Luto infantil e perda. Aí estão dois assuntos com os quais nem nós, adultos e que certamente já passamos por esses momentos algumas vezes, sabemos como lidar. Quando se trata de falar sobre isso com as crianças, então, a insegurança pode ser ainda maior.

Ainda que seja um tema bem triste a se tratar com os pequenos, seja pela perda de um parente próximo, um colega da escola ou mesmo o animal de estimação da família, por exemplo, não devemos deixar que isso se torne um tabu, a ponto de fazer que o assunto nunca seja tratado.

Como explicar o luto para crianças

Pode ser muito difícil para os pequenos se deparar com uma situação dessas. Por isso, o que podemos fazer como adultos que os amam e querem o seu bem é falar sobre a dor do luto, a dor da perda e as suas consequências de maneiras mais amenas para que elas comecem a elaborar esses sentimentos.

Entre tantas ferramentas, os filmes são excelentes para ajudar a iniciar uma conversa sobre o assunto. Afinal, os pequenos poderão entender melhor como funciona este processo por meio da vivência que a história proporcionará. O que tende a ser bem mais tranquilo do que encarar isso pela primeira vez com alguém próximo e querido.

Para ajudar, nós separamos alguns filmes que falam sobre o assunto. Continue conosco e conheça ótimas sugestões para abordar um tema tão delicado e, ao mesmo tempo, tão importante para as crianças!

3 filmes que abordam o luto infantil e a parda para as crianças

Assim como há livro infantil sobre luto, o mesmo se aplica aos filmes. Separamos algumas opções e indicamos em quais plataformas eles podem ser assistidos. Mas, como os catálogos sempre são atualizados, verifique se eles ainda estão disponíveis quando estiver lendo este conteúdo.

Ah, vamos tentar omitir alguns spoilers para não prejudicar a sua experiência, tá bom?

1 – O Rei Leão (1994 e 2019)​

luto e perda

É bem difícil fazer alguma lista sobre filmes infantis sem citar a Disney, como vimos em nosso artigo sobre filmes para mães assistirem com os filhos, por exemplo.

Nós abrimos nossa lista com o famoso O Rei Leão, que fez parte da infância de muitos de nós pelos idos de 1994 e hoje também pode participar da infância dos pequenos, tanto na versão original quanto no live action de 2019.

O pequeno Simba perde alguém muito importante em sua família em um momento inesperado. Porém, além de sentir a dor da perda de um ente querido, ele se responsabiliza pelo que aconteceu e fica exilado do reinado que um dia viria a ser seu.

Porém, ele encontra dois amigos, Timão e Pumba, que convencem o leãozinho a voltar para casa e assumir o seu papel.

A versão de 2019 do filme pode ser assistida no Prime Video.

2 – Operação Big Hero (2014)

perda e luto big hero

Podemos dizer que Operação Big Hero (Big Hero 6) não está entre os filmes mais conhecidos da Disney, mas ele é super bacana e também envolve a dor da perda de um ente querido.

A história se passa em San Fransokyo, uma mistura de San Francisco e Tokyo, onde Hiro Hamada é um garoto de 13 anos que criou um robô para participar de lutas clandestinas, onde consegue ganhar bastante dinheiro.

Tadashi, seu irmão, tenta levar o menino para uma atividade mais útil. Então, leva-o até o laboratório em que trabalha. Hiro, então, conhece os amigos de Tadashi e começa a gostar bastante do lugar, a ponto de querer estudar lá.

A perda de alguém muito querido por Hiro faz que os planos mudem. E é o robô inflável Baymax é que o ajuda a lidar com a dor do luto e a dor da perda, além de ajudá-lo em uma série de aventuras.

O filme está disponível no Prime Video.

3 – O Bom Dinossauro (2015)

o bom dinossauro

Para fechar nossa lista, trazemos outro filme da Disney. Que também pode não figurar entre os maiores sucessos recentes, como Frozen e Moana, embora seja muito interessante e também trate sobre luto e perda.

O filme retrata a história de como seria o mundo se os dinossauros ainda vivessem na Terra e dividissem seu espaço com os humanos. Arlo, um dinossauro adolescente, vive com sua família de dinossauros. E, depois de uma tragédia pessoal, se perde da família.

Com isso, ele encontra Spot, um menino que o ajuda em sua jornada de volta para casa. A qual é cercada de desafios e de uma trajetória bem longa em busca do seu objetivo.

O filme está disponível no Prime Video.

Veja também: A ditadura da felicidade: o que há por trás desse mal do nosso tempo

Luto Infantil: um assunto necessário a se tratar com a criança

perda

Como seus acontecimentos não estão em nosso controle, nunca sabemos quando as crianças poderão se deparar com alguma situação complicada e sentir a dor do luto e a dor da perda em suas vidas.

Com o roteiro desses filmes, elas poderão entender que esses momentos são bem tristes, mas que, infelizmente, talvez façam parte da jornada. Embora não seja possível se preparar para a perda, pode ser muito importante entender essas questões antes de passar pelo luto. Vale lembrar que o Clube Quindim também tem uma lista que trata do livro infantil sobre luto que também pode te ajudar a abordar o tema com os pequenos.

E aí, você tem mais alguma sugestão de filme para tratar de luto e perda com as crianças? Já teve que lidar com a dor da perda de um ente querido com seus pequenos? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!