Entenda o que é tummy time e porque essa prática é muito benéfica para o desenvolvimento do bebê.

O desenvolvimento infantil ocorre muito rápido e a cada dia podemos observar como os bebês aprendem coisas novas, sejam gestos, a forma como observam o que acontece ao redor, o balbucio enquanto tentam se expressar… Esses momentos são encantadores, mas você sabe o que é tummy time?

Mesmo que os pequenos sejam bem espertos, algumas práticas também auxiliam no crescimento e desenvolvimento. Este termo, que pode ser traduzido para algo como “hora da barriga”, consiste em deixar o bebê ficar brincando de barriguinha para baixo.

Parece simples e muitos pais fazem isso sem nem se dar conta dos benefícios que essa posição traz para o bebê.

O tummy time é bem importante e até recomendado por especialistas, que ressaltam os benefícios da posição prona (barriga para baixo) para o desenvolvimento motor dos bebês.

Com tantas vantagens, o que acha de entender mais sobre o que é tummy time e como começar a praticar com seu bebê? Este artigo tem tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é tummy time?

Veja o que é tummy time

Tummy time pode ser traduzido como “a hora da barriguinha” ou, melhor dizendo, o momento de deixar o bebê de bruços.

Muitos pais estão acostumados a colocar a criança de barriga para baixo apenas para mudar de posição. No entanto, essa atitude é benéfica e recomendada pelos profissionais da saúde e desenvolvimento infantil.

Entre a amamentação, as sonecas e as brincadeiras, reservar alguns minutinhos do dia para o tummy time é essencial. Nesse momento, os estímulos são bem simples e ajudam no desenvolvimento físico do bebê.

A criança começa a ter experiências corporais que são favoráveis também para desenvolver a confiança, tanto para o bebê confiar na mãe quanto no ambiente em que está. Ou seja, a hora da barriguinha fornece uma base para o desenvolvimento motor e até psicológico.

A prática de tummy time fortalece braços, pernas, pescoço e abdômen, uma vez que o bebê precisa se esforçar para isso. Porém, ainda que seja relativamente desconfortável para o bebê, ela é muito importante para que se desenvolva.

Portanto, é uma atividade fácil e que contribui para as próximas fases de desenvolvimento, como sentar, engatinhar e andar.

Leia também: Saltos de desenvolvimento do bebê: o que são e como lidar com as mudanças

Não deixe o bebê dormir de bruços!

A posição de barriga para baixo tem suas vantagens para o bebê, mas não deixe que a criança durma de bruços. Essa é uma recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP), que explica que o ideal é que os pequenos durmam sempre de peito para cima, pois isso reduz o risco de sufocamento.

Campanhas foram realizadas desde a década de 1990 para alertar sobre os perigos de deixar os bebês dormirem de bruços. Com isso, houve uma diminuição nos casos de morte súbita infantil.

A partir de quando o bebê pode começar com o tummy time?

Tummy time

A melhor resposta que podemos dar é: a partir de agora!

Desde os primeiros dias após o nascimento, já é possível começar a acostumar o bebê ficar de barriguinha para baixo. Comece deixando por alguns minutos, de duas a três vezes por dia durante o primeiro mês.

É normal que no início seja um pouco incômodo e que o pequeno reclame e é justamente por isso que a recomendação é fazer por poucos minutos e várias vezes ao dia, até que ele se acostume.

Depois disso, aumente gradativamente o tummy time até que o bebê consiga ficar uma hora na posição aos 3 meses de idade.

Para começar com calma e sem criar impactos negativos na criança, escolha momentos em que ela esteja descansada e de bom humor. Dessa forma, a experiência é mais positiva e agradável.

Quanto tempo dura o tummy time?

Por mais que o tummy time tenha benefícios, ficar muito tempo de bruços pode ser perigoso para os bebês. Então, é fundamental somente deixar a criança de barriga para baixo para brincar quando alguém estiver observando.

Além de ser importante para o bebê se habituar à posição, ficar de barriga para baixo gera estímulos para começar a levantar a cabeça e mexer o pescoço. Essas ações são naturais, já que a criança que começa descobrir o mundo ao seu redor.

A curiosidade faz que ela mexa a cabeça para descobrir novos ângulos.

Quais são os benefícios do tummy time para os bebês?

Os benefícios do tummy time

Os recém-nascidos são bem dorminhocos e isso faz parte da natureza deles. Aos poucos, os bebês começam a passar mais tempo acordados e a visão começa a ficar mais apurada. A partir dessas mudanças, os pequenos começam a gostar da posição de bruços, pois assim eles conseguem observar o que está ao redor.

Além desse aspecto sensorial, existem outros benefícios do tummy time para os bebês. Confira alguns deles!

1 – Ajuda no desenvolvimento dos músculos

O movimento de levantar a cabeça quando estão de bruços faz os bebês desenvolverem tônus cervical, fortalece a região do pescoço, membros inferiores e superiores, devido ao apoio com as mãozinhas no chão.

2 – Prepara o bebê para as próximas etapas do desenvolvimento

A evolução da criança ocorre naturalmente. O bebê começa a rolar, passa a deixar o pescoço mais firme, senta, engatinha e aos poucos começa a andar. Dessa maneira, o tummy time contribui para facilitar esses processos de desenvolvimento.

Quando a criança fica de barriga para baixo e levanta a cabeça, ela começa a estimular a coordenação motora, o equilíbrio e até mesmo a autoestima.

3 – Estimula a mobilidade do bebê

As crianças têm como uma de suas características mais marcantes a curiosidade. Elas exploram o mundo com os olhos, as mãos e todos os sentidos. Então, o tummy time é um momento especial para desenvolver a habilidade motora, em que você pode até usar brinquedos e outras “iscas” para estimular a movimentação.

Ao enxergarem um objeto atraente, o bebê vai tentar pegá-lo, fazendo movimentos para se esticar e alcançar, o que encoraja a locomoção. Entretanto, em certos casos, como em bebês prematuros, o processo pode ser mais lento.

Posições para o tummy time

Posições para o tummy time

Não há mistérios para o tummy time, uma vez que a ideia é deixar o bebê de bruços alguns momentos do dia. Porém, nem sempre a criança está bem para ficar de barriga de baixo, e isso precisa ser respeitado.

Se houver sinais de fome, sono ou qualquer indício de irritação, o melhor é deixar para outra hora.

Agora, vamos para algumas dicas de como deixar o bebê em uma posição confortável no tummy time. Confira!

  • Não coloque a criança diretamente no chão nem em superfícies que sejam muito macias. Lugares duros são desconfortáveis, enquanto locais muito macios afundam e dificultam a estabilidade do bebê.
  • Coloque um cobertor fofinho e deite o bebê de barriguinha para baixo várias vezes ao dia para que ele se familiarize com a posição.
  • Quando o bebê começar a reclamar, mude a posição.
  • Espalhe brinquedos atraentes ao redor com cores vivas, brilhantes e até livros.
  • Depois do terceiro mês, você pode colocar o bebê em lugares com texturas diferentes para estimular os sentidos da criança.
  • Aproveite esse momento e dê atenção! Brinque com o bebê, faça contato visual, ria e faça do tummy time um ótimo momento de fortalecer o vínculo emocional entre pais e filhos.

É importante encontrar facilitadores para que o tummy time seja gostoso para os pequenos. A sua presença é uma das possibilidades para que o bebê se sinta mais seguro e aproveite mais esse tempo de barriguinha para baixo. Portanto, não esqueça de promover esse tempo de bruços diariamente.

Os livros para bebês são aliados para que os pequeninos fiquem mais confortáveis nesse momento, pois a contação de histórias prende a atenção dos pequenos. Para isso, conte com o clube de leitura do Quindim e comece a apresentar os livros desde cedo na rotina da criança, tornando o tummy time um momento mais agradável!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!