Ícone do site Revista | Clube Quindim

Como ensinar xadrez para crianças: alie o aprendizado à brincadeira!

como ensinar xadrez para crianças

Aproveite o sucesso da minissérie O Gambito da Rainha, da Netflix, para aprender como ensinar xadrez brincando!

Você sabe como ensinar xadrez para crianças? O esporte, também considerado uma arte e uma ciência, apresenta uma série de benefícios para os pequenos, e o momento que vivemos é especialmente favorável para isso.

O Gambito da Rainha é mais uma grande prova do poder e da influência da Netflix sobre a cultura pop. A minissérie de 7 episódios foi lançada em 23 de outubro de 2020, ou seja, dois meses antes da data de criação deste conteúdo, mas já atingiu marcas muito expressivas desde então.

Nós separamos alguns desses destaques, acompanhados de suas respectivas fontes. Veja só:

Ainda de acordo com um artigo da Netflix, as buscas por xadrez no Google dobraram depois da série, enquanto as buscas sobre “como jogar xadrez” atingiram o maior pico em 9 anos. Pesquisas sobre “jogos de xadrez” no eBay aumentaram 250% e o número de novos jogadores aumentou cinco vezes no site Chess.com.

Nós poderíamos nos estender por muito tempo aqui, mas o que queremos deixar claro é que a série trouxe um grande destaque para o xadrez, e isso aumentou significativamente o interesse pelo jogo. Portanto, quer hora melhor para aprender como ensinar xadrez brincando?

Continue conosco e saiba como ajudar seu pequeno a aprender este esporte tão interessante – e benéfico para seu desenvolvimento.

O xadrez para crianças traz benefícios?

Sim. Embora isso não deva ser visto como uma solução mágica para aumentar seus níveis de inteligência, é fato que as crianças podem obter vantagens ao aprender a jogar xadrez, mas pais e educadores devem se atentar ao interesse que os pequenos apresentam sobre o tema.

A publicação Educational benefits of chess instruction: A critical review (Benefícios educativos do ensino de xadrez: uma revisão crítica) traz uma análise imparcial muito interessante sobre o tema. Os autores concluíram que as evidências existentes indicam o seguinte:

Com base na ciência, fica claro que o ensino de xadrez para crianças pode ser benéfico, de fato, mas que não é recomendado fazê-lo de maneira “forçada”, o que pode ser mais negativo do que positivo.

Portanto, aprender como ensinar xadrez para crianças é uma boa para trazer algo novo para elas, que inclusive pode se transformar em um grande interesse para os pequenos, mas vá de acordo com o ritmo deles. Afinal, a paixão deles pode ser algum outro esporte ou atividade, e não há nada de errado nisso! Você pode conferir outras opções de jogos de tabuleiro infantis para jogar com os pequenos em nosso blog.

Veja também: Jogos de tabuleiro infantil: 05 jogos para se divertir com os pequenos

Afinal, como ensinar xadrez para crianças?

O nosso objetivo aqui não é falar sobre as técnicas propriamente ditas, mas sim sobre uma forma de transformar o jogo de xadrez para crianças em algo ainda mais interessante e cativante. Para isso, vale seguir essas dicas:

Você também pode conferir em nosso blog mais sobre dicas para brincar com as crianças!

Veja também: Brincar com as crianças: o que isso pode ensinar aos adultos nessa quarentena

Aprendeu como ensinar xadrez brincando? Então coloque em prática!

Como acontece em várias outras partes do aprendizado infantil, o lúdico, a criatividade e a imaginação são grandes aliados no ensino do xadrez para crianças. Pode ser que elas encontrem uma atividade que as encante ou algo que não gostem muito – vale a tentativa para saber qual será a resposta.

Ensinar xadrez para crianças não significa que elas farão um gambito (nome de uma jogada) dentro de pouco tempo, mas que serão introduzidas a um esporte tradicional. Além disso, sem dúvidas, elas também gravarão bons momentos na memória, em que aprendiam e se divertiam com os pais e cuidadores!

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


Sair da versão mobile