Pode ser de primeira viagem. Ou não. Pode ser uma experiência mais tranquila. Ou não. O fato é que, unanimemente, a maternidade é cheia de aventuras, descobertas, dificuldades e surpresas (algumas muito boas, outras que não estavam nos planos das mamães, vamos combinar). Ouvir e compartilhar histórias com outras mães são caminhos extremamente importantes e acolhedores. Afinal, quem nunca escutou uma história com a qual se identificou, aqueceu o coração e pensou: “não estou sozinha nessa jornada”? Por isso, o Clube Quindim separou alguns podcasts sobre maternidade que, certamente, vão trazer pontos de vista muito interessantes para muitas mamães.

Podcasts sobre maternidade

Confira abaixo 5 podcasts sobre maternidade

1 – Mamilos

Começamos a lista de podcasts sobre maternidade com um nome já conhecido por muitas pessoas. O Mamilos, apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis, traz debates interessantes sobre temas gerais, englobando, claro, a maternidade. Alguns episódios do programa pautaram, de forma bastante responsável, diversos temas importantes. Um deles tratou a desigualdade entre os gêneros e como ela traz resultados onerosos à maternidade. Outros temas foram as cobranças que sobrecarregam as mães, as formas de educar os pequenos, os desafios de ser mãe solo, conflitos e, claro, todo o amor que envolve a maternidade. Vale a pena procurar os episódios e entender as opiniões sobre assuntos tão comuns às mães.

Veja também: Rede de apoio: 10 dicas para criar a sua

2 – Dilemas

Feito pelo casal Lua Barros e Pedro Fonseca, esse podcast é muito mais uma conversa da qual você, como mãe ou pai, poderia facilmente estar participando. Entre os “dilemas” da vida, o casal fala sobre a maternidade e a paternidade de maneira muito completa. Um dos episódios levantou, por exemplo, uma questão sobre um dos parceiros não querer ter mais filhos e o outro sim, amor de mãe e filha, filhos fora do relacionamento, aborto, entre outras temáticas que trazem reflexões sobre como a sociedade influencia na vida e nas decisões.

3 – Tetas na mesa

Érika Ramirez, Thais Habka e Dani Carvalho são três mães que abordam a maternidade de mulheres feministas. Alguns temas: amizade depois do maternar, o luto causado pela pandemia da Covid-19, as crises e a sobrecarga durante esse período, a difícil retomada, relacionamentos e separações, mães lésbicas e os preconceitos, medos e suas conquistas e muito mais. Vale a pena passar horas escutando os relatos das idealizadoras e suas convidadas.

Veja também: 5 coisas que aprendi depois que me tornei mãe de dois filhos

4 – Mãezonas da porra

As jornalistas Martha Lopes e Marcella Chartier, mães e feministas, foram as responsáveis por pouco mais de 30 episódios sobre maternidade entre os anos de 2018 e 2019. Apesar de pausarem as gravações, elas, em conversas muito sinceras, abordaram assuntos muito importantes, como o puerpério. Esse foi o primeiro episódio que mostrou muita sensibilidade e responsabilidade para tratar de um assunto que, até então, era pouco discutido e falado pela sociedade. Além desse conteúdo tão relevante, as jornalistas abordaram a comunicação não violenta, ser mãe de adolescente e questões sobre o trabalho doméstico (e o quanto nossa sociedade machista ainda menospreza a sobrecarga da mulher). Vale muito a pena acessar e ouvir todos episódios.  

5 – Maternativa – Mãe Preta, empreender para bem viver

Gravados entre 2019 e 2020, os episódios tiveram como missão discutir assuntos sobre maternidade vs. trabalho. As histórias são de mulheres negras, com lutas e atuações políticas em busca de novas relações de trabalho. Doulas, pedagogas, curandeiras, obstetrizes, jornalistas, pesquisadoras, ativistas, dramaturgas e muitas outras profissionais contam suas histórias e experiências para transformar e mexer nas estruturas dessa sociedade ainda tão complexa e cheia de preconceito.

Assine o melhor clube do livro infantil