Se você está buscando um livro para o seu pequeno, mas não sabe o que é melhor para a idade dele, nosso clube de leitura infantil pode ajudar. O Quindim separou aqui alguns livros para crianças de 4 anos que vão encantar os pequenos leitores. Todas são obras já enviadas anteriormente pelo Clube e selecionadas por uma equipe de curadores que conta com nomes como Ziraldo, Ana Maria Machado, Marina Colasanti e vários outros.

Livros para crianças de 4 anos

Livros para crianças de 4 anos: Manu e Mila (autor André Neves, editora Brinque-Book)
Autor: André Neves
Editora: Brinque-Book

Manu e Mila

Um belo dia, os pequenos Manu e Mila se deparam com uma pergunta profunda: onde podemos encontrar a alegria? A partir desse questionamento os dois partem em uma busca pelas coisas grandes e pequenas em seu jardim tentando descobrir quais delas poderiam guardar tão precioso sentimento. Ao acompanharmos essa jornada, descobrimos junto dos personagens que a felicidade pode estar bem à nossa frente em nossas relações, experiências, trocas e afetos.

Manu e Mila é uma obra extremamente poética que vai encantar não apenas os pequenos mas os adultos também, pois estes também conseguirão alcançar outras camadas da obra e relacioná-la à sua própria experiência de vida. Por isso, essa é a nossa primeira recomendação de livros para crianças de 4 anos da nossa lista.

Livros para crianças de 4 anos: Amoras (escritor Emicida, ilustrações Aldo Fabrini, editora Companhia das Letrinhas)
Escritor: EMICIDA
Ilustrações: Aldo Fabrini
Editora: Cia. das Letrinhas

Amoras

O rapper EMICIDA já tem uma grande trajetória na música, que lhe rendeu até mesmo o tão aclamado Grammy Latino. E, após todo esse sucesso no ramo musical, o artista entrou, em 2018, no ramo da literatura infantil escrevendo Amoras, obra inspirada na faixa de mesmo nome de seu disco Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa. Aqui, EMICIDA fala sobre negritude, representatividade e autoestima da criança negra ao trazer um relato com sua filha Estela em que lhe contava sobre as amoras e ressaltava que as pretinhas são as melhores. Ao perceber que as amoras pretas são belas e as mais doces, a pequena consegue alcançar esta conclusão sozinha: “papai, que bom porque eu sou pretinha também”.

Além de falar sobre a identidade negra, a obra também traz várias personalidades como Martin Luther King, Zumbi dos Palmares e Malcolm X, figuras negras de extrema importância na História e que podem ser introduzidas no universo da criança através dessa leitura encantadora.

Veja também: Livros com representatividade negra na literatura infantil

Livros para crianças de 4 anos: diga oi ao homem invisível. Manuel Filho ilustradora Ana Matsusaki. Leitura em família
Escritor: Manuel Filho
Ilustradora: Ana Matsusaki
Editora: Editora do Brasil

Diga oi ao homem invisível

A nossa próxima recomendação na lista de livros para crianças de 4 anos é uma obra muito divertida e que convida os pequenos a interagir com o homem invisível. Página a página, o leitor é convidado a ver o homem invisível, dar oi, perguntar algo, porém esse personagem é tão rápido que jamais conseguimos virar a página rápido o suficiente para pegá-lo. O homem invisível sempre está um passo à nossa frente. Será que você e o seu pequeno vão conseguir encontrar esse personagem tão misterioso?

Livros para crianças de 4 anos: Leotolda
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá

Leotolda

Tuto, Catalina e Kasper vão visitar sua amiga Leotolda, mas não a encontram em lugar algum. É então que partimos numa aventura para encontrá-la. Essa busca nos levará pelos mais inusitados e encantadores lugares como a praia das sereias ou o armário dos dinossauros. E, a cada parada, vamos descobrindo como é a tal Leotolda tão procurada nesse livro. O mais legal é que ao final da história as crianças participam ativamente da busca pela Leotolda, pois precisam desenhar a personagem com base em tudo o que descobrimos sobre ela no virar de páginas dessa obra. E aí? Será que com a ajuda dos pequenos esse trio vai encontrar a sua amiga?

Livros para crianças de 4 anos: a princesinha medrosa odilon moraes
Autor: Odilon Moraes
Editora: Jujuba

A princesinha medrosa

Como o próprio nome já diz, essa obra se trata de uma princesa que tem medo de tudo. Tanto medo, que acaba dando as ordens mais inusitadas para tentar escapar de seus medos. Agora, todas as luzes da cidade têm que ficar acesas dia e noite para que a princesa não tenha que encarar o seu medo do escuro. E todas as pessoas têm que dormir dentro do castelo para aliviar o medo da solidão. Até que um dia a princesa se perde da sua comitiva e, ao se deparar com seus maiores medos, acaba descobrindo uma nova forma de encará-los.

Essa é uma obra do grande autor de álbuns ilustrados Odilon Moraes e é uma história indispensável na estante de todos que estão montando uma biblioteca para os pequenos.

Veja também: Livros sobre medo para ajudar a espantar os monstros debaixo da cama

livros para crianças de 4 anos: Contos da mamãe ursa
Autora: Kitty Crowther
Tradutora: Luciana Veit
Editora: Livros da Raposa Vermelha

Contos da mamãe ursa

Essa obra apresenta não um, mas três contos para ler com os pequenos! Aqui, a mamãe ursa enfrenta um desafio muito conhecido pelos pais: fazer o pequeno dormir. E, se o seu pequeno adora ouvir histórias, ele provavelmente já pediu mais e mais histórias, uma após a outra, sem se cansar. Então, que tal aproveitar as histórias da mamãe ursa, todas perfeitas para a hora de dormir, e incluir essa obra na próxima leitura com os pequenos? As ilustrações também são de encher os olhos com suas cores vivas!

Veja também: História infantil para dormir. 7 contos que as crianças vão adorar

Livros para crianças de 4 anos: os melhores livros-imagem: Capa do livro Uniforme de Renato Moriconi e Tino Freitas
Escritor: Tino Freitas
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Edições de Janeiro

Uniforme

Olhando para a imagem da capa ao lado, você já pode entender um pouco como funciona a nossa próxima indicação de livros para crianças de 4 anos. Se olhar bem, entre os pinguins podemos encontrar o nosso protagonista Clóvis disfarçado e infiltrado no meio dos bichos. No decorrer das páginas, você vai encontrar Clóvis disfarçado em vários cenários pra lá de inusitados. Isso ocorre porque o nosso protagonista é um camaleão, com a habilidade de se misturar em qualquer ambiente. E você e o seu pequeno vão se divertir muito procurando por ele nas páginas!

Mas o que será que vai acontecer quando Clóvis descobrir que, mais legal do que se misturar e parecer com os outros, é poder ser você mesmo?

Livros para crianças de 4 anos: O passei do alexandre Rampazzo e Pablo Lugones
Escritor: Pablo Lugones
Ilustrador: Alexandre Rampazo
Editora: Gato Leitor

O passeio

Nesta obra emocionante, vamos acompanhar uma menina aprendendo a andar de bicicleta e, através das páginas, vemos esse passeio de bicicleta se tornar uma metáfora para a nossa própria jornada. O passeio vem nos lembrar da importância de dividir e aproveitar a companhia e a presença daqueles que mais amamos, pois, um dia, eles não estarão mais aqui. E o mais legal é que a obra traz tudo isso sem soar clichê e é bem provável que ainda arranque algumas lágrimas dos adultos, pois é impossível não se identificar em alguma medida com a relação da menina com o pai.

E, além de tudo, esse é um livro que os pequenos podem revisitar em várias fases da vida, mesmo depois de adultos, pois a cada releitura novas camadas da história nos tocam e nos emocionam.