hoje. Os poemas mais conhecidos de seu universo infantil surgiram pela primeira vez em 1964 no livro Ou isto ou aquilo – já enviado pelo Clube Quindim aos seus assinantes.

2. Vinicius de mORAES

Dia Nacional do Poeta 8 autores de poesia Vinicius de Moraes
crédito: Divulgação / arte: Clube Quindim

Era uma casa muito engraçada não tinha teto, não tinha nada “. Você consegue ler esses versos sem que a melodia venha à sua cabeça? Vinicius de Moraes é autor de poemas que acompanharam a infância de muitas gerações. No livro A arca de Noé, o Poetinha (como Vinicius era apelidado) cria poemas para cada animal, formando um imaginário sobre cada um deles. Vale a pena conhecer!

3. CORA CORALINA

Dia Nacional do Poeta 8 autores de poesia_Cora Coralina
crédito: Divulgação / arte: Clube Quindim

O primeiro livro de Cora Coralina foi publicado quando a autora já tinha 76 anos. Mas isso não a impediu de conquistar os leitores por todo o Brasil com seus versos que despertam diversas emoções e retratam a simplicidade do cotidiano.

4. mANUel Bandeira

Dia Nacional do Poeta 8 autores de poesia Manuel Bandeira 1
crédito: Divulgação / arte: Clube Quindim

Com uma vasta obra poética, Manuel Bandeira, o poeta de Pasárgada, escreveu versos que são apreciados por crianças e jovens nos dias de hoje. A presença da natureza, o humor e a sonoridade são grandes características de seus poemas, sendo os mais conhecidos “Os sapos” e “Trem de ferro“.

5. Tatiana bELINKY

Dia Nacional do Poeta 8 autores de poesia Tatiana Belinky
crédito: Reprodução / arte: Clube Quindim

Entre diversos trabalhos que envolveram não somente livros, mas também teatro e televisão, Tatiana Belinky foi uma das maiores autoras brasileiras, deixando mais de 120 obras, entre traduções, adaptações, memórias, poesia e prosa. Vale destacar sua contribuição na produção de limeriques, um tipo de texto que possui apenas uma estrofe de cinco versos, com um ritmo bem característico, e muito humor e nonsense. A autora publicou várias obras desse gênero, contribuindo para popularizá-lo na literatura infantil brasileira, sendo um deles o livro Limeriques das causas e efeitos, já selecionado pelo Quindim.

6. mANOEL DE Barros

Dia Nacional do Poeta 8 autores de poesia_Manoel de Barros
crédito: Divulgação / arte: Clube Quindim

Conhecido como poeta das infâncias, seus escritos trazem muitas memórias de seu tempo de criança e recriam o universo infantil de maneira sensível e delicada. As palavras, os ritmos e as rimas dos versos de Manoel de Barros são capazes de encantar os pequenos de todas as idades, afinal, como disse o próprio poeta nos versos do poema “Exercícios de ser criança”: com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças.

7. Carlos Drummond de Andrade

Dia Nacional do Poeta 8 autores de poesia Carlos Drummond de Andrade
crédito: Divulgação / arte: Clube Quindim

Carlos Drummond de Andrade escreveu poemas, contos e crônicas. “No meio do caminho” ou “O poema de sete faces” são suas obras mais populares, mas o poeta possui uma vasta produção para ser explorada e apreciada desde a infância. A Família Quindim já conhece alguns livros do poeta, como O elefante, Conversa de morango e outros textos cheios de graça, e História de Dois Amores.

Além de todos os poetas brasileiros que trazemos nessa matéria, não deixe de conhecer outros nomes contemporâneos – como Sérgio Caparelli, Roseana Murray, Lalau e Leo Cunha – que mantêm vivo o legado da poesia brasileira e contribuem para tornar a literatura nacional ainda mais rica!

BannerConteudo LivrosTransformadores