Escolher livros para nossos filhos nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente diante de tantas opções disponíveis atualmente. Além disso, a correria do dia a dia pode não nos proporcionar tempo de qualidade para escolher os livros dos nossos pequenos. Você tem dúvidas ao escolher livros para as crianças? Ou se questiona se os livros que você escolhe são adequados para a idade do seu pequeno ou da sua pequena? Um clube de assinatura infantil pode ser uma excelente opção para sua família!

10 motivos para assinar clube de assinatura infantil clube de leitura quindim a

Os clubes de assinatura infantil, como o Clube Quindim, possuem uma curadoria especializada que seleciona livros de acordo com a idade da criança. Além disso, os clubes costumam ajudar a explorar novos gêneros literários e a montar uma biblioteca de qualidade, e o melhor, são muito práticos, já que entregam mensalmente um kit com livro surpresa em casa todos os meses.

Ainda com dúvida se vale a pena assinar um clube de assinatura de livro infantil?

Listamos abaixo alguns benefícios e 4 dicas de como escolher o clube ideal para sua família!

  • Com um clube de assinatura infantil você não precisa saber tudo e pode passar mais tempo com seu filho ou filha, enquanto o clube seleciona bons livros de acordo com a idade e fluência leitora da criança, tendo o cuidado de enviar diferentes gêneros literários, estilos de ilustração e escrita, origens e autores diversificados para vocês.
  • Cria desejo pela experiência da leitura, já que o livro enviado é uma surpresa, ou seja, vocês não saberão qual livro irão receber naquele mês. Isso estimula o hábito da leitura, pois a expectativa criada pela chegada do livro é uma experiência super positiva.
  • Ajuda você a apurar o olhar e diferenciar livros infantis de qualidade através do conteúdo exclusivo enviado. Isso permite que você entenda a importância da obra e o motivo pelo qual ela foi escolhida.
  • Permite que você ofereça livros infantis de qualidade e monte uma biblioteca em casa, já que os clubes de assinatura ajudam a garantir a oferta de livros da mais alta qualidade, chegando com praticidade até o seu lar todos os meses e, assim, tornando a leitura parte de sua rotina familiar.

Como escolher o clube de assinatura ideal para minha família?

Se você está com dúvidas de qual clube de leitura escolher, trouxemos alguns pontos importantes para você avaliar e que podem ajudar na sua escolha.

1. Curadoria especializada

De todas as vantagens que um clube de assinatura possui, uma das principais é a curadoria. Entender como e por quem os livros são escolhidos é muito importante. Nesse momento, analisar se o Clube possui uma equipe de curadores especializada e diversa é fundamental. Por isso, vale explorar o site e blog dos clubes para entender o perfil de cada um e avaliar quem são os especialistas que vão escolher os livros por vocês.

O Clube Quindim, por exemplo, conta com um time de curadores que reúne os maiores especialistas do país. Os livros que o Clube Quindim entrega todos os meses às famílias assinantes são escolhidos por pesquisadores, professores, psicólogos, bibliotecários e ícones da literatura infantil de diversas regiões do Brasil. Com grandes nomes como, por exemplo, Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão, Daniel Munduruku, Graça Lima, Renato Moriconi, entre muitos outros, o grupo de curadores do Clube Quindim busca os livros infantis que toda criança merece conhecer.

Veja também: Quem escolhe os livros do Quindim

2. Diversidade literária

Outra grande vantagem dos clubes de assinatura é explorar com a criança gêneros literários, temas e outros aspectos que talvez você não apresentaria por conta própria. Por isso, vale entender quais tipos de livros os clubes costumam enviar, se geralmente são livros com narrativas que reforçam estereótipos ou se costumam explorar temas atuais e a diversidade de narrativas, formatos, autores, gêneros, estilos de ilustração e outros aspectos.

Pensando nisso, pesquisar nas redes sociais quais tipos de livros os clubes já enviaram aos seus assinantes é uma boa forma de você entender o quão diverso esse clube é!

Além disso, o mundo atual apresenta uma série de desafios: polarização das discussões, exposição da privacidade das pessoas nas redes sociais e o fenômeno das fake news são alguns deles. Então, discutir esses temas com as crianças se faz cada vez mais necessário para prepará-los para o mundo e ajudá-los a elaborar seus sentimentos de forma saudável. Nesse sentido, a literatura funciona como um apoio, apresentando os pequenos a diferentes vivências. Por isso, prefira escolher assinar clubes que se preocupam em selecionar títulos alinhados com essas questões e que estão atentos aos temas da diversidade e da representatividade de gênero, étnica, religiosa e social.

3. Incentivo à reflexão e materiais de apoio

Os clubes de leitura costumam fomentar uma comunidade de leitores em seus canais, como em blogs e redes sociais, onde promovem lives e dicas sobre infância, leitura e desenvolvimento infantil. Além disso, os assinantes também costumam ter acesso a materiais exclusivos sobre as obras enviadas que auxiliam na hora da leitura compartilhada. É importante avaliar a existência desses materiais extras que com certeza ajudarão na formação leitora aí na sua casa.

O Clube Quindim, por exemplo, considera que incentivar a criança a refletir sobre o que leu é fundamental para formar um Brasil de leitores críticos e autônomos. Por isso, todos os meses os assinantes recebem o Mapa de Leitura de cada livro enviado. Esse material traz informações adicionais sobre a obra e seus autores, interpretações e contextualizações históricas que auxiliam pais e cuidadores na hora de conversar com as crianças sobre o que leram. Além disso, o Mapa traz dicas para tornar a leitura compartilhada um momento gostoso em família.

No primeiro mês de assinatura, os assinantes do Quindim também recebem o Diário do Leitor, desenvolvido para incentivar a leitura crítica e autônoma dos pequenos. A cada página, o Diário traz perguntas e espaços para desenhar, propondo a reflexão sobre a leitura e uma maior interação com a obra.

Veja também: Como é o kit do Clube Quindim

4. Características dos planos

No momento de escolher o plano ideal para sua família é importante analisar quantos livros vocês querem receber por mês. Os clubes costumam possuir o plano que inclui o envio de apenas 1 livro infantil por mês e alguns também possuem o plano de 2 livros por mês, em que é possível assinar para até duas crianças no mesmo plano.

Outro ponto importante é se atentar ao período de adesão da assinatura, como funciona a renovação e se há multa para cancelamento. Normalmente, os livros são enviados mensalmente à casa dos assinantes, mas você pode optar por ser um membro avulso, pagando o valor mensal, ou assinar por um tempo de adesão maior, como nos casos das assinaturas semestrais ou anuais, que são mais vantajosas financeiramente, já que os planos mensais costumam ser mais caros. A assinatura costuma ser renovada automaticamente após o término do período de adesão do plano contratado, inclusive os planos mensais, por isso vale avaliar com atenção essas questões.

No Clube Quindim, você pode escolher entre os planos de 1, 2 ou 4 livros por mês, e o período de adesão varia entre mensal, semestral ou anual. Assim você pode escolher o que melhor atende sua família. Caso você escolha o plano de 2 livros para 2 crianças, receberá um único pacote com o nome das duas crianças. Se você preferir receber um pacote para cada criança, é necessário realizar 2 assinaturas do plano que escolher.

Veja também: Veja as dúvidas frequentes sobre nosso clube e nossos planos

Aderir a um clube de assinatura infantil é oferecer não apenas um livro para seu pequeno ou sua pequena, mas uma biblioteca em casa, recheada de literatura de qualidade. Assim, você estimula o desenvolvimento de competências fundamentais e ainda proporciona momentos inesquecíveis de afeto.

Quem é o Clube Quindim?

O Clube Quindim é um projeto independente, de impacto social, que reuniu o time dos sonhos para selecionar e levar literatura transformadora a crianças de todo o Brasil.

Idealizado num projeto de conclusão de curso de MBA, o Clube nasceu em dezembro de 2016 reunindo pessoas que queriam fazer com que livros transformadores se tornassem parte do cotidiano das famílias brasileiras. De lá para cá, o Clube já impactou mais de 15 mil crianças de todos os estados brasileiros, chegando a 1500 cidades e entregando mais de 180 mil livros selecionados por um time de curadoria de excelência e diversidade. São em torno de 500 títulos, de mais de 300 autores, de 28 países, mais de 50 gêneros literários, e os mais diversos temas, linguagens e estéticas. Livros transformadores que desenvolvem não apenas o autoconhecimento, o pensamento crítico e autônomo, mas também aquilo que nos faz mais humanos: o afeto e a empatia.

Como fazer parte do Clube Quindim?

Para fazer parte da família Quindim, é simples:

1. Acesse o site do Clube Quindim, clicando aqui

2. Escolha o plano ideal para sua família: aqui você pode escolher fazer uma assinatura mensal, semestral ou anual e quantos livros você quer receber: 1, 2 ou 4 livros por mês.

3. Finalize seu cadastro: lembre-se que nosso kit é personalizado para cada criança! Então, nessa etapa é importante você nos informar a idade e o nome da criança que irá receber os livros. Assim, a criança terá acesso a uma diversidade de temas que estimularão seu desenvolvimento e que serão adequados para cada etapa da infância.

Pronto! Agora todos os meses vamos preparar seu kit com muito carinho para você poder incentivar esse ritual super gostoso da leitura compartilhada aí na sua casa! 😊

Gostou? Não deixe de fazer parte do clube com a melhor curadoria de livros infantis do país e viver momentos inesquecíveis com a leitura em família. Acesse agora mesmo o site do Clube Quindim e escolha o plano ideal para sua família!

Ainda com dúvidas sobre formas de pagamento, endereço de entrega e assinatura?

Acesse aqui nossa FAQ ou aqui para falar com nosso time de atendimento.