Aproveite o sucesso da minissérie O Gambito da Rainha, da Netflix, para aprender como ensinar xadrez brincando!
Você sabe como ensinar xadrez para crianças? O esporte, também considerado uma arte e uma ciência, apresenta uma série de benefícios para os pequenos, e o momento que vivemos é especialmente favorável para isso.
O Gambito da Rainha é mais uma grande prova do poder e da influência da Netflix sobre a cultura pop. A minissérie de 7 episódios foi lançada em 23 de outubro de 2020, ou seja, dois meses antes da data de criação deste conteúdo, mas já atingiu marcas muito expressivas desde então.
Nós separamos alguns desses destaques, acompanhados de suas respectivas fontes. Veja só:
- A série ficou por três semanas seguidas no topo do ranking de streaming da Nielsen nos Estados Unidos, com 1,373 bilhão de minutos assistidos de 9 a 15 de novembro de 2020. Fonte.
- A Netflix afirmou que a série recebeu 62 milhões de visualizações em seus primeiros 28 dias na plataforma (a empresa conta uma visualização a cada dois minutos assistidos da série), o que a transformou na maior série limitada da empresa. Fonte.
- Esses números colocaram a série atrás apenas de The Witcher e A Máfia dos Tigres, que tiveram 76 milhões e 64 milhões de visualizações nas quatro primeiras semanas, respectivamente. Fonte.
- Esta é sobre os livros, que tanto amamos: 37 anos depois do lançamento do livro The Queen’s Gambit, a obra de Walter Tevis, que inspirou a série, passou a fazer parte da famosa lista de best-sellers do The New York Times – e já está lá há quatro semanas consecutivas. Lista dos best-sellers de 20/12/2020.
Ainda de acordo com um artigo da Netflix, as buscas por xadrez no Google dobraram depois da série, enquanto as buscas sobre “como jogar xadrez” atingiram o maior pico em 9 anos. Pesquisas sobre “jogos de xadrez” no eBay aumentaram 250% e o número de novos jogadores aumentou cinco vezes no site Chess.com.
Nós poderíamos nos estender por muito tempo aqui, mas o que queremos deixar claro é que a série trouxe um grande destaque para o xadrez, e isso aumentou significativamente o interesse pelo jogo. Portanto, quer hora melhor para aprender como ensinar xadrez brincando?
Continue conosco e saiba como ajudar seu pequeno a aprender este esporte tão interessante – e benéfico para seu desenvolvimento.
O xadrez para crianças traz benefícios?
Sim. Embora isso não deva ser visto como uma solução mágica para aumentar seus níveis de inteligência, é fato que as crianças podem obter vantagens ao aprender a jogar xadrez, mas pais e educadores devem se atentar ao interesse que os pequenos apresentam sobre o tema.
A publicação Educational benefits of chess instruction: A critical review (Benefícios educativos do ensino de xadrez: uma revisão crítica) traz uma análise imparcial muito interessante sobre o tema. Os autores concluíram que as evidências existentes indicam o seguinte:
- Os possíveis efeitos do ensino opcional de xadrez ainda são uma questão em aberto;
- O ensino compulsório não é recomendado, pois parece levar a problemas motivacionais;
- O ensino de xadrez pode ser benéfico no início, mas os benefícios parecem diminuir à medida que as habilidades no esporte melhoram, graças à quantidade de prática necessária e à especificidade do conhecimento adquirido.
Com base na ciência, fica claro que o ensino de xadrez para crianças pode ser benéfico, de fato, mas que não é recomendado fazê-lo de maneira “forçada”, o que pode ser mais negativo do que positivo.
Portanto, aprender como ensinar xadrez para crianças é uma boa para trazer algo novo para elas, que inclusive pode se transformar em um grande interesse para os pequenos, mas vá de acordo com o ritmo deles. Afinal, a paixão deles pode ser algum outro esporte ou atividade, e não há nada de errado nisso! Você pode conferir outras opções de jogos de tabuleiro infantis para jogar com os pequenos em nosso blog.
Veja também: Jogos de tabuleiro infantil: 05 jogos para se divertir com os pequenos
Afinal, como ensinar xadrez para crianças?
O nosso objetivo aqui não é falar sobre as técnicas propriamente ditas, mas sim sobre uma forma de transformar o jogo de xadrez para crianças em algo ainda mais interessante e cativante. Para isso, vale seguir essas dicas:
- Se possível, escolha um “professor” que goste de xadrez. É muito mais fácil ensinar xadrez quando já se sabe jogar e se gosta do jogo. Por isso, se você não é o mais indicado para tais requisitos, peça ajuda para algum parente ou amigo que tenha maior afeição pelo esporte.
- Torne o xadrez divertido. Seja para ensinar ou para jogar, é importante que o momento seja divertido e descontraído. Ao fazer isso, as chances de os pequenos se interessarem aumenta muito – como acontece com praticamente qualquer ensinamento, na verdade.
- Ensine as técnicas aos poucos. Se o xadrez é um jogo complexo até para os adultos, quanto mais para as crianças. Por isso, é importante ser paciente e ensinar as técnicas gradativamente para não complicar demais e fazer que elas percam o interesse.
- Deixe-os explorar as peças. Um bom primeiro passo é colocar todas as peças sobre uma mesa e deixar os pequenos brincarem com elas. Você até pode falar o nome de cada uma, mas não se atenha tanto aos movimentos, pois isso é algo que deve vir mais para frente.
- Separe por cores e por peças. Depois da brincadeira, separe-as primeiro por cor, e depois por peça. Isso ajudará as crianças a entender como as coisas funcionam – elas perceberão que há muito mais peões do que cavalos, torres e bispos e apenas um rei e uma rainha, por exemplo.
- Tente usar “mini-games” para ajudar no aprendizado. Você pode começar com um jogo em que se usam apenas os peões, com objetivo de fazê-los chegar do outro lado do tabuleiro, como em um jogo de damas. Depois, pode colocar apenas os cavalos, ensinando que eles andam em “L” e podem pular outras peças – assim como cavalos de verdade fazem. Traga o lúdico para o tabuleiro!
- Pratiquem juntos, mas sem forçar. É legal separar um tempo para jogar xadrez com as crianças, para que elas se divirtam e aprendam sobre o jogo. Porém, tome muito cuidado para que isso não deixe de ser uma brincadeira e se torne uma obrigação.
Você também pode conferir em nosso blog mais sobre dicas para brincar com as crianças!
Veja também: Brincar com as crianças: o que isso pode ensinar aos adultos nessa quarentena
Aprendeu como ensinar xadrez brincando? Então coloque em prática!
Como acontece em várias outras partes do aprendizado infantil, o lúdico, a criatividade e a imaginação são grandes aliados no ensino do xadrez para crianças. Pode ser que elas encontrem uma atividade que as encante ou algo que não gostem muito – vale a tentativa para saber qual será a resposta.
Ensinar xadrez para crianças não significa que elas farão um gambito (nome de uma jogada) dentro de pouco tempo, mas que serão introduzidas a um esporte tradicional. Além disso, sem dúvidas, elas também gravarão bons momentos na memória, em que aprendiam e se divertiam com os pais e cuidadores!